Menu

Como evitar o “branco” na prova do Vestibular?

novembro 15, 2016 - Decida-se
Como evitar o “branco” na prova do Vestibular?

Talvez você já tenha passado por uma situação parecida: depois de estudar muito e se preparar para uma prova, quando chega a hora de resolver as questões a resposta simplesmente não aparece e a mente “dá um branco” na cabeça.

Esse tipo de bloqueio é uma incapacidade temporária de recuperar alguma informação aprendida. Ou seja, temos consciência de que sabemos a resposta, no caso das provas, mas não conseguimos nos lembrar, mesmo que tenhamos a impressão de que a resposta em muitos casos, está “na ponta da língua”.

Mas há solução para isso! Antes de mais nada, é importante entender porque essas situações de “branco” acontecem.

Por que o “branco” acontece?

O bloqueio de informações costuma acontecer em situações estressantes, devido à liberação de hormônios no sangue, que fazem com que o funcionamento de várias partes do corpo seja alterado, e isso inclui o cérebro e, portanto, a memória. Isso explica outras sensações como suor nas mãos, batimento acelerado, boca seca, entre outras.

Mas fique tranquilo, normalmente o bloqueio não dura muito tempo, podendo passar em 1 ou 2 minutos depois, apesar de haver casos em que pode permanecer por alguns dias. Então para que isso não aconteça, separamos algumas dicas que podem te ajudar a evitar essa situação.

Essas dicas servem para reduzir o estresse e fortalecer a memória. Mas se mesmo assim o “branco” aparecer na hora da prova:

A mensagem geral nessa situação é manter a calma e lembrar-se de que você estudou para a prova e, portanto, sabe a matéria. Procure estar descansado e controlar a ansiedade na hora da prova e tente realizar testes com antecedência.

Seguindo essas dicas você com certeza terá um bom desempenho na prova. Depois é só usar seus conhecimentos para tirar uma boa nota e conquistar uma vaga na universidade de seus sonhos!