Direito: Visita a Brasília

2. Data

26/09/2018

visitaabrasilia-eventosite

O Curso de Direito do UNISAL Campinas promove, em 26 e 27 de setembro, viagem a Brasília para itinerário que compreende visitas e atividades no Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Congresso Nacional, Palácio do Itamaraty, entre outros locais relevantes.

Informações:

QUANDO É?
Dias 26 (quarta-feira) e 27 (quinta-feira) de setembro de 2018.

PARTIDA: Aeroporto Viracopos – 25/09 (terça), às 23h10.
(O ponto de encontro será no próprio Aeroporto – setor de Embarque – com 2 horas de antecedência, ou seja, às 21h10. Há estacionamento para deixar o carro nas mediações, com diárias a R$ 15. Recomenda-se ligar para reservar. Vans levam o passageiro até o Aeroporto a cada 20 minutos).

CHEGADA: Aeroporto Internacional de Brasília – 26/09 (quarta), às 00h50.
(Vans levarão os Alunos até o hotel).

RETORNO: Aeroporto Internacional de Brasília – 27/09 (quinta), às 20h35.
(Vans levarão os alunos até o Aeroporto).

CHEGADA: Aeroporto Viracopos – 27/09 (quinta), às 22h15.
(O grupo se despedirá e cada Aluno tomará seu destino).

QUANTO CUSTARÁ?
A cotação está em R$ 1.200,00 por pessoa, valor que deve variar até a data de fechamento da viagem (a princípio inclui passagens de ida e volta; encargos com taxa de embarque; transporte em van e duas diárias com café da manhã incluso).

QUEM PODE IR?
A viagem é oferecida a todos os alunos do Curso de Direito do UNISAL Campinas.
Estima-se que a cada 15 alunos (quantidade mínima para que a viagem ocorra), haverá o acompanhamento de um professor do UNISAL.

QUAL A FORMA DE PAGAMENTO?
Cada aluno ficará responsável por comprar sua passagem. A agência de viagens aceita parcelamento em até 10 vezes sem juros, em cartão de crédito ou boleto bancário. Descontos de 5% para pagamento à vista.

ATÉ QUANDO POSSO CONFIRMAR MINHA PARTICIPAÇÃO?
Como se trata de uma viagem em conjunto, espera-se fazer um levantamento dos reais interessados na primeira semana de volta às aulas, após as férias de julho. Daí, novo orçamento e prazo de 10 dias para efetivação da compra.

ITINERÁRIO
Será exigido de um termo de responsabilidade assinado daqueles alunos que não aderirem ao itinerário oficial proposto, comprometendo-se a se reencontrarem com o grupo principal conforme previamente combinado.

26.09 (quarta-feira)

8h30 às 11h – Tribunal Superior do Trabalho (TST)
Recepção, sessão de julgamento e apresentação de vídeo institucional.

13h às 18h – Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Visita guiada e sessão de julgamento.

18h – Livre
Sugestões: Explanada dos Ministérios, Museu Nacional (até 18h30), Biblioteca Nacional (até 20h), Catedral, etc.

27.09 (quinta-feira)

9h às 10h – Palácio do Itamaraty
Visita guiada.

11h – Congresso Nacional
Visita guiada ao Senado e à Câmara dos Deputados.

13h – Supremo Tribunal Federal (STF)
Sessão de julgamento no Plenário.

18h – Hotel/Aeroporto
Vans levarão os alunos ao aeroporto.

OUTROS LOCAIS NÃO CONTEMPLADOS NA VIAGEM:

O Palácio da Justiça (sede do Ministério da Justiça) não permite visitações.

O Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente. As visitas ocorrem às quartas-feiras, mas o local é longe da Praça dos Três Poderes.

O Palácio do Planalto é o local de trabalho do Presidente (Sede do Executivo), mas as visitas ocorrem somente aos domingos, das 9h às 13h30.

O Palácio do Jaburu é a residência oficial do Vice-Presidente. As visitas estão suspensas, provisoriamente.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Alunos menores podem viajar mediante autorização por escrito dos pais.

Alunos com necessidades especiais devem informá-las para cuidados na viagem: Brasília possui acessibilidade no aeroporto e na rede hoteleira.

Regras sobre trajes, bem como informações sobre refeições nos locais visitados, serão fornecidas oportunamente.

A Coordenação do Curso estabelecerá um número de horas de atividades complementares a serem atribuídas aos Alunos que participarem da viagem.

PONTOS A DECIDIR

O horário de partida foi escolhido considerando-se a saída do trabalho às 18h e a necessidade de comparecer ao aeroporto com 2h de antecedência. O inconveniente é o pouco tempo para dormir, visto que a visita ao TST está marcada para as 8h30 do dia seguinte. Especula-se com os interessados a possibilidade de um vôo mais cedo, entre 20 e 21h.

Não haverá tempo para passeios turísticos pela cidade, entretanto, especula-se a possibilidade de permanência em Brasília até dia 28 (sexta), deixando o dia livre para roteiro turístico.

Cogita-se também a permissão para que cada aluno possa levar um acompanhante.

COMO A VIAGEM ESTÁ SENDO ORGANIZADA?

Um grupo de WhatsApp foi criado para apreender o interesse dos Alunos. Novas decisões serão tomadas e novas informações serão fornecidas também por lá. Para participar, consulte os representantes da sua sala ou o Prof. Manoel Pires.

CRONOGRAMA PROVISÓRIO

PRIMEIRA CONFIRMAÇÃOPrimeira semana de agosto