Projetos Extensionistas

Todas as Unidades do UNISAL, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral, buscam constantemente oferecer à comunidade projetos de extensão que atendam às demandas sociais de forma sustentável, consolidando o compromisso desta Instituição Salesiana de Ensino Superior de promover a aprendizagem como fator de mudança, principalmente em favor dos jovens em situação de vulnerabilidade social.

Os projetos elencados demonstram o empenho dos profissionais do UNISAL na obtenção de um padrão de excelência para as atividades de extensão, propiciando, na parceria com a comunidade, compartilhar o ensino e a pesquisa como meios de alcançar a transformação social.

Programa de Gestão Ambiental do Núcleo de Sustentabilidade

O Núcleo de Sustentabilidade Socioambiental e a Direção da Unidade Americana torna público o presente Edital de chamada para inscrição de alunos em Projetos Socioambientais no UNISAL e convidam os interessados a se apresentarem nos termos aqui estabelecidos.

Objetivo
Selecionar alunos interessados em realizar atividades relativas ao diagnóstico ambiental de resíduos sólidos e uso de água e energia nos Campi Dom Bosco e Maria Auxiliadora para subsidiar a elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos e a implantação de um programa para o uso Racional de Água e Energia.

Adote uma Entidade

O Projeto “Adote uma Entidade” representa um conjunto de ações e atividades voluntárias, desenvolvidas pelos alunos ingressantes, com o apoio dos veteranos da Unidade Americana, para Entidades da região, especialmente daquelas que desenvolvem ações em parceira com o UNISAL. A partir de 2013, o Projeto “Adote uma Entidade” teve um novo formato: cada curso ficou responsável por adotar uma Instituição. Ao todo foram 15 beneficiadas.

Objetivo

Atender o público destinatário das Entidades, pelo fortalecimento da consciência de trote solidário.

Público-alvo
Alunos ingressantes e veteranos.

Número de pessoas atendidas
Cerca de 2.500 pessoas, de 15 entidades.

Veja a página do Projeto:
http://unisal.br/hotsite/adoteumaentidade

Assistente de Logística para o Grupo Libra

Parceria da Unidade Campinas/São José, com o Grupo Libra na formação de jovens para a função de Assistente de Logística.
O projeto teve 240 horas de duração. Entre as disciplinas ministradas: Gestão Contemporânea, Sustentabilidade, Governança Corporativa, Ética no Trabalho, Comércio Exterior, Marketing na Logística, Fundamentos de Logística.

Objetivo

Proporcionar aos jovens participantes do projeto uma formação diferenciada para o mercado de trabalho, especialmente
com conhecimentos para a função de Assistente de Logística, com noções básicas de direitos e deveres do cidadão, etiqueta empresarial e comunicação interpessoal, formação humana, técnica e profissional aliadas à ética e cidadania.

Público-alvo

Jovens, na faixa entre 18 e 22 anos, com renda familiar de até três salários mínimos, que não ingressaram no mercado de
trabalho.

Número de pessoas atendidas: 25.

Atendimento Psicopedagógico

Alunos, professores e a supervisão do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da Unidade Americana, com os colaboradores da “Casa de Dom Bosco”, Obra Socioeducativa da cidade de Americana pertencente à RESAS – Rede Salesiana de Ação Social, elaboraram um projeto de atendimento psicopedagógico, por meio de práticas pedagógicas inovadoras, a fim de contribuir com a aprendizagem, interação e autoestima das crianças e adolescentes daquela Instituição. O projeto foi submetido à avaliação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Americana e, dada a sua relevância, a Casa de Dom Bosco recebeu em 29 de outubro o selo autorizador de captação de recursos.

Objetivo

Ampliar habilidades, competências e desenvolver a capacidade de comunicação e interação social.

Público-alvo

Educandos da “Casa de Dom Bosco”.

Número de pessoas atendidas: 40.

Café Filosófico

Encontros com temas diversificados, promovidos pela Unidade Campinas/São José, realizados mensalmente, aos sábados, em parceria com a Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi de Campinas.

Alguns dos temas oferecidos ao longo de 2013: “Facebook e a expansão da comunicação”, “Crimes virtuais ou a facilitação criminosa”, “O que Platão, Sócrates e Nietzsche diriam a Bill Gates”.

Objetivo

Proporcionar gratuitamente à comunidade discussões sobre temas ligados a questões da atualidade.

Público-alvo

Comunidade em geral.

Número de pessoas atendidas: cerca de 100 a cada mês.

Cotidiano Escolar e Pedagógico

Profissionais da área educacional compartilham suas experiências e/ou pesquisas com alunos universitários e professores
da rede pública e privada, em Seminários promovidos pela Unidade Sta. Teresinha, em temas abrangentes como Educação Infantil, Inclusão, Saúde, Psicopedagogia, Música etc.

Objetivo

Ampliar a compreensão sobre a atuação profissional do pedagogo e sua identidade, além de propiciar o diálogo com diferentes áreas do conhecimento.

Público-alvo

Alunos do Curso de Pedagogia, ex-alunos, professores da rede pública e privada e comunidade em geral.

Número de pessoas atendidas: cerca de 150 em cada Seminário.

Design de Camisetas

Alunos do Curso de Moda da Unidade Americana produziram diversas opções de uniforme, para o Serviço de Orientação
Multidisciplinar para Adolescentes de Americana (SOMA). A iniciativa foi apoiada pela Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA), que premiou o aluno do UNISAL com seu trabalho selecionado.

Objetivo

Possibilitar aos alunos do Curso de Moda uma experiência de ação comunitária, no atendimento direto das demandas dos
adolescentes atendidos pelo SOMA.

Público-alvo

Educandos do SOMA.

Número de pessoas atendidas: cerca de 600.

Empregabilidade

Projeto desenvolvido pelo Curso de Psicologia da Unidade Lorena e o seu Centro Acadêmico, para os educandos do Projeto Vida Melhor, Obra Socioeducativa da Rede Salesiana de Ação Social.

Os participantes refletem sobre o mercado de trabalho, processos de seleção, com foco especialmente na aprendizagem de montagem
de currículos, sensibilização em relação a dinâmicas de grupo e entrevistas.

Objetivo

Oferecer, de forma sistematizada, treinamentos visando ao aprendizado técnico e comportamental, no momento da busca de
oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Público-alvo

Adolescentes e jovens do Projeto Vida Melhor de Lorena.

Número de pessoas atendidas: 220.

Encontros de Educadores

Atividade organizada pela Unidade Campinas/Liceu Salesiano, dirigida a educadores das escolas da Rede Pública de Campinas e a pais de alunos.

Objetivo

Possibilitar reflexões com grupos de pais e educadores sobre temas ligados à Educação.

Público-alvo

Educadores de escolas públicas e particulares de Campinas e pais dos alunos do Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora
Auxiliadora.

Número de pessoas atendidas: cerca de 50.

Idade Ativa e Unisênior

As Unidades do UNISAL Campinas Liceu/Salesiano, Lorena, Pio XI e Sta. Teresinha oferecem à comunidade os cursos Idade Ativa e Unisênior visando estimular o acesso do idoso ao ambiente acadêmico, em que terá a possibilidade de construir novos saberes e estabelecer novos vínculos.

Objetivo

Oferecer atividades que promovam o desenvolvimento sociocultural e a qualidade de vida do idoso.

Público-alvo

Pessoas acima de 55 anos.

Número de pessoas atendidas: cerca de 250.

Veja a página do projeto:

Ler e Escrever

Parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a Unidade Sta. Teresinha, o “Projeto Ler e
Escrever: prioridade na Escola Municipal” permite a exposição, por meio da comunicação oral, das práticas desenvolvidas pelos alunos pesquisadores/estagiários do Curso de Pedagogia, nas salas de aula do 1º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos

Possibilitar o planejamento, desenvolvimento, reflexão e socialização de práticas de leitura e escrita, aliadas a uma visão
científica, reflexiva e participativa.

Público-alvo

Alunos do Curso de Pedagogia, ex-alunos, professores da rede pública, privada e comunidade em geral.

Número de pessoas atendidas: cerca de 80.

Profissional TI Antenado

O Curso de Ciência da Computação da Unidade Lorena oferece, gratuitamente, o curso de Extensão “Profissional TI Antenado”, projetado para fornecer rápida atualização e capacitação profissional aos alunos do UNISAL.

Objetivo

Oferecer capacitação na área de TI, considerando as tecnologias atuais voltadas para o desenvolvimento de softwares de qualidade, baseadas em modernas técnicas da Engenharia de Software.

Público-alvo

Alunos dos Cursos Técnicos, Ciências Exatas e Tecnologia do UNISAL.

Número de pessoas atendidas: 40.

Recreando Sonhos – Educação Física para Paz

Projeto desenvolvido pelo Curso de Educação Física, da Unidade Campinas/Liceu Salesiano, com os internos da Associação
de Apoio Esperança e Vida, que recupera dependentes químicos.

São realizadas atividades físicas direcionadas ao tratamento que eles recebem na luta contra as drogas. A Instituição também acolhe
e trata portadores do vírus HIV.

Objetivo

Propiciar aos pacientes um ambiente integrado e acolhedor, por meio de dinâmicas, jogos e brincadeiras e, aos alunos e professores do Curso de Educação Física, uma vivência profundamente humana, por meio das atividades acadêmicas.

Público-alvo

Pacientes da Associação de Apoio Esperança e Vida.

Número de pessoas atendidas: 50.

Voluntariado

O “Projeto Voluntariado – fazendo a diferença”, coordenado pelo Centro de Extensão Padre Carlos Leôncio da Silva e a Pastoral da Universidade da Unidade Lorena, conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Esporte, Juventude e Lazer de Lorena. Em 23 e 24 de novembro, alunos e professores dos cursos da Unidade Lorena promoveram na Escola Municipal Governador Mário Covas, localizada no Bairro da Cruz, uma série de atividades: círculo de leitura, biblioteca itinerante, orientação psicológica, exibição de filmes com debate, jogos e recreação, oficinas sobre direitos sociais, economia doméstica, estatuto do idoso e reciclagem e aproveitamento de energia e de água. Os moradores do bairro foram convidados para participarem de pesquisas sobre mobilidade urbana, empregabilidade e uso de computadores e internet. Com base nos resultados, o UNISAL elaborará, em 2014, projetos que contribuam para a melhoria das condições daquela população.

Objetivo

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local, estimulando os alunos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação a participarem de atividades solidárias na comunidade, a fim de consolidar a cultura do voluntariado no UNISAL.

Público-alvo

Moradores do Bairro da Cruz de Lorena e imediações.

Número de pessoas atendidas: cerca de 200.

Teatro Para Todos

O projeto, aberto para os alunos e a comunidade em geral, traz elementos de formação em Artes Cênicas, como técnicas de fala, expressão facial, expressão corporal, improviso, ocupação espacial de palco e interpretação.

O curso é gratuito para todos os interessados, e é extremamente útil não só para quem quer se dedicar à atuação como também para aqueles que desejam ter uma melhor postura, expressão e comunicação. Futuramente, os alunos formados integrarão um grupo de teatro, aplicando os conhecimentos adquiridos em peças inéditas, com temas da atualidade.

Unidades

Infraestrutura

  1. Biblioteca

  2. Laboratórios

  3. Auditórios