Capelania

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL, convicto de sua missão para promover a formação integral da pessoa humana, proporciona um serviço de experiência e acompanhamento espiritual aos jovens acadêmicos, docentes e pessoal técnico-administrativo. Para tal, coloca à disposição da comunidade educativa uma atividade legítima e apta para realizar esse ofício, a Capelania Universitária.

A Capelania Universitária funciona como espaço de promoção à vida religiosa e espiritual de toda a comunidade educativa, com vivência na participação dos sacramentos e no acompanhamento espiritual individualizado. Visa, com isso, potencializar a identidade da pessoa, na descoberta e cultivo de si, na superação de suas dificuldades e na idealização do seu projeto de vida.

No contexto do mundo contemporâneo, caracterizado pela liquidez das experiências e de intensas e rápidas transformações, principalmente comportamentais, e da falta de sentido para a vida, torna-se necessário um serviço de orientação e de profunda experiência de fé. Nesse sentido, a Capelania Universitária surge como serviço necessário para a formação integral dos membros da comunidade educativa e, por isso, promotora do bem-estar da pessoa e de sua vida psico-afetivo-espiritual.

.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Proporcionar uma profunda experiência de fé à comunidade educativa, na participação dos sacramentos e no acompanhamento espiritual individualizado.

Objetivos Específicos

– contribuir para a formação integral da pessoa humana;

– despertar, na pessoa, a busca pelo cultivo de si e a compreensão e fortalecimento da sua personalidade;

– acompanhar a pessoa em seu processo de discernimento, desenvolvimento humano e espiritual e elaboração do seu projeto de vida;

– fortalecer a experiência religiosa e espiritual da pessoa;

– orientar as pessoas, católicas e não católicas, segundos valores construtivos e evangélicos, oferecendo-lhes oportunidades para o conhecimento, a reflexão e o diálogo.

PLANO DE AÇÃO

Serviço sacramental

– Presidência da Santa Missa;

– Atendimento de confissão à comunidade educativa.

Serviço de orientação espiritual

– Atendimento personalizado às pessoas, católicas e não católicas.

Unidades

Infraestrutura

  1. Biblioteca

  2. Laboratórios

  3. Auditórios