Regulação de Drones

Campinas / São José

  1. Duração do curso

    16h

  2. Turno das aulas

    Matutino

  3. Horário das aulas

    das 8h30 às 12h30

  4. Investimento

    R$ 365,00 ou 2x R$ 165,00

Uso indiscriminado de Drones pode comprometer a segurança do espaço aéreo, colocando em risco as vidas abordo de aeronaves e áreas de sobrevoo, é preciso ter conciência das responsabilidades civis e criminais em virtude do uso destes produtos. Em 13 de novembro de 2017 um drone invadiu o espaço aéreo de Congonhas em São Paulo, e prejudicou voos, o aeroporto ficou fechado por 2 horas comprometendo o fluxo dos voos e prejudicando a malha aérea do País, as consequências, voos foram desviados ou cancelados, Polícia Federal busca responsável pelo drone, crime é de atentado ao transporte aéreo e de acordo com o anexo 17 da ICAO, o atentado é descrito como Ato de Interferência Ilicíta contra a Aviação Civil.

Objetivos


Abordar os requisitos gerais de competência da ANAC para aeronaves não tripuladas. Mostrar as condições para operação de aeronaves não tripuladas no Brasil considerando o atual estágio do desenvolvimento desta tecnologia. Conhecer as regulamentações de outros entes da administração pública direta e indireta.


Pré-requisitos e público-alvo

Usuários de Drones; Bacharéis em Direito e Administração; Engenheiros; e Profissionais de Aviação Civil.


Método de Ensino

Aula expositiva através de datashow (Projetor)


Conteúdo

Introdução; Sistema de Aviação Civil Internacional; Artigo 261 do Código Penal Brasileiro; O Espaço Aéreo Brasileiro; Classes de Drones – RPA; Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DRONE/RPAS; SARPAS; Agência Nacional de Telecomunicações e os DRONES; Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial nº 94/2017; Acidentes e Incidentes Aeronáuticos.


Informações

Período de Inscrição
De 19 de fevereiro até 17 de março