Psicologia Clínica: uma abordagem psicanalítica

Campinas / Liceu Salesiano

Em outras unidades
  1. Duração do curso

    360 horas – aulas quinzenais

  2. Turno das aulas

    Integral

  3. Horário das aulas

    Sábados das 8h30 às 12h / 13h às 16h30

  4. Investimento

    24 parcelas R$ 390,00; Ano letivo 2017 | Reajuste Anual

  5. Ato Regulatório

    .

Apresentação

A psicanálise, no âmbito da intervenção clínica, possui especificidades e se orienta pela ética do desejo. Nessa direção, três eixos serão constitutivos a esse percurso de trabalho. Em primeiro lugar, a concepção da constituição psíquica que se realiza em estruturas apoiadas num lastro: o inconsciente. Dessa forma, prioriza as diferentes experiências do sujeito, em torno de um momento específico, a infância, e não sem considerar que a relação ao Outro é o lugar de seu nascimento.

Em segundo lugar, distinto da convencional nosografia psiquiátrica, que se pauta na descrição e enquadramento de sintomas, a psicanálise compreende o processo diagnóstico na referência ao sujeito e ao campo da linguagem; compreende o sintoma no interior de uma economia do gozo e como produto do recalque (dinâmica inconsciente); toma cada sintoma em sua significação inteiramente diferenciada; faz uma discriminação rigorosa entre identidade do sintoma e a identidade dos traços estruturais. A inclusão do sujeito no processo de deciframento do sintoma resgata a dimensão da subjetividade do anonimato em vigência no discurso da ciência.

Em terceiro lugar, atribui grande importância às entrevistas preliminares na constituição das condições mínimas para que ocorra a experiência analítica; o sofrimento, a implicação e a fala endereçada a um outro, na transferência com o psicanalista. O diagnóstico em psicanálise se realiza no marco da transferência.

Por último, encontra um sentido no contrato terapêutico (tempo, dinheiro) e argumenta a posição de objeto do analista (o desejo do analista), que obedece a uma ética. Problematiza a noção de cura e final de análise.

Pensar a clínica psicanalítica significa, também, voltar a análise ao sofrimento contemporâneo, no sentido de pensar os efeitos do discurso social na formação dos sintomas que chegam à clínica e de oferecer uma contribuição à compreensão dos fenômenos na cultura e na atualidade.

Objetivos

A partir do conjunto teórico formulado por Freud, por Lacan e seus contemporâneos, além dos psicanalistas da atualidade:

  • Aprofundar os conhecimentos acerca dos diferentes estruturas e operadores da constituição do sujeito;
  • Compreender o processo diagnóstico como a busca pelo sentido do sintoma (trabalho analítico);
  • Refletir sobre a correspondência da clínica psicanalítica e problemáticas contemporâneas, contribuindo para a atualidade da intervenção psicanalítica;
  •  Ampliar a produção de conhecimentos no campo da teoria e clínica psicanalíticas, viabilizando os fundamentos para o exercício da clínica.

Público-Alvo

Psicólogos, psiquiatras e profissionais graduados, com percurso e/ou interesse na abordagem psicanalítica;

Método de Ensino

É composto por 9 disciplinas, de 40 e 20 horas/aula.

Disciplinas

  • Constituição psíquica e estruturas clínicas: neurose, psicose e perversão – 40 horas
  • O lugar do corpo em psicanálise: corpo erógeno, o desejo e o gozo – 40 horas
  • Psicanálise e Cultura: discurso social e patologias na contemporaneidade – 40 horas
  • A clínica psicanalítica em Freud e Lacan: entrevistas preliminares, dinâmica das pulsões, transferência e ato analítico – 40 horas
  • A clínica psicanalítica em Freud e Lacan: tempo, dinheiro e final de análise – 40 horas
  • A clínica psicanalítica do adolescente e do adulto: psicopatologias, diagnóstico e dispositivos clínicos – 40 horas
  • A clínica psicanalítica da criança: psicopatologias, diagnóstico e dispositivos clínicos – 40 horas
  • Autismos e psicoses na infância: especificidades do diagnóstico, da intervenção e dispositivos clínicos – 40 horas
  • Seminários de apresentação de casos – 40 horas
  • Prática supervisionada para elaboração de Monografia – 20 horas.