Menu

Assistir séries pode ajudar nos estudos

Março 20, 2017 - Decida-se
Assistir séries pode ajudar nos estudos

Assistir a uma série na TV ou no computador é ótimo, não é? Conhecer novos personagens e histórias, se emocionar e passar horas e horas acordado acompanhando todos os episódios é uma sensação indescritível. Mas você sabia que as séries também podem ser de grande ajuda no momento dos estudos?

Entre os vários tipos de séries que existem nos canais e aplicativos hoje, há algumas que tratam de temas abordados nas salas de aula, o que pode ajudar aqueles que estão se preparando para o ENEM ou Vestibular. Assim como podcasts e filmes, os seriados saem da forma tradicional de ensino e podem auxiliar os alunos a entenderem melhor alguns conceitos das disciplinas, que são exemplificados e retratados nas cenas.

Embora possam ajudar nos estudos, as séries não devem substituir os livros e exercícios, devendo ser encaradas apenas como um ponto de partida na busca por mais informações sobre os assuntos abordados.

Algumas séries abordam disciplinas específicas, que podem servir para aqueles que desejam se aprofundar em algum assunto ou conceito. Separamos alguns seriados que podem te ajudar em algumas matérias:

Breaking Bad conta a história de Walter White, um professor de química que, após ser diagnosticado com um câncer de pulmão, acaba se tornando um traficante de metanfetamina. A série aborda diversos conceitos de Química e, em várias ocasiões, mostra alguns experimentos realizados na prática.

Outras séries sobre a disciplina são Helix, sobre um vírus devastador; Cosmos: A Spacetime Odyssey, sobre tempo e espaço no campo da Astrofísica; e The Big Bang Theory, uma comédia que conta a história de quatro amigos físicos e que discute diversos conceitos, dos mais básicos aos mais avançados.

 

The Tudors, baseado na história de Henrique VIII na Inglaterra, conta, com sua moderada dose de entretenimento, os acontecimentos da época, desde seu casamento com Catarina de Aragão, seu rompimento com a Igreja Católica, até outros fatos desse período.

Além dessa série, outras dicas são: Roma, que retrata a transição da Antiga Roma da República ao Império; Marco Polo, sobre a época das navegações e dando um foco maior para o Império Mongol e House of Cards que, embora seja puramente ficcional, consegue retratar conceitos e processos da política internacional e interna dos EUA.

 

Seriados médicos são, em geral, ótimas formas de aprender mais sobre vírus, doenças, tratamentos, genética e outros conceitos abordados em Biologia. Entre elas, as mais aclamadas e respeitadas são Grey’s Anatomy, House e Scrubs, que contam o dia a dia em hospitais, com suas diferentes abordagens, passando do drama à comédia. Outra série interessante sob o ponto de vista do corpo humano é Bones, na qual uma equipe de investigadores busca soluções de assassinatos por meio dos ossos das vítimas, o que pode ajudar a entender melhor a função de cada um deles, bem como seus nomes.

Existem outras séries interessantes, que abordam assuntos da atualidade, como discussões de gênero, igualdade, liberdade de expressão, que podem auxiliá-lo a formar um pensamento crítico e argumentativo. Busque as informações certas em cada série que assistir e tente enxergá-las como uma oportunidade de utilizar as lições aprendidas em uma Redação, por exemplo.

Agora é só ligar a TV e partir para os estudos!