Seminário sobre Planejamento de Empresas Aéreas

Campinas / São José

  1. Duração do curso

    20h
    De 10 de março a 14 de abril

  2. Turno das aulas

    Matutino

  3. Horário das aulas

    Sábados
    8h30 às 12h30

  4. Investimento

    R$ 190,00 (2x  R$95,00) 

Justificativa

O transporte é um setor de grande complexidade e tem particularidades que torna a sua compreensão difícil de ser absorvida por profissionais que não disponham de uma vivência específica. Por outro lado, as margens de rentabilidade são muito baixas e os volumes de recursos financeiros envolvidos é elevadíssimo. Possui também características que tornam sua gestão especialmente difícil, tais como, produto não estocável; fornecedores altamente concentrados; insumos de preços voláteis e dependentes da taxa de câmbio (combustível, por exemplo). Neste contexto, quaisquer erros de gestão redundam em perdas econômicas de grande vulto.

Objetivos

Oferecer aos participantes uma visão geral do setor, especialmente no tocante aos direcionadores da concorrência, melhores práticas na formulação de preços, principais custos operacionais, parâmetros para escolha de aeronaves, entre outros aspectos de impacto estratégico.

Pré-requisitos e público-alvo

Embora não seja mandatório, desejavelmente os participantes deverão ter tido um contato prévio mínimo com a indústria do transporte aéreo, ainda que em posições operacionais.

Método de Ensino

Aulas expositivas suportadas por material didático de nível internacional.

Conteúdo

1- História da aviação e antecedentes da OACI e do Sistema de Bermudas;
2- Os Modelos de Negócios das Empresas Aéreas e suas Estratégias de Expansão;
3- Gerenciamento de Receitas e Receitas Anciliares: conceitos e fundamentos teóricos;
4-  Custos das empresas aéreas;
5- Plano operacional e escolha de frota;
6- As Forças que Dirigem a Concorrência no Transporte Aéreo;
7- O Transporte Aéreo no Mundo – Seus Principais Desafios.


Informações

Mínimo de 20 alunos para início do curso