Música nos estudos: ajuda ou atrapalha?

julho 17, 2017 - Decida-se
Música nos estudos: ajuda ou atrapalha?

Você já viu aqui no Blog o uso de diferentes tecnologias para ajudar nos estudos, como podcasts, filmes, apps e videogames. No entanto, uma das práticas mais comuns entre estudantes e profissionais é escutar música enquanto estudam ou realizam algum tipo de atividade. Mas será que isso é bom ou ruim para os estudos e a concentração?

Essa é uma pergunta complexa, já que cada pessoa tem um perfil de estudo e de concentração. Algumas pessoas têm ótima memória visual, sendo muito eficientes diante de gráficos, imagens, tabelas e desenhos, mas perdendo facilmente o foco com música ao redor. Por outro lado, há aqueles que aprendem mais facilmente com estímulos sonoros – e nesses casos a música ajuda a pensar melhor e afasta distrações externas, da mesma forma que podcasts e outras fontes de áudio.

Seja qual for o seu perfil de concentração, mais visual ou auditivo, vale a pena escolher bem a trilha sonora dos estudos. Músicas instrumentais, por exemplo, têm menos chance de atrapalhar a concentração. Então vale a pena escalar uma música ambiente tranquila e sem vocais, que ajudam também a relaxar.

Aos poucos, cada aluno percebe o que ajuda e também o que atrapalha em sua rotina de estudos – e se a música auxiliar esse processo, então é só dar o play e bons estudos!