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Núcleo de Educação Ambiental

A Política de Educação Ambiental visa solidificar o papel do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL, como defensor e difusor do meio ambiente, de todos os seus bens naturais e de consumo, com o objetivo de promover a ética e a cidadania ambiental.

A atenção aos problemas ambientais e a consciência ecológica envolvem diferentes segmentos da sociedade, particularmente setores industriais e comerciais, cujas políticas voltadas à gestão ambiental ganham espaço importante nos planos de gestão empresarial, organizacional e educacional.

Sabe-se que a degradação ambiental e a injustiça social, geradoras de diversos problemas entre os povos, apresentam-se como principais componentes da crise planetária. Decorre, dessa situação, a mudança climática, o aquecimento e os problemas socioambientais globais, o que reforça, ainda mais, o papel transformador e emancipatório da Educação Ambiental, a fim de que, com base na realidade atual e em seu marco legal, possa-se fortalecer a defesa e a promoção da vida, em geral.

No Brasil, a preocupação e efetivação de políticas para o meio ambiente surgiu em 1981, com a Lei n.o 6.938, que anuncia o princípio para a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental: “educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente” (inciso X do artigo 2.o). Nos anos seguintes, reformas e ações na gestão das políticas públicas e nacionais foram realizadas. Tal preocupação também é resultado do cenário internacional de risco e proteção ambiental e desenvolvimento sustentável, como a criação do “Estudo da Proteção da Natureza no Mundo”, organizado pela União Internacional para a Conservação da Natureza, em 1951, a “Primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental”, organizada pela UNESCO em parceria com a ONU, em 1977, entre outros.

Faz parte da Identidade das Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS) a promoção de uma consciência ético-ambiental que desenvolva, particularmente, os valores relativos à justiça, à solidariedade e à sustentabilidade do meio ambiente. A construção dessa consciência reforça o propósito de inserção de princípios de sustentabilidade ecológica no âmbito das atividades da Instituição, cuja missão de educar para a vida é sentida em todas as ações. A colaboração para a mudança de atitude frente à necessidade de minimizar os problemas ambientais faz parte do processo educacional humanista do UNISAL, para o qual os princípios éticos, cristãos e salesianos estão atrelados ao compromisso social e ambiental em sua totalidade (PDI, 3.1.2).

Nesse horizonte, esta Política de Educação Ambiental visa implementar o trabalho social e político de defesa e preservação do meio ambiente e, com isso, qualificar toda a comunidade acadêmica para a promoção da sustentabilidade em todas as suas ações.

Objetivo Geral

Preservar e defender o meio ambiente e todos os seus recursos naturais e sustentáveis, visando a condições socioambientais de qualidade para a sobrevivência, conforme padrões legais e regulamentares e, com isso, conquistar a valorização, a proteção e a sustentabilidade da vida em geral.

Objetivos Específicos

Com base no que dispõem os fundamentos e o objetivo geral desta Política, são objetivos específicos da Educação Ambiental a serem observados conforme cada fase, etapa e modalidade:

  • promover a compreensão integrada e multidimensional do meio ambiente em suas complexas relações;
  • garantir a democratização e o acesso à informação referente à área socioambiental;
  • estimular a mobilidade social e política e o fortalecimento da consciência crítico-reflexiva sobre a dimensão socioambiental, por meio de estudos filosóficos, científicos, socioeconômicos, políticos e históricos;
  • estimular a participação individual e coletiva para a preservação e valorização do meio ambiente e de todos os seus recursos naturais;
  • despertar a sociedade para o compromisso com o equilíbrio e a qualidade ambiental;
  • proporcionar análises sobre as desigualdades socioeconômicas e seus impactos ambientais, assim como a proteção e o respeito das comunidades;
  • fortalecer, por meio de valores éticos, a integração entre ciência e tecnologia, em prol do conhecimento e da sustentabilidade socioambiental;
  • fortalecer os valores da solidariedade, da liberdade, da diversidade, da justiça e da dignidade humana a favor da cultura da paz e da sobrevivência do ecossistema;
  • educar para o cuidado e responsabilidade das diversas formas de vida;
  • valorizar e divulgar as iniciativas de culturas e grupos sociais, de preservação da biodiversidade;
  • proporcionar a construção da cidadania planetária, na perspectiva crítica de preservar a atual geração e também as futuras.

Plano de ação

Para a efetivação desta Política, em prol da preservação da qualidade ambiental, da manutenção do equilíbrio ecológico e do cuidado com a vida em geral, se propõe:

  • implantar, como prática educativa interdisciplinar e transversal, a Educação Ambiental nos cursos, programas e projetos de graduação, pós-graduação e extensão;
  • implantar, na formação inicial e continuada dos profissionais da educação, a dimensão socioambiental, ao considerar a consciência e o respeito à diversidade multiétnica e multicultural do país;
  • incorporar, respeitando-se o critério da coerência, nos cursos de especialização técnica e profissional conteúdo que trate da ética socioambiental das atividades profissionais;
  • sustentar a gestão e as ações de ensino, pesquisa e extensão orientadas pelos princípios e objetivos da Educação Ambiental;
  • incentivar a formação complementar em Educação Ambiental dos professores, colaboradores e alunos do UNISAL;
  • fomentar projetos e atividades, inclusive artísticas e lúdicas, que demostrem a necessidade do cuidado com o meio ambiente e sua real valorização, na tentativa de produzir uma consciência de pertença da pessoa à natureza;
  • assegurar a discussão sobre os princípios da sustentabilidade no âmbito de cada projeto pedagógico e atender aos princípios de sustentabilidade da Instituição;
  • oferecer cursos de Extensão e/ou Lato Sensu que favoreçam a formação de educadores ambientais;
  • desenvolver ações sobre a Educação Ambiental em conformidade com as políticas públicas, em especial com aquelas que dizem respeito à Educação Ambiental;
  • contribuir com a manutenção do equilíbrio ecológico, considerando patrimônio público o meio ambiente a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o bem comum;
  • conscientizar para a racionalização do uso dos recursos naturais, como o solo e a água;
  • potencializar, por meio de debates e campanhas, a proteção do ecossistema, com a preservação de áreas representativas, conforme estabelecido em lei;
  • incentivar a pesquisa sobre os problemas ambientais, suas causas e consequências;
  • incentivar o estudo de tecnologias orientadas para o uso racional e para a proteção dos recursos ambientais;
  • apoiar projetos de desenvolvimento científico, tecnológico e inovador, de interesse estratégico, aplicados às questões ambientais;
  • estimular ações de prevenção à poluição, assim como a minimização dos resíduos, por meio de reutilização, reciclagem, redução e recuperação;
  • promover o trabalho efetivo do Grupo de Trabalho de Política Ambiental ao gerir, acompanhar e avaliar ações de Educação Ambiental no UNISAL, com foco na preservação do meio ambiente e na construção de sociedades sustentáveis.

Equipe

– Antonio Wardison C. Silva, Presidente
– Brigida Pimental Villar de Queiroz, Coordenadora
– Denise Santos da Silva
– José Carlos Coelho Niero
– Marisa Franzoni
– Patricia Nunes Lima Bianchi
– Roseane de Fátima G. Czelusniak

Eventos


Unidades

Infraestrutura

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  2. Laboratórios

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