Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Automotivos

Campinas / São José

  1. Duração do curso

    6 Semestres

  2. Turno das aulas

    Matutino e Noturno

  3. Horário das aulas

    M: 07h50 às 11h30
    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidades 2017; Matutino: R$ 726,00*; Noturno: R$ 726,00

  5. Ato Regulatório

    Reconhecimento;Port. Nº 301 de 27.12.12 publ. em 31.12.12

Sobre

Oferece o conhecimento das principais tendências de mercado em Tecnologia Automotiva. Forma tecnólogos especializados no desenvolvimento de produtos e processos automotivos, aplicando avançadas ferramentas de projeto, normas e legislações – controle de emissão de poluentes, proporcionando uma formação tecnológica que torna o profissional apto a criar soluções em sistemas automotivos.

Campinas - Tecnologia de Sistemas Automotivos

Sistemas Automotivos em Campinas

A região metropolitana de Campinas tem se destacado como um forte polo de pesquisa e desenvolvimento. Empresas como: GM, Honda, DaimlerChrysler, Toyota, Magneti Marelli, Eaton, Bosch, Valeo, Delphi, Benteler Automotive; aumentam a demanda por profissionais com capacitação e potencialidade para sustentar a produtividade do setor automotivo.

Objetivo

  • Formar profissionais aptos a modernizar as técnicas de produção utilizadas no setor industrial, através do emprego de sistemas inteligentes embarcados juntamente com novas estruturas mecânicas, levando em conta características técnicas, econômicas, gerenciais, humanísticas e ambientais;
  • Possibilitar a melhoria da qualidade da produção industrial, reduzindo o desperdício e, conseqüentemente, colocando no mercado produtos mais competitivos;
  • Estimular a criação de empresas de prestação de serviços na área Automobilística, apostando na tecnologia agregada aos produtos e no domínio do conhecimento, tais como: Esquemas Elétricos Automotivos, Eletrônica Embarcada Automotiva, Redes Automotivas, Sistemas de Tempo Real e tecnologia automotiva.

Área de Atuação

O futuro profissional poderá exercer suas funções em Indústrias Automotivas: montadoras ou desenvolvedoras de sistemas, empresas metalúrgicas, fábricas de eletroeletrônicos e de autopeças para desenvolvimento e implantação de projetos. Há também demanda nos setores de instalação, manutenção, operação e supervisão de equipamentos no setor automotivo.

Perfil do Egresso

Elaborar projetos e efetuar montagens de sistemas integrados a motores de combustão interna, transmissões, freio e outras estruturas veiculares, envolvendo dispositivos eletro-eletrônicos, eletro-pneumáticos, eletro-hidráulicos e mecânicos; Utilizar e pesquisar combustíveis atuais e alternativos; Conhecer e avaliar fenômenos da acústica e vibrações; Dominar os materiais e as técnicas utilizadas no setor automotivo; Ter total conhecimento sobre controle de motores e sistemas veiculares gerenciados eletronicamente; Reparar e/ou substituir elementos mecânicos e eletroeletrônicos em equipamentos e sistemas automotivos; Projetar e efetuar montagens de sistemas empregados em equipamentos e processos da industria automobilística, testando seu funcionamento de acordo com padrões estabelecidos e normas específicas.

Projetos

  • Projeto Kart-Cross
  • Projeto BAJA
  • Projeto Flow Bench – Instalação de Banco de fluxo de ar para análise de componentes mecânicos
  • Projeto Paineis de Instrumentos automotivos
  • Projeto de Instrumentação de teste de alternadores.

Emprego e Estágio

Dentre os itens do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Automotivos, destaca-se como de suma importância para o estudante, o Estágio Supervisionado, realizado em empresas relacionadas à área de formação e com carga horária mínima de 600 horas.

No estágio supervisionado não-obrigatório o aluno pode realizar quantas horas desejar na mesma empresa ou em empresas diferentes. O estágio obrigatório é componente da matriz curricular do curso e poderá ser realizado, somente, após a conclusão do quarto semestre, onde o estudante faz contato com a realidade da empresa, saindo do ambiente acadêmico com seus princípios teóricos e práticos adquiridos, vislumbrando a complexidade daquele novo mundo, suas tecnologias, procedimentos, cultura e ambiente.

Deste modo, pode-se resumir a função do estágio:

  • Dar um referencial à formação do estudante;
  • Esclarecer seu real campo de trabalho após sua formação;
  • Motivá-lo ao permitir o contato com o real: teoria x prática;
  • Dar-lhes consciência das suas necessidades teóricas e comportamentais;
  • Dar-lhes uma visão geral do setor produtivo e da empresa em especial;
  • Descobrir áreas de interesse para a sua própria especialização no decorrer do curso.

O estágio tem duração mínima de 600 horas para o Curso Tecnologia em Sistemas Automotivos. Para o processo de estágio, o aluno deve providenciar a documentação necessária para comprovar o vínculo de estágio com a empresa, realizar trabalho relacionado com o curso e elaborar um relatório de estágio conforme normas específicas, sempre sob supervisão do Professor Orientador de Estágio e ao final com parecer do coordenador do curso de Tecnologia em Sistemas Automotivos.

Para os alunos já empregados na área, é permitido o uso de suas horas normais de trabalho, como estágio-funcionário, bastando apenas providenciar as devidas autorizações.

Já os alunos sem vínculo empregatício ou que não trabalham na área, necessitam procurar o Setor de relacionamento Escola-Empresa para iniciarem o processo de estágio.

O Professor Orientador de Estágio é o responsável por orientar o trabalho desenvolvido e supervisionar a entrega de relatórios nos prazos estabelecidos, garantindo um bom andamento do estágio.

Vestibular 2018