Central de atendimento 0800 77 12345

Movimento Juvenil Salesiano (MJS)

O Movimento Juvenil Salesiano (MJS), que no Brasil foi assumido como Articulação da Juventude Salesiana (AJS), é constituído por jovens pertencentes a grupos e associações assistidos pela Pastoral Juvenil Salesiana. Por não ser uma associação, o MJS (AJS) abre-se às diversas experiências como serviço em favor da Igreja e dos jovens, segundo o carisma particular de Dom Bosco: no anúncio do Cristo ressuscitado e na prática dos valores salesianos.

Dois elementos caracterizam a identidade do MJS (AJS): 1) a espiritualidade juvenil salesiana e a pedagogia salesiana 2) e a ligação entre grupos e associações. Tais elementos cooperam, fundamentalmente, para a prática educativo-pastoral salesiana. Por isso, deve-se promover a comunhão dos jovens dos diversos grupos, associações e setores animados pela Espiritualidade Juvenil Salesiana, com o acompanhamento e orientação da Pastoral Juvenil Inspetorial. Os jovens animadores, líderes juvenis, surgem como personagens principais do MJS (AJS), testemunhas fiéis de Cristo no espírito de Dom Bosco.

Nesse horizonte, o MJS (AJS) deve promover: a educação e a evangelização; o associacionismo e a vida eclesial; o trabalho apostólico, pessoal e comunitário; a ação sociopolítica; a ação comunicativa. Alguns aspectos são fundamentais para a promoção das ações e funcionalidade do MJS (AJS), a saber: constituição das diversas equipes de coordenação local, nacional e internacional; participação nas diversas convocações locais (diocesanas), nacional e/ou mundial; representação junto às instituições civis; realização das reuniões e atividades de cada grupo; encontros juvenis inspetoriais, nacionais e internacionais; celebração litúrgica e festas salesianas.

As Equipes de Pastoral do UNISAL animarão os grupos que integram o MJS (AJS) e junto ao Delegado da Pastoral Juvenil Inspetorial, primeiro responsável pelo MJS (AJS), desenvolverão ações em âmbito inspetorial para que os grupos assistidos se encontrem e partilhem suas experiências de fé e vida.

Unidades

Infraestrutura

  1. Biblioteca

  2. Laboratórios

  3. Auditórios