I Fórum de Infraestrutura Civil e Aeronáutica

Unidade do Evento: Campinas / São José

Av. Almeida Garret, 267 - Campinas

  1. Tipo de Evento

    Gratuito

  2. Data

    16/10/2017

  3. Horário

    19h30 às 22h

  1. Tipo de Evento

    Gratuito

  2. Data

    16/10/2017

  3. Horário

    19h30 às 22h

CABEÇALHO-SITE

Programação

Dia 16.10

19h30 – Uma Primeira Visão Sobre Crises
Prof. Dr. Ivan de Paula Rigoletto
UNISAL

20h30 – Segurança Aeroportuária: Aspectos de Security, Safety e Segurança Operacional
Prof. Esp. Euler José Monteiro Cavalcante Júnior
Fraport Brasil – Aeroporto Internacional de Porto Alegre

Dia 17.10

19h30 – Estruturas Pré-Moldadas: A Industrialização da Construção Civil
Eng. Me. Wilian dos Santos Moraes
MOREST Engenharia e Consultoria

20h30 – Processo de Fabricação de Cimento e Curiosidades Sobre os Diferentes Tipos de Produtos
André Gazzinelli Fonseca
Cimento NACIONAL

Dia 18.10

19h30 – O Papel do Engenheiro no Aeroporto
Prof. Me. Douglas Targa
Aeroporto Internacional de Viracopos

20h30 – Aeroportos do Brasil e Suas Perspectivas
Prof. Dr. Claudio Jorge Pinto Alves
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Dia 19.10

19h30 – “Durabilidade das Estruturas de Concreto”
Dr. Eng. Holger Schmidt
MC-Bauchemie do Brasil

20h30 – Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio: Estruturas e Construção Civil
Dra. Eng. Carla Neves Costa
FEC – UNICAMP

Dia 20.10

19h30 – Ensaios Não Destrutivos e Qualificação do Procedimento de Soldagem em Estruturas Metálicas
Esp. Jean Samuel Visentin Lopes
SENDICON Consultoria e Inspeção

Para participar das atividades é necessário fazer inscrição.

Local: Auditório Godoy

Evento aberto ao público.

Conheça os palestrantes

Prof.-Dr.-Ivan-de-Paula-RigolettoProf. Dr. Ivan de Paula Rigoletto

Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho, mestre em Engenharia Civil e doutor em Engenharia Mecânica pela Unicamp, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, com formação adicional na Texas A&M University e APG na Amana-Key. Foi diretor de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da PPG na América Latina por cinco anos, e possui mais de 25 anos de experiência nos setores químico, eletroeletrônico e automotivo. Também possui experiência no setor público e no terceiro setor. Foi conselheiro do CREA. É condecorado com a Medalha Centenário do Corpo de Bombeiros de Campinas e é co-autor do livro Tintas – Ciência e Tecnologia, que recebeu o Prêmio Jabuti. É membro do Centro de Inteligência e Conhecimento em Tintas. É professor de Graduação e Pós-Graduação do UNISAL.

Prof.-Esp.-Euler-José-Monteiro-Cavalcante-JúniorProf. Esp. Euler José Monteiro Cavalcante Júnior

Atualmente é Coordenador de Resposta à Emergência do Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Formado em Ciências Aeronáuticas em 2003 pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro. Atua há 17 anos na aviação civil, desde de 1999, como aluno em uma Escola de Aviação na qual foi Instrutor. Atuou como consultor de Segurança em uma empresa de Engenharia de Aeroportos.  Em 2012 foi convidado a fazer parte integrante do time de Segurança (Safety e Security) do Aeroporto Internacional de Viracopos junto à nova Administração Aeroportuária, ainda como consultor. Em Viracopos, participou do PTO – Programa de Transferência Operacional, designado pela Diretoria de Operações do Aeroporto de Viracopos a desempenhar diversas tarefas durante a transição operacional da Administração do Aeroporto da Infraero para Aeroportos Brasil Viracopos S.A. Ainda, durante o PTO, atuou dentro do ORAT – Operational Readiness and Airport Transfer, como Coordenador da Familiarização do Novo Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos; Em 2011, atuou como Coordenador de Segurança de Voo em uma empresa de taxi aéreo, offshore, no Rio de Janeiro; de 2004 a 2007 trabalhei como INSPAC – Inspetor de Infraestrutura aeroportuária pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) / Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Eng.-Wilian-MoraesEng. Wilian Moraes

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal São Carlos. Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2013). Atualmente é Engenheiro Civil na área de Projetos Estruturais – MOREST Engenharia e Consultoria – responsável pela análise de projetos estruturais em concreto armado, concreto protendido, pré-moldado, alvenaria estrutural, estrutura metálica e de instalações hidrosanitárias; viabilização técnica de projeto; Compatibilização de projetos em BIM com enfoque em markup; Gerenciamento e Coordenação de equipe.

Eng.-Esp.-André-Gazzinelli-FonsecaEng. Esp. André Gazzinelli Fonseca

Engenheiro Civil Graduado na Universidade FUMEC – Belo Horizonte MG. Especialista em Patologia nas Obras Civis pelo Instituto IDD. Atua como Consultor Técnico da Cimento Nacional nos estados de SP, MT, MS, PR, SC.

Prof.-Me.-Douglas-TargaProf. Me. Douglas Targa

Com 17 anos de experiência, é um executivo na área de transporte aéreo formado em engenharia civil pela Universidade Estadual de Maringá e Mestre em Aeroportos e Transporte Aéreo pelo ITA. Iniciou sua carreira como especialista em tráfego aéreo desenvolvendo softwares críticos na empresa Fundação Atech e professor de Aviação Civil na Universidade Anhembi Morumbi. Foi gerente de infraestrutura no Aeroporto de Maringá e professor de aeroportos na Universidade Estadual de Maringá. Passou pela ANAC como gerente de engenharia de aeroportos no Rio de Janeiro e diretor de aeroportos na Secretaria de Aviação Civil no Ministério da Defesa em Brasília. Depois de uma breve passagem como gerente de assuntos aeronáuticos na TRIP (hoje Azul Linhas Aéreas), atualmente é o gerente responsável pela área de planejamento operacional e capacidade aeroportuária no Aeroporto de Campinas/Viracopos.

Prof.-Dr.-Claudio-Jorge-Pinto-AlvesProf. Dr. Claudio Jorge Pinto Alves

Engenheiro de Infraestrutura Aeronáutica (ITA-1977). Mestre em Engenharia (EPUSP-1981). Doutor em Ciências (ITA-1987). PosDoc em Gerenciamento de tráfego aéreo (ENAC,França-1991). Mestrado em Marketing Estratégico (ESPM-1995). Orientou dezenas de dissertações e teses em seus 40 anos de atividade docente no ITA. Participou de eventos científicos nacionais e internacionais nesse período. Atuou como consultor para empresas como: Embraer, Petrobras, Lugomaco, Litoral, DAESP, DAC, SAC, Engevix, McKinsey dentre outras na área de aeroportos/transporte aéreo. Participa do quadro de avaliadores do INEP desde 2006.Representante brasileiro na diretoria da Rede Iberoamericana de Pesquisadores de Transporte Aéreo (RIDITA). Professor Titular, atualmente está como Vice-Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Dr.-Eng.-Holger-SchmidtEng. Holger Schmidt

Dr. Eng. Holger Schmidt é Doutor em Engenharia Civil pela Hamburg University of Technology (TUHH) de Hamburgo em Alemanha, em 2011, na área de “materiais de construção”, com o tema de conclusão do doutorado: “Comportamento à corrosão de concreto convencional e concreto de ultra-alto desempenho (UHPC). Ele é graduado em Engenharia Civil pela Berlin University of Technology (TU Berlin) na área de “engenharia estrutural” e “análise estrutural”, com conclusão de mestrado em 2005 com a tese “Stress ribbon bridges with carbon fibers”. Foi premiado com o Dr.-Eng. Ernst Trapp-Preis. Dr. Eng. Holger Schmidt trabalhou de 2003 a 2005 no “Institute of building structures” em Berlin como assistente do Diretor. No período de 2005 a 2011 ele trabalhou no “Institute of Materials, Physics and Chemistry of Buildings” em Hamburg como engenheiro de pesquisa e consultor. Atualmente o Dr. Eng. Holger Schmidt é Gerente de Produto e trabalha desde 2011 na MC Bauchemie do Brasil.

Dra.-Eng.-Carla-Neves-CostaEng. Carla Neves Costa

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Santa Cecilia (1997), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado no exterior, como visiting academic staff – University of Manchester Institute of Science and Technology (2005/2006). Tem experiência acadêmica na área de Engenharia Civil, com ênfase em Segurança contra Incêndio, atuando principalmente nos seguintes temas: incêndio, concreto armado, projeto, normalização e divulgação científica. Tem experiência profissional na área de Projetos de Engenharia de Estruturas de Concreto Armado, Gestão Pública de Projetos de Engenharia Civil e Arquitetura & Urbanismo. É membro do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Atuou como Engenheira Civil da Coordenadoria do Espaço Físico (atual Superintendência do Espaço Físico) da Universidade de São Paulo; Analista Téc. Legislativa Especializado em Engenharia Civil da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Engenheira Civil da Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRO-SP. Atualmente é Professora Doutora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Esp.-Jean-Samuel-Visentin-LopesEsp. Jean Samuel Visentin Lopes

Técnico Especialista em Inspeção de Equipamentos INMETRO portaria 351. Atua na inspeção de SPIE (Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos) em Plantas Petroquímicas. Qualificado pelo SNQC (Sistema Nacional de Qualificação e Certificação) como Inspetor de Soldagem Nível 2 em AWS D1.1 (Soldagem de Estruturas Metálicas) e Inspetor de Ensaios Não Destrutivos. Atua na fiscalização e inspeção de obras como METRÔ, Refinarias e Plataformas de Petróleo, Shopping Centers, Aeroportos, Galpões Industriais e Usinas de Energia Fotovoltaica. Desde 2010 atuando na SENDICON Consultoria e Inspeção como Coordenador Técnico, realizando trabalhos em obras para PETROBRAS, METRÔ, Construcap, Bemo do Brasil, Rhodia, FIAT e SOLTEC. Atuou no CETRIL Treinamento e Desenvolvimento como Coordenador de 2008 a 2010 na qualificação de turmas de Inspeção de Soldagem, Inspeção de Ensaios Não Destrutivos e Controle Dimensional CD-CL para certificação pelo SNQC. Atuou pela SDN e SGS do Brasil de 2003 a 2009 como Inspetor de Fabricação em obras para a Oxiteno, Rhodia, Suzano Petroquímica, ECOVAP e PETROBRAS.