Exatas, Humanas ou Biológicas: por qual decidir?

Março 13, 2017 - Decida-se
Exatas, Humanas ou Biológicas: por qual decidir?

Em ano de Vestibular, a decisão de qual Curso seguir pode ser facilitada a partir da área de conhecimento pela qual o candidato tem mais afinidade. Existem três áreas básicas: Ciências Humanas, Exatas e Biológicas; das quais falaremos no texto abaixo.

Qual área seguir?

Antes de mais nada é importante saber que, por mais que determinado Curso seja próximo de uma área de conhecimento, isso não faz com que ele não tenha conceitos e influências das outras. Por exemplo: um médico, que estuda na área das Ciências Biológicas, precisa ter conhecimento das Ciências Humanas para lidar com seus pacientes e entender os impactos sociais de uma determinada pesquisa ou procedimento. Um pedagogo precisa ter conhecimentos de CIências Exatas para interpretar números e resultados de seus alunos e da Instituição a qual pertence.

É importante esclarecer esse ponto pois, para alguns alunos, a escolha de uma determinada área é realizada para fugir de outras. Exemplificando: alguém que não gosta de Matemática e Física escolhe o caminho de Humanas para fugir dessas disciplinas. Porém, como vimos, todas as áreas conversam entre si, por mais que uma dê mais foco e aprofundamento para determinadas disciplinas do que outras, e ter um conhecimento amplo e convergente pode fazer com que o profissional se destaque no mercado de trabalho.

Mas se mesmo assim ainda resta a dúvida: qual área seguir? A afinidade e habilidades ajudam muito na escolha, mas é interessante realizar um planejamento de carreira. Ter uma ideia do que gosta e pretende especializar-se no mercado de trabalho pode auxiliar na escolha da área de conhecimento e do Curso.
Outro ponto que pode ajudar é conversar com professores e outros profissionais: eles podem explicar melhor sobre cada área. Então aproveite para fazer uma boa pesquisa, assistir a vídeos e aulas, buscar uma orientação profissional para tomar uma decisão!