Marketing e Publicidade: qual a diferença?

outubro 9, 2017 - Cursos e Carreira
Marketing e Publicidade: qual a diferença?

Já falamos aqui no Blog sobre o Curso de Publicidade e suas particularidades, como as oportunidades de trabalho. Mas, ao pesquisar opções de carreira, os estudantes encontram várias referências ao marketing – será que é a mesma coisa que publicidade ou não?

Muitas empresas, universidades e instituições citam esses termos em conjunto, já que eles se complementam, mas publicidade e marketing não são sinônimos.

O marketing é a estratégia geral no relacionamento entre consumidores e empresas – incluindo produtos, serviços, estudos e adequações ao mercado, considerando também as ações de comunicação com os clientes. Nesse processo entra a famosa regra dos 4 Ps para manter e aumentar a freguesia (Produto, Preço, Praça e Promoção), além dos objetivos da marca e as metas da empresa. Por outro lado, a publicidade é uma parte do marketing voltada à difusão das ideias, produtos e serviços: os anúncios das marcas e das empresas na televisão, jornais, internet e demais mídias.

De maneira geral, o marketing é o responsável por pensar no “todo”, enquanto que a publicidade é uma das ferramentas utilizadas por ele para a divulgação de suas estratégias. Um profissional completo deve entender bem e unir essas duas áreas com criatividade, capacidade analítica, pesquisa e visão de negócios.