Cinco vantagens de estudar a distância

agosto 28, 2017 - Cursos e Carreira
Cinco vantagens de estudar a distância

Ao procurar um Curso de Ensino Superior, podemos nos deparar com a sigla EaD (Ensino a Distância). Esse tipo de curso, como o próprio nome já diz, pode ser realizado fora da Universidade, com aulas gravadas ou transmitidas ao vivo e assistidas pelo computador.

Essa modalidade de curso tem crescido nos últimos anos em razão da comodidade e facilidade no processo de aprendizado. No entanto, o Ensino a Distância ainda pode ser um território desconhecido para algumas pessoas – por isso selecionamos cinco vantagens sobre o método, mostrando por que ele pode ser a escolha certa para você.

1. Valor reduzido: os cursos de EaD são, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até 40% mais baratos do que os presenciais, já que o aluno não precisa se locomover até a universidade para assistir às aulas.
  2. Fácil acesso: ao surgir algum imprevisto (como atrasos, horas extras no trabalho ou o cancelamento de algum compromisso), os conteúdos podem ser acessados facilmente pela internet no horário mais cômodo para o aluno, e os tutores podem ser contatados para solucionar dúvidas.
  3. Controle sobre as aulas: um diferencial dos cursos a distância é a liberdade que o aluno tem para montar seu cronograma de estudo, decidindo local e horário preferenciais, de acordo com o calendário estipulado no curso.
  4. Mais responsabilidade: vale lembrar que a responsabilidade é tão importante quanto a flexibilidade, já que o desempenho do aluno depende da sua disciplina, gestão de tempo e organização.
  5. Proximidade com tecnologia: as aulas de EaD permitem ao aluno o contato com novas tecnologias e formatos de mídia, desenvolvendo habilidades que também serão importantes no mercado de trabalho.

Essas são algumas vantagens de se estudar a distância – e com a expansão da modalidade, sempre surgirão novos cursos de formação e especialização. Para quem ainda não conhece, vale a pena pesquisar os Cursos de EaD em sua área de atuação a fim de agregar mais conhecimentos e habilidades profissionais.