Menu

O ENEM chegou, e agora? 7 dicas para se sair bem na prova e evitar o nervosismo!

outubro 25, 2016 - Decida-se
O ENEM chegou, e agora? 7 dicas para se sair bem na prova e evitar o nervosismo!

Chegou a hora, foram anos de estudo e dedicação para entrar em uma boa faculdade, mas antes de encarar o Vestibular ainda há um passo muito importante: fazer a prova do ENEM.

Para muita gente o ENEM pode não ter muita importância, mas na verdade é uma grande ajuda para entrar em uma boa faculdade. O UNISAL, por exemplo, é uma das universidades que avalia os resultados da prova no seu processo seletivo.

De acordo com o site oficial, o exame é formado por quatro provas, cada uma com 45 questões, e uma redação. O conteúdo contempla as disciplinas abaixo.

Já deu para notar que não é uma prova qualquer e deve ser levada a sério, então é sempre bom estar preparado e se esforçar para se sair bem e entrar no Ensino Superior com o pé direito!

 

Mas, será que estudar muito é o bastante?

Sei o que você deve estar pensando: o Ensino Médio ou o Cursinho foram cargas pesadas de ensino e conhecimento, com muitas provas e lições e pouco tempo para relaxar de verdade. Então, será que vou ter de estudar ainda mais para o ENEM?

Calma, não é bem assim. Veja o ENEM como um aquecimento para o Vestibular, uma preparação. Claro que o estudo é importante, mas não adianta se cansar antes da prova.

Para te deixar mais tranquilo, separamos 7 dicas que podem te ajudar antes e durante a realização da prova.

  1. Baixe as provas dos anos anteriores: o tema de muitas questões pode se repetir, então estudar as provas passadas é uma boa pedida!
  2. Se prepare para a Redação: não se contente apenas em ir bem nas questões teste, procure exercitar sua escrita e veja os critérios de avaliação dos anos anteriores também
  3. Comece pelas matérias mais fáceis: de nada adianta se desesperar com questões difíceis logo de cara. Comece pelas matérias que você tem mais afinidade e fique mais tranquilo com o resto da prova.
  4. Fique antenado: não se foque apenas nas matérias do Ensino Médio. Procure também estar atualizado com as últimas notícias do Brasil e do mundo, pois uma delas pode ser tema da redação.
  5. Alimente-se bem: uma boa alimentação sempre é uma boa pedida para repor as energias. Leve barrinhas e lanches leves para comer durante a prova, mas não exagere para não correr o risco de passar mal.
  6. Relaxe: evite estudar minutos antes da prova. Tente relaxar um dia antes do exame e dormir bem, assim sua cabeça vai estar mais tranquila na hora.
  7. Fique de olho no tempo: no total são 10 horas de prova, então tente se organizar para não perder muito tempo e acabar se apavorando. Não sabe uma questão? Pule! Você pode voltar nela depois.

Existem várias opções de cursos para o ENEM totalmente gratuitos e que podem te ajudar a ficar mais calmo e preparado.

Seguindo essas dicas a prova com certeza será mais tranquila. Lembre-se de estudar, mas também não se esqueça de que é sempre bom estar tranquilo.

Boa prova! =)