Menu

O que faz quem se forma em Filosofia?

outubro 16, 2017 - Cursos e Carreira
O que faz quem se forma em Filosofia?

Na hora de decidir a carreira, existem alguns cursos que, por mais interessantes que possam parecer, ainda deixam algumas dúvidas sobre as possibilidades de atuação profissional. Um deles é o curso de Filosofia, muito procurado por quem se interessa por leitura, política e outros aspectos da nossa sociedade.

O filósofo é um pensador que se dedica às questões da ética, estética e política, assim como os variados estágios do conhecimento humano, buscando entender a natureza das coisas, os valores humanos, o papel e o desenvolvimento das ciências e as relações humanas. Sabendo de tudo isso, ainda resta a dúvida: será que há poucos campos de trabalho para um graduado em Filosofia?

A maior área de atuação para quem se forma neste curso é o Ensino Médio, que requer a graduação/licenciatura; ou o Ensino Superior, que exige Pós-Graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) e permite também o ingresso e o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. Um filósofo também pode se voltar à pesquisa de temas artísticos ou culturais; prestar consultoria para instituições científicas; trabalhar como crítico de arte e literatura; produzir e editar textos com temas pertinentes à área filosófica, além de estar apto a implantar projetos educacionais em escolas e empresas. Se você gosta de Filosofia, vá em frente e explore o mercado de trabalho enquanto questiona e desenvolve respostas sobre a vida, o universo e tudo mais!