“Indústria 4.0” – Tópicos Especiais

Unidade do Evento: Campinas / São José

Av. Almeida Garret, 267 - Campinas

  1. Tipo de Evento

    Gratuito

  2. Data

    09/06/2018

  3. Horário

    08h30

  1. Tipo de Evento

    Gratuito

  2. Data

    09/06/2018

  3. Horário

    08h30

TópicosEspeciais

Evento promovido pela Pós-Graduação.
Composto por 3 módulos realizados aos sábados (26/05, 09/06 e 16/06).

Módulo I: Dia 26/05/18

Manhã 8:30 às 12:00   |  Transformação Digital e a Internet das Coisas
Prof. Me. Juliano Bazzo – Graduado e mestre em Engenharia de Telecomunicações pela UFPR e doutorando pela UNICAMP. Atua há 15 anos em P&D, é autor de 14 patentes e diversos artigos na área.
No CPqD desde 2010, coordena o programa que criou a dojot, primeira plataforma IoT open source de grande escala desenvolvida no país.

Tarde 13:30 às 17:00  |  Arquitetura e aplicações de IoT
Prof. Me. Nivaldo T. Marcusso – Mestre em Educação pelo UNISAL, com ênfase em Tecnologia Educacional, MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA/USP, Pós-MBA em Gestão Avançada pela FIA / USP, certificação executiva em estratégia e inovação pelo MIT e especialização em Gestão de Negócios e TI pelas Universidades de Stanford, Harvard, Wharton, Kellogg, Lyon e Marseille.
Atuou como CIO, Superintendente e Diretor em Inovação e Diretor de Educação a Distância por mais de 30 anos no Bradesco, Laureate e Digilab.
Atualmente é consultor de BPM, Governança de TI, Segurança de Informação e Educação a Distância, bem como Coordenador e Professor de Graduação e Pós-Graduação do UNISAL e Professor da FIA, FIAP, FDC, FACAMP e FIPE.

Módulo II: Dia 09/06/18

Manhã 8:30 às 12:00  |  Indústria 4.0 
Prof. Me. Marcelo Laranjeira – Coordenador de Vendas Técnicas Industriais – BOSCH; Engenheiro Industrial Mecânico com MBA em Gestão Estratégica de Negócio e Mestre em Educação Corporativa.
Instrutor Internacional TPM – JIPM (Japan Institute of Plant Maintenancer), e professor de MBA em Engenharia Manufatura e Manutenção, Engenharia Processos Automotivos e Engenharia de Processos e Qualidade.

Tarde 13:30 às 17:00  |  Lean e Six Sigma na Indústria 4.0
Prof. Esp. Leonardo Ferreira – É administrador de empresas, consultor organizacional, professor, escritor e palestrante na área de gestão e educação. Com 20 anos de experiência, Leonardo é especialista em Gestão pela Qualidade e Produtividade, Lean Thinking e Seis Sigma (Black Belt / UNICAMP). Possui ainda experiência em gestão empresarial trabalhando e prestando serviços junto a empresas nacionais e multinacionais.
Atualmente, Leonardo é membro do Grupo de Excelência em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística (GELOG) no CRA-SP. É ainda membro e representante técnico do Instituto Paulista de Excelência em Gestão (IPEG) e; avaliador nos prêmios nacionais, estaduais e setoriais de excelência em gestão.

Módulo III: Dia 16/06/18

Manhã 8:30 às 12:00  |  Big Data e IA na Indústria 4.0
Prof. Me. Nivaldo T. Marcusso – Mestre em Educação pelo UNISAL, com ênfase em Tecnologia Educacional, MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA/USP, Pós-MBA em Gestão Avançada pela FIA / USP, certificação executiva em estratégia e inovação pelo MIT e especialização em Gestão de Negócios e TI pelas Universidades de Stanford, Harvard, Wharton, Kellogg, Lyon e Marseille.
Atuou como CIO, Superintendente e Diretor em Inovação e Diretor de Educação a Distância por mais de 30 anos no Bradesco, Laureate e Digilab.
Atualmente é consultor de BPM, Governança de TI, Segurança de Informação e Educação a Distância, bem como Coordenador e Professor de Graduação e Pós-Graduação do UNISAL e Professor da FIA, FIAP, FDC, FACAMP e FIPE.

Tarde 13:30 às 17:00  |  Introdução a Robótica
Prof. Dr. Guilherme Bezzon – Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Mestrado (1994) e Doutorado (1998) pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas. Atua como docente de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e ensino técnico profissional, com ênfase em Automação, Pneumática, Hidráulica, Térmica e Fluidos, Materiais e Processos de Fabricação, atuando principalmente nos seguintes temas: automação, mecânica dos fluidos, hidráulica, pneumática, controladores lógico programáveis, energia, termodinâmica, transferência de calor, materiais e processos de fabricação. Possui experiência administrativa em coordenação de cursos de engenharia e tecnologia, sendo avaliador de cursos do INEP/MEC. Professor do Colégio Técnico da Unicamp. Membro e diretor da ISA (International Society of Automation) de Campinas.