Menu

Como mandar bem em uma entrevista de emprego

novembro 27, 2017 - Cursos e Carreira
Como mandar bem em uma entrevista de emprego

Muitos candidatos ficam nervosos ao buscar um estágio ou emprego, principalmente na hora da entrevista com o recrutador. Nessa fase, o candidato já passou por uma triagem e deve demonstrar que é a escolha certa para o cargo. A preparação para a entrevista de emprego é fundamental, então, temos algumas dicas para passar uma boa impressão:

  1. Prepare a memória: pense nas situações mais importantes de sua trajetória profissional (mesmo que seja um estágio, trabalho voluntário ou outra atividade), avaliando o papel que você desempenhou em cada uma delas, o que você aprendeu, quais foram os desafios e como você reagiu a eles. Isso vale para que demonstre, na entrevista, suas experiências e quais competências desenvolveu a partir delas (trabalho em equipe, iniciativa, resiliência, liderança etc.).
  2. Termine seus relatos contando algo positivo: dessa forma, o entrevistador poderá se interessar mais pela experiência que você está narrando e entender quais etapas da rotina profissional você já domina ou tem facilidade.
  3. Cuidado com as perguntas aleatórias: em muitas entrevistas podem surgir perguntas como “Quantos McDonald’s há em sua cidade?”. Embora pareça não ter nenhuma relação com o processo seletivo (ou mesmo uma resposta certa ou errada), questões como essa mostram sua capacidade de raciocínio lógico e a reação a um elemento não esperado.
  4. Informe-se sobre a empresa: parece óbvio, mas entrar no site e nas redes sociais da empresa na qual está se candidatando é primordial. Leia sobre a missão, visão e valores – assim é mais fácil responder às clássicas perguntas para verificar a sintonia do candidato com o propósito da organização: “por que você quer trabalhar aqui?” e “por que eu devo lhe contratar?”.
  5. Faça perguntas ao entrevistador: dessa maneira, você demonstra que pesquisou sobre a empresa, a posição que deseja e o interesse em obter mais informações – o que é bem visto pelos recrutadores.
  6. Fique atento às suas redes sociais: mesmo que proteja sua privacidade, saiba que o recrutador já deve ter olhado suas postagens e como você se comporta na internet. Portanto, pense bem antes de postar qualquer coisa e mantenha coerência entre quem você é presencialmente e o que você reflete nas redes sociais.
  7. Tenha bom senso e seja você mesmo: vale a pena buscar vagas que tenham a ver com seu perfil e habilidades, da mesma forma que é imprescindível passar uma primeira impressão positiva. Vista-se adequadamente, fale com clareza (evitando gírias ou palavrões), e, é claro, não minta.

Desejamos que essas informações sejam aplicadas e que você possa se preparar para mandar muito bem nas entrevistas que virão!