Menu

Dinâmica de emprego: 4 dicas para se dar bem

dezembro 26, 2017 - Cursos e Carreira
Dinâmica de emprego: 4 dicas para se dar bem

Ao procurar por um emprego ou estágio, é comum se deparar com as chamadas dinâmicas de emprego, ou de grupo – um processo mais extenso do que as entrevistas convencionais e que buscam explorar o lado lúdico dos candidatos, facilitando a percepção de características como liderança, autoridade, persuasão, controle emocional, trabalho em equipe, resistência à frustração e pressão, valores pessoais, criatividade, tolerância, negociação, argumentação, flexibilidade, iniciativa e participação.

Para o candidato, a dinâmica é a oportunidade ideal para conhecer a empresa e avaliar o próprio interesse em trabalhar em sua equipe. Já para as empresas, é possível descobrir quais candidatos são mais adequados às necessidades atuais.

Confira as nossas dicas para se dar bem em uma dinâmica de grupo:

  1. Faça uma ótima apresentação pessoal

Use 02 ou 03 minutos para se apresentar, mencionando nome, idade, estado civil, formação acadêmica, idiomas, hobbies, esportes e atividades voluntárias (caso realize ou tenha realizado alguma). Se for necessário, faça um breve histórico de sua carreira, começando da mais antiga para a atual, destacando os cargos e principais responsabilidades. Ter iniciativa e ser um dos primeiros a se apresentar é algo bem visto pelos avaliadores.

  1. Participe das atividades em grupo

Empenhe-se para participar de fato da dinâmica em grupo, aproveitando a oportunidade para demonstrar suas habilidades, principalmente diante de um trabalho em equipe. Deixar de falar em uma dinâmica dificulta o processo de avaliação e falar demais também. Seja autêntico e exponha o seu melhor, com sensatez.

  1. Prepare-se!

As dinâmicas exigem preparo, já que diversos aspectos serão avaliados. Procure conhecer a empresa, já que isso ajudará a expor os detalhes que mais lhe interessaram na organização, assim como as razões pelas quais a empresa deveria contratá-lo.

  1. Vista-se adequadamente

Muitas dinâmicas exigem movimentação: sentar no chão, ajoelhar etc. Evite, portanto, roupas apertadas e desconfortáveis. Use peças sóbrias e discretas. E, claro, sempre vá com um traje social.

Siga essas dicas e faça bonito no mercado de trabalho! Estaremos torcendo por você!