Estou na dúvida sobre qual curso fazer. E agora?

setembro 15, 2016 - Cursos e Carreira
Estou na dúvida sobre qual curso fazer. E agora?

Escolher qual curso seguir no Ensino Superior não é nada fácil, ainda mais com tantas opções de carreiras disponíveis no mercado. O vestibular se aproxima e as cobranças para tomar uma decisão começam a aumentar. Mas mesmo assim você fica em dúvida na escolha do curso.

Você não está sozinho nessa. Sabemos que a situação dos amigos é muito importante para o jovem, então saiba que eles também podem estar com a cabeça fervendo para analisar qual o melhor caminho a ser escolhido.

O que fazer nessa situação? Separamos algumas dicas para você se organizar e tomar a melhor decisão.

1. Informe-se sobre o perfil dos cursos

Pode ser óbvio à primeira vista, mas fazer uma pesquisa detalhada sobre os cursos que está em dúvida pode ser de grande ajuda.

Muitas vezes nos deparamos com matérias e assuntos que não combinam muito com o nosso perfil, e em grande parte dos casos só notamos isso quando já estamos matriculados no curso.

2. Participe de Feiras de Profissões

Conversar com profissionais da área vai te dar uma visão além da Universidade e te auxiliar a entender os diferentes caminhos que um profissional da área pretendida pode seguir.

3. Visite Instituições que ofereçam os cursos e converse com os coordenadores

Visitar Instituições que ofereçam os cursos pretendidos te coloca em contato com a infraestrutura que você vivenciará diariamente, podendo motivá-lo ou não a seguir esse caminho. Por exemplo: uma carreira na qual há muitos trabalhos teóricos pode não ser atrativo para algumas pessoas, da mesma forma que ficar em um laboratório realizando experimentos também pode não agradar outras.

Conversar com os coordenadores dos cursos também poderá ajudá-lo, uma vez que eles normalmente estão preparados para tirar dúvidas de alunos e auxiliá-los em suas trajetórias universitárias.

4. Converse com alunos e ex-alunos

Certamente uma das dicas mais importantes. Ninguém entende o jovem universitário melhor do que ele mesmo, então conversar com alunos dos cursos é de grande ajuda, já que muitos deles provavelmente passaram pelas mesmas dúvidas e agora podem dar uma visão mais clara sobre o que estão cursando, as vantagens e possíveis desvantagens. O mesmo funciona para ex-alunos, que vão te falar um pouco sobre o mercado de trabalho de cada curso com segurança, contando as dificuldades, os benefícios e podem dar dicas do que fazer durante o curso para você crescer na profissão.

Seguindo esses passos, a escolha do curso deve ficar mais clara. Um ponto importante depois de decidir a carreira é escolher a Instituição mais adequada para você. Para isso, o UNISAL estará sempre presente para tirar suas dúvidas e lhe oferecer um ensino de qualidade. Informe-se já!