Coaching pode ajudar na escolha profissional?

setembro 25, 2017 - Cursos e Carreira
Coaching pode ajudar na escolha profissional?

É inegável que decidir a futura profissão é importante na vida de qualquer pessoa. Há muitas opções de carreira e outros fatores a considerar, ainda mais se levarmos em conta que a maioria dos vestibulandos é muito jovem para tomar uma decisão definitiva quanto à sua vocação. Em alguns casos também existe a expectativa dos familiares, amigos ou professores sobre qual rumo seguir, o que pode gerar mais dúvidas.

Antes do vestibular, muitos estudantes recorrem a testes vocacionais para fazer a escolha certa, já que eles permitem identificar aptidões e a melhor maneira de usá-las a seu favor. E embora seja pouco explorada, a prática do coaching de carreira também pode ser decisiva nessa etapa.

O profissional de coach propõe uma série de perguntas e testes que favorecem o autoconhecimento, identificando os pontos fortes do futuro profissional com mais precisão. Com uma visão mais clara sobre si mesmo, fica muito mais fácil para o estudante encontrar a melhor opção de carreira para o seu perfil.

Durante o coaching, o estudante é incentivado a investigar e entender como a futura profissão pode fazer parte de seu desenvolvimento humano, o que é fundamental para construir uma carreira de maneira estratégica. Se você ainda tem dúvidas, vale a pena buscar orientação com um coach e explorar o melhor de si mesmo nos estudos, na carreira e na vida.