Menu

Como se preparar para a interdisciplinaridade no Vestibular?

Março 27, 2017 - Decida-se
Como se preparar para a interdisciplinaridade no Vestibular?

Nos últimos anos, as provas do ENEM e Vestibular passaram por diversas mudanças, seja no modo como a pontuação é realizada, temáticas de Redação, ou matérias abordadas. No entanto, uma das mais significativas foi a abordagem de duas ou mais disciplinas em uma mesma questão, a chamada interdisciplinaridade, criando assim provas mais dinâmicas e desafiadoras.

Normalmente, os temas abordados buscam explorar questões sociais e econômicas, além do momento atual da sociedade. A partir de um enunciado um pouco mais elaborado, as questões referem-se simultaneamente a matemática, física, química, história e geografia. Sendo assim, como se preparar para a prova?

Primeiramente, é importante manter-se sempre atualizado. Acompanhar sempre os últimos acontecimentos divulgados em jornais, revistas e internet para ampliar o repertório de conhecimentos, além de fortalecer a argumentação para a prova de Redação, que costuma abordar temas que estão mais em voga naquele momento.

Durante os estudos, tire dúvidas e não as deixe para a última hora. Procure anotar quaisquer problemas que tenha durante leituras e realização de exercícios e depois procure a solução em livros ou pergunte a um amigo ou professor. Usar fontes de referência pode ajudar também a encontrar informações complementares.

Para questões interdisciplinares, decore conceitos e matérias, mas crie conexões necessárias para compreender o conteúdo. Ter um método de estudo eficiente pode ajudá-lo a absorver o conteúdo com mais facilidade e fortalecer sua capacidade de raciocínio, essencial para este tipo de prova.

Também pensando em auxiliá-lo durante os estudos, busque companhia. A troca de ideias pode ajudá-lo a reconhecer outros pontos de vista e a pensar na resolução de questões de maneiras diferentes; não se isole do mundo, reserve um tempo para fazer programas externos e descansar a cabeça; assim você evita o estresse e a possibilidade de esquecer algum conceito ou resposta para um desafio.

Por fim, faça exames anteriores. Pode ser algo óbvio e já realizado por muitos alunos na preparação para o ENEM ou Vestibular, no entanto, ao falarmos em questões interdisciplinares, as respostas e temas variam muito, logo, verificar provas anteriores pode te deixar familiarizado com os temas abordados e te ajudar a organizar seus estudos.

Seguindo essas dicas, temos certeza de que você sentirá mais segurança para responder qualquer tipo de questão. Agora é só começar a organizar os estudos!