Cursos de Extensão são a mesma coisa que Pós-Graduação?

dezembro 4, 2017 - Cursos e Carreira
Cursos de Extensão são a mesma coisa que Pós-Graduação?

Ao ingressarem no mercado de trabalho, muitos profissionais sentem a necessidade de continuar seus estudos para exercer novas funções e ampliar sua área de atuação, porém, é comum encontrar opções de Cursos de Extensão e de Pós-Graduação, mas qual a diferença entre eles?

É importante saber que ambas as modalidades permitem uma continuidade acadêmica. Sendo assim, tanto os Cursos de Extensão como os de Pós-Graduação não são preparativos para o exercício de uma profissão específica, como na Graduação, o objetivo é incrementar seus conhecimentos sobre assuntos mais específicos.

Extensão

Um Curso de Extensão é um ótimo complemento no currículo do Aluno e pode ser realizado por todos os interessados, no caso dos cursos livres, ou por quem já possui uma formação superior, no caso dos Cursos de Extensão Universitária. Esses Cursos exigem um grau de escolaridade e conhecimento de acordo com o grau de dificuldade dos assuntos abordados, têm curta duração e podem ser realizados na modalidade a distância ou presencial. Também costumam ser multidisciplinares, com professores de diferentes áreas de formação e atuação. Embora não gerem diplomas aos Alunos, os Cursos de Extensão oferecem certificados que comprovam a conclusão do Curso e a sua carga horária.

Pós-Graduação

Já os Cursos de Pós-Graduação são aqueles destinados ao aprimoramento da formação acadêmica e profissional. Sendo assim, esse tipo de Curso serve para especializar conhecimentos relacionados a uma área específica, preparando o Aluno para o exercício de atividades de uma determinada profissão.

Na Pós-Graduação, há duas formas de qualificação acadêmica e profissional: Stricto Sensu e Lato Sensu. A modalidade Stricto Sensu é voltada à pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e docência, principalmente no Ensino Superior. Já a modalidade Lato Sensu tem como objetivo a qualificação técnica e profissional em uma área mais específica do conhecimento, como os Cursos de MBA e Especialização.

As duas modalidades de Curso são indicadas para a especialização profissional e o Aluno pode fazer a escolha certa ao definir o objetivo profissional e acadêmico que deseja.

Tem interesse em incrementar o seu currículo? Confira os Cursos de Pós-Graduação e Extensão ofertados pelo UNISAL.