UNISAL Campinas promove evento de aproximação entre estudantes e o mercado de tecnologia
O TrendsIT visa complementar a formação dos estudantes.

No final de setembro, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Campinas, realizou a palestra “Programa de Capacitação e Residência em TIC – TrendsIT”, em parceria com a empresa Softex. O evento reuniu estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e teve como objetivo a aproximação entre a instituição de ensino e o mercado de tecnologia.

O palestrante foi Francisco de Assis Melo Araujo, representante da Empresa Softex e responsável por parcerias com empresas, institutos de ciência e tecnologia e instituições de ensino. O Professor Sérgio Yoshioka, Coordenador de Graduação de Engenharia de Computação e Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas também estava presente no evento.

Apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O Programa de Capacitação e Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) chamado TrendsIT, é resultado de uma parceria entre a Softex e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A apresentação do programa visa incentivar os estudantes a participarem desse programa de capacitação e residência em TIC, ampliando suas oportunidades de ingresso em empresas de tecnologia da região de Campinas.

O TrendsIT visa complementar a formação dos estudantes, fornecendo a eles um aprofundamento na formação de Desenvolvedor Full-Stack (web) e Desenvolvedor de Aplicações Mobile, alinhado com as demandas do mercado de trabalho. O programa também foca no desenvolvimento de competências comportamentais (soft-skills) e oferece uma forma adicional de ingresso em empresas de tecnologia por meio de residência remunerada.

O programa é totalmente gratuito para os estudantes participarem, sem custo para a instituição, desenvolvido com recursos do MCTI.

O UNISAL foi escolhido como uma das primeiras instituições para apresentação do programa devido à alta demanda por vagas de residência na região de Campinas.

O Professor Sérgio Yoshioka, Coordenador de Graduação de Engenharia de Computação e CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, destacou a importância do programa, afirmando: “Trata-se de uma oportunidade para estudantes do UNISAL aprofundarem no desenvolvimento full-stack ou mobile, com possibilidade de vivência profissional em grandes empresas de tecnologia. Para as empresas é uma forma de oferecer a experiência de problemas reais de empresas, e identificar profissionais capacitados e talentosos para integrar suas equipes”.

E completou afirmando que uma característica interessante do TrendsIT é que ele oferece capacitação no uso da ferramenta ChatGPT para parte do desenvolvimento de sistemas, refletindo a importância das habilidades tecnológicas em constante evolução.

Compromisso com a formação de profissionais de alta qualidade

A palestra fez parte de uma série de encontros desenvolvidos pelos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Computação da Unidade de Campinas, abordando temas tecnológicos, mercado e oportunidades para os estudantes, bem como atividades de extensão.

Com essa iniciativa, o UNISAL Campinas reafirma seu compromisso com a formação de profissionais de alta qualidade e sua parceria com empresas e instituições de tecnologia para oferecer oportunidades únicas aos seus estudantes.

Texto: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL. Com informações e fotos do Professor Sérgio Yoshioka.

Ciclo de Palestras sobre Autismo no UNISAL Campinas: Um Olhar Profundo sobre o TEA