Vocação Universal à Santidade na Lumen gentium. Um legado de São Francisco de Sales

São Paulo / Pio XI

  1. Duração do curso

    20h
    De 24 de agosto a 30 de novembro

  2. Turno das aulas

    Vespertino

  3. Horário das aulas

    Quintas-feiras
    13h30 às 15h

  4. Investimento

    3x R$ 89,90

Justificativa

O Vaticano II, com a Constituição dogmática sobre a Igreja, especificamente no capítulo quinto, aborda o chamado universal à santidade na Igreja. A santidade cristã consiste na vocação de todos à perfeição do amor, nos termos da caridade. Logo, a caridade é a perfeição da vida e santidade cristã. Deus dirige seu chamado a cada um e quer se unir a todos através do Cristo, portanto a santidade cristã é um dom concedido a Igreja e a cada fiel. Todos são chamados à plenitute da vida cristã, exercido em diversos modos e nas condições de cada um. No entanto, aborda a tendência e a exigência de tender à perfeição da santidade comum a todo cristão. O Concílio relembra que todos têm uma tendência para a perfeição da caridade. Mas, reafirma que a obrigação de tender a santidade é para todos pela exortação do Cristo para a santidade de vida e que o Espírito Santo  move os corações para a vivência do duplo mandamento do amor. Esta abordagem conciliar se aproxima estritamente da reflexão teológica de São Francisco de Sales que define a santidade como perfeição da caridade, e que Deus deseja a santidade para todos. Também afirma a tendência à santidade como vocação de todos e da obrigação de progredir na perfeição cristã.

Objetivos

Visa apontar na teologia da vocação universal à santidade de São Francisco de Sales elementos para uma compreensão do quinto capítulo da Lumen gentium.

Pré-requisitos e público-alvo

 

Todos os interessados no assunto.

Método de Ensino

Aulas expositivas, materiais audio visuais e ensaios práticos.

Conteúdo

1. Vocação Universal à Santidade no capítulo quinto da Lumen gentium1a. Período antepreparatório
2b. Período preparatório
3c. Período conciliar
4d. Vocação Universal à Santidade na Igreja
2. Conceito teológico de santidade cristã segundo São Francisco de Sales.
1a. O conceito de amor.
2b. Caridade
3c.Santidade: Lumen gentium e São Francisco de Sales.
3. Pontos teológicos comuns entre a teologia da vocação universal a santidade de São Francisco de Sales e o quinto capítulo da Lumen gentium.
1a. A tendência à santidade cristã.
2b. Há obrigação à santidade cristã.