Menu

Como organizar um currículo?

outubro 24, 2017 - Cursos e Carreira
Como organizar um currículo?

Durante o Ensino Superior ou após a formatura, chega o momento de colocar em prova tudo o que foi aprendido e buscar o primeiro emprego ou estágio. E, ao procurar uma vaga, é fundamental ter um currículo que mostre suas habilidades, experiências e conhecimentos – mas como organizar estas informações?

Antes de mais nada, é importante deixar claro que um bom currículo deve ser objetivo, trazendo apenas as informações necessárias para o cargo ao qual se está candidatando e destacar suas habilidades.

Dados pessoais

Nome completo, idade e estado civil devem aparecer no início, com telefone e e-mail atualizados para que os recrutadores façam o contato. Coloque foto (3×4 e com boa resolução) se for uma exigência da vaga em questão.

Objetivo profissional

Deve ser descrito em apenas uma linha, citando o cargo e a área de interesse. Evite indicar mais de uma área em um mesmo currículo – é comum montar currículos diferentes, de acordo com a vaga pretendida. Mas cuidado ao copiar e colar: lembre-se de quem receberá e o que deve ser informado em cada caso.

Formação

Liste as instituições de ensino, cursos e datas de início e término, sempre em ordem de importância (Pós-Graduação, graduação etc.). Os cursos técnicos só devem ser citados quando há relação com a área pretendida ou se você ainda não concluiu a graduação.

Experiência profissional

Mencione o nome da empresa, cargo exercido, período de atuação e suas atribuições de forma resumida. Esteja atento à descrição das atividades desenvolvidas para que os recrutadores conheçam o seu potencial, de  preferência em tópicos para facilitar a avaliação.

Idiomas

Cite apenas o idioma e o nível de conhecimento que possui e, caso ainda não tenha concluído o curso, inclua essa informação também, já que os processos seletivos podem exigir a comprovação do domínio dos idiomas citados.

Informática

Coloque o nível real de seu conhecimento técnico em ferramentas de informática e internet, já que as seleções também podem avaliar essa capacitação.

Cursos extras

Cite apenas os cursos relacionados à área de interesse, incluindo os temas e as instituições onde foram realizados. Se estiver buscando seu primeiro emprego ou estágio, destaque as habilidades desenvolvidas em atividades acadêmicas, trabalhos voluntários etc.

Seguindo essas dicas você terá um currículo organizado e pronto para ser enviado. Agora é só encontrar a vaga certa para você e seguir em frente!