Salvação e Igreja na perspectiva do Concílio Ecumênico Vaticano II

São Paulo / Pio XI

  1. Duração do curso

    28h
    De 13 de março a 26 de junho de 2018

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    Segundas-feiras
    20h às 21h40

  4. Investimento

    3x R$ 89,90

Justificativa

O contexto social contemporâneo abriga grande diversidade de compreensões acerca da salvação humana. O Evangelho a afirma como universal. Na mesma esteira o Concílio Vaticano II. Isso pauta uma exigência de aprofundamento sobre esse elemento fundamental para toda e qualquer afirmação religiosa, especialmente a Igreja Católica. A Salvação está diretamente relacionada a visão e ação evangelizadora da Igreja. Diante disso, urge a necessidade de refletir como a Igreja pode comunicar o dom que recebeu de Deus a toda a humanidade sem sobreposição cultural, política e religiosa.

Objetivos

Refletir sobre a compreensão de Salvação Universal
presente nas contribuições do Concílio Vaticano II e a visão de Igreja decorrente dela.

Pré-requisitos e público-alvo

Graduados em Teologia ou Filosofia.
Estudantes de teologia (graduação ou  Extensão Universitária).
Membros de comunidades paroquiais.

Método de Ensino

Aulas expositivas com provocações ao debate acerca do tema.

Conteúdo

A SALVAÇÃO HUMANA SEGUNDO O CONCÍLIO VATICANO II: A salvação / Fundamentação Bíblica / Soteriologia no Vat. II / A centralidade de Cristo / A salvação universal.
A ECLESIOLOGIA DO CONCÍLIO VATICANO II: O Reino de Deus como fundamento eclesiológico / Igreja e Lumem Gentuim/ Igreja e  Gaudium et Spes/ O ser humano e seu anseio de felicidade / Igreja Povo de Deus.
IMPLICAÇÕES PASTORAIS A PARTIR DA COMPREENSÃO DE IGREJA COMO MEDIADORA DA SALVAÇÃO HUMANA: Considerações sobre o mundo contemporâneo / Expectativas do homem contemporâneo / O verdadeiro diálogo / Salvavação em Cristo, resposta plena para o anseio humano?