Atividades extracurriculares podem ajudar na formação?

novembro 21, 2017 - Cursos e Carreira
Atividades extracurriculares podem ajudar na formação?

Muitos Cursos de Graduação exigem que os Alunos cumpram uma carga de atividades extracurriculares (ou complementares) para enriquecer o processo de aprendizagem, mas nem todos percebem as potenciais oportunidades de crescimento nessas atividades.

Seja por meio de um trabalho voluntário, iniciação científica ou Cursos extracurriculares, as atividades complementares podem enriquecer o currículo, ajudando na busca de um estágio ou primeiro emprego. Também auxiliam no crescimento pessoal e na aquisição de certas habilidades que não estejam na matriz curricular. Um exemplo claro disso é o desenvolvimento de valores como liderança, autonomia e capacidade de agir sob pressão, características muito buscadas por recrutadores e que são desenvolvidas em iniciações científicas e trabalhos voluntários.

Nem sempre é fácil conciliar os horários das aulas com essas atividades extracurriculares, devido ao tempo reservado para estudar, fazer as lições e se preparar para as provas. Por isso, é importante que o Aluno tenha em mente que essas atividades podem ajudá-lo a lidar com situações do mercado de trabalho e colocá-lo à frente dos demais candidatos, então vale a pena passar pela experiência, expondo e refinando seus pontos fortes para evoluir cada vez mais.