Menu

Como organizar a rotina de estudos a distância?

setembro 4, 2017 - Cursos e Carreira
Como organizar a rotina de estudos a distância?

Toda modalidade de ensino exige organização e disciplina – mas será que um curso a distância requer ainda mais responsabilidade? Como garantir que o aluno não perca o foco nos estudos? Confira algumas dicas que irão ajudar a aproveitar tudo o que a educação a distância tem a oferecer.

Planejamento: não deixe seu calendário ou agenda de lado. Com antecedência, distribua os conteúdos e estude um pouco a cada dia, sem deixar o material acumular.

Gestão do tempo: assim como você deve dedicar algumas horas para estudar, também deve prever os momentos de descanso e lazer.

Use a internet a seu favor: você pode expandir sua plataforma de estudos não só pelo ambiente virtual de aprendizagem, mas também explorando outros recursos da internet como canais de ensino no YouTube, fóruns, wikis, chats, podcasts e outros.

Seja realista: não tente acelerar o aprendizado ou assumir mais disciplinas; o excesso de conteúdo não será absorvido e pode aumentar o risco de reprovações.

Motive-se: as rotinas podem ser cansativas, mas tem um objetivo claro e que deve ser lembrado diariamente. Seja consistente da mesma forma que faria em um curso presencial.

Saiba o que é urgente e o que não é: veja os prazos de cada atividade, priorize cada coisa a seu tempo e não se estresse tanto.

Na dúvida, sempre pergunte: nos cursos presenciais pode bater aquela “vergonha” de tirar dúvidas em sala de aula, mas na educação a distância você pode consultar seus tutores individualmente.

Não deixe nada para a última hora: não espere o período de provas para estudar todo o material do semestre. Repasse os conteúdos gradualmente e garanta um bom resultado.