Central de atendimento 0800 77 12345

3. Horário

08h30 e 19h30

Semana de Curso Pedag. Psic. SS CABEÇALHO

Semana Integrada dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.

Programação:

22/05 - Segunda-feira

Local: Auditório Vermelho – Justiça Restaurativa: Aspectos Históricos, Teóricos e Normativos

Matutino:
08h30 – Justiça Retributiva: antecedentes, origem, características e críticas;
Palestrante: Professor Tiago Felipe Colletti Malosso
09h15 – Shalom e o sentido essencial da Justiça na valorização de relacionamentos.
Palestrante: Robert Soares Nascimento
10h – Justiça Restaurativa: restabelecimento do poder de decisão da vítima e do ofensor como essenciais para a construção da justiça democrática.
Palestrante: Gerdinaldo Quichaba Costa

Noturno:
19h30 – Justiça Retributiva: antecedentes, origem, características e críticas;
Palestrante: Professor Tiago Felipe Colletti Malosso
20h15 – Shalom e o sentido essencial da Justiça na valorização de relacionamentos.
Palestrante: Jéssica Talita Segura
21h – Justiça Restaurativa: restabelecimento do poder de decisão da vítima e do ofensor como essenciais para a construção da justiça democrática.
Palestrante: Gerdinaldo Quichaba Costa

23/05 - Terça-feira

Local: Auditório Vermelho – Introdução à Justiça Restaurativa: Aspectos Teóricos e Práticos

Matutino:
08h30 – Justiça Restaurativa como Política Pública e Interinstitucionalidade
Palestrante: Doutora Liliane Claro de Rezende
09h30 – Justiça Restaurativa: Aprendendo a conviver com as perspectivas teórico-práticas para uma escola mais humana
Palestrante: Doutora Selma Martinez Simões Rodrigues de Lara

Noturno:
19h30 – Justiça Restaurativa como Política Pública e Interinstitucionalidade
Palestrante: Doutora Liliane Claro de Rezende
20h30 – Justiça Restaurativa: Aprendendo a conviver com as perspectivas teórico-práticas para uma escola mais humana
Palestrante: Doutora Selma Martinez Simões Rodrigues de Lara
21h30 – Aspectos Práticos – Justiça Restaurativa no Judiciário
Palestrante: Doutora Andrea Svicero

24/05 - Quarta-feira

Oficinas:

08h30 e 19h30 – Salas B.T.04 e B.T.05 – Grupo de Estudos de Justiça Restaurativa
Psicólogas: Sandra Assumpção Artur, Aline Moretti e Beatriz Fresche de Souza

Tema: Círculo de Reflexões: “Trocando as lentes”

Proporemos aos participantes olhar situações cotidianas sob uma ótica de novas lentes contemplativas dos princípios e conceitos da Justiça Restaurativa; a vir conhecer conosco, representantes do grupo de estudos de Justiça Restaurativa, de Americana (SP), o desafio de exalar gestos restaurativos em diversos contextos profissionais e pessoais, para que as ações sejam, de fato, transformadoras. E prepare-se, pois descobrirá que “é possível ser restaurativo no nosso dia a dia, a partir de cada resposta dada”, reflexão trazida por Egberto de Almeida Penido, juiz e participante da Gestão Nacional e Estadual da Justiça Restaurativa, no Seminário Internacional de Justiça Restaurativa Diversos Saberes Dialogando para Transformar Realidades, realizado no dia 24 de março de 2017. Para as reflexões circulares, apresentaremos situações fictícias, porém, passíveis de acontecer de forma semelhante nos âmbitos social, educacional, judiciário e familiar, entre outros, basta haver relacionamentos interpessoais.

Vagas limitadas (30 por período)
Inscrições com Regina pelo e-mail: maria.garcia@am.unisal.br

19h – Auditório Roxo – Cine Debate
Documentário: Menino 23
Debatedoras: Lucinéia Chrispim Pinho Micaela, Sidney Aguilar Filho e Regiane Rossi Hilkner
20h55 – Exposição dos trabalhos de pesquisa pelos alunos dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.