O que você precisa saber sobre Bolsas de Iniciação Científica

dezembro 18, 2017 - Cursos e Carreira
O que você precisa saber sobre Bolsas de Iniciação Científica

Ao ingressar na universidade, o Aluno se depara com um mundo totalmente novo. Além das aulas e trabalhos, há uma série de outras oportunidades de aprendizado, como a iniciação científica.

O que é iniciação científica?

É o primeiro contato dos Graduandos com a pesquisa acadêmica, por meio de um projeto/grupo de pesquisa e um professor orientador da área escolhida. Ao docente, cabe a tarefa de auxiliar e orientar o Aluno em todo o processo de desenvolvimento de pesquisa, desde a elaboração e publicação de artigos científicos, e até mesmo na participação do Aluno em congressos e conferências. A iniciação científica ocorre paralelamente ao Curso de Graduação, sendo essencial que o Aluno tenha tempo para se dedicar à carga horária exigida pelo programa.

O que são Bolsas de Iniciação Científica?

Várias instituições de ensino, fundações ou órgãos públicos disponibilizam auxílio financeiro (as chamadas Bolsas de Iniciação Científica) para que os Alunos desenvolvam seus projetos, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Como conquistar uma bolsa de iniciação científica?

Se você deseja participar da iniciação científica, deve cumprir os pré-requisitos estipulados por cada tipo de bolsa e passar por processo de seleção, apresentando seu projeto e seus planos em relação à Pesquisa Acadêmica. Para isso, é importante pensar em um projeto interessante e com importância para o universo acadêmico, além de estar disposto aos estudos necessários. Com esforço e dedicação, você poderá extrair o melhor dessa experiência!

Você já conhece as Bolsas de Iniciação do UNISAL? Veja as opções logo abaixo – é só clicar e conferir as informações e calendários dos programas.

BICSal – Bolsa de Iniciação Científica

BIDSal – Bolsa de Iniciação à Docência