Psicologia

Campinas / Liceu Salesiano

  1. Duração do curso

    10 Semestres

  2. Turno das aulas

    Matutino e Noturno

  3. Horário das aulas

    M: 8h às 11h40
    N: 19h às 22h40

  4. Investimento

    Mensalidades 2018;
    Matutino: R$ 1.191,00;
    Noturno: R$ 1.191,00

  5. Ato Regulatório

    Autorização;Port. Nº 732 de 23.12.13 publ. em 24.12.13

Estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade; observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos; atua em consultórios, em hospitais, nas mais variadas instituições de saúde, em escolas, instituições de diversas naturezas, como grandes, médias e pequenas empresas, e muitos campos da promoção social, na elaboração de estratégias psicossociais para ONGs, abrigos comunitários e centros socioeducativos (GUIA DO ESTUDANTE, 2014).

Psicologia em Campinas

O curso conta com espaço físico adequado, confortável e de alta qualidade de acomodações e instalações. Ele surge em resposta ao crescimento de uma região altamente industrializada: a Região Metropolitana de Campinas. A densa industrialização da região reflete em grande demanda social, educacional, de trabalho e de saúde. Além da formação em bases tradicionais, o curso oferece duas ênfases (Promoção Social e Gestão de Pessoas), uma ampla quantidade de eventos, aulas práticas e estágios supervisionados.

Objetivos

  • Promover o desenvolvimento e a construção do conhecimento científico em Psicologia de uma maneira atrativa, integrada e produtiva;
  • Reconhecer diferentes tendências e concepções teóricas em Psicologia, considerando as peculiaridades de contextos históricos, ontológicos e dos campos de aplicações;
  • Articular a Psicologia com seus fundamentos biológicos, socioculturais e Atividades Curriculares afins;
  • Ressaltar a especificidade da visão psicológica diante de fenômenos variados e colocados em diferentes contextos;
  • Fortalecer o conhecimento teórico e científico da Psicologia através da prática dos laboratórios, das atividades de pesquisa, das atividades complementares e da prática dos estágios (nível básico e profissionalizante);
  • Assegurar o domínio de práticas e políticas de penetração no contexto social, e de intervenção transformadora nesse contexto.

Área de Atuação

As grandes áreas onde Psicologia são: saúde (clínica), escolar (educacional), organizacional e social. Na prática, as áreas de atuação do psicólogo abrangem hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios, creches, escolas, associações comunitárias, empresas, consultorias, sindicatos, fundações, juizados de menores e da família, penitenciárias, associações profissionais e esportivas, clínicas especializadas, núcleos rurais e comunitários, pesquisa científica, etc.

Perfil do Egresso

O aluno formado no curso de Psicologia do UNISAL – Campinas deve saber:

  • Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
  • Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações;
  • Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população;
  • Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia;
  • Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
  • Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva;
  • Diagnosticar e avaliar processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
  • Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais;
  • Atuar inter e multiprofissionalmente;
  • Saber buscar e usar o conhecimento científico.

Estrutura Curricular

O núcleo comum está estruturado a partir dos seguintes eixos e seus respectivos conjuntos de disciplinas:

EIXO 1 – Fundamentos Epistemológicos e Históricos. Atividades Curriculares: História da Psicologia, Teoria e Sistemas Psicológicos Psicodinâmicos, TSP Behaviorista e TSP Humanista.

EIXO 2 – Interfaces com Campos Afins do Conhecimento. Atividades Curriculares: Sociologia Geral, Cultura Brasileira, Neuroanatomia Funcional, Neurofisiologia da Cognição e Emoção, Psicofarmacologia e Dependência Química, Genética Médica, Filosofia, ética, Antropologia Religiosa I e II.

EIXO 3 – Fenômenos e Processos Psicológicos Básicos. Atividades Curriculares: Desenvolvimento I – Infância, II – Adolescência, III – Vida Adulta, Teorias Psicodinâmicas, Behavioristas e Humanistas da Personalidade I e II, Psicopatologia I e II, Processos Psicológicos Básicos I – Sensação, Percepção e Memória – e II – Consciência e Emoção.

EIXO 4 – Fundamentos Metodológicos. Atividades Curriculares: Leitura e Produção de Textos, Metodologia da Pesquisa Científica, Estatística Aplicada à Psicologia I e II, Métodos Técnicas Pesquisa Psicologia.

EIXO 5 – Práticas Profissionais. Atividades Curriculares: Técn. de Avaliação Psicológica I, II e III, Psicodiagnóstico Psicodinâmico, Behaviorista e Humanista, Psicologia dos Grupos, Escolar e Organizacional, Prevenção na Escola, Ética Profissional, Psicoterapia Psicanalítica, Behaviorista e Humanista.

No núcleo comum também estão contemplados os seguintes estágios: Estágio Supervisionado Básico I e II; Estagio Profissionalizante Supervisionado – Saúde I, II e III; Escolar / Educacional I, II e III.

A ênfase em Promoção Social: EIXO 5 – Práticas Profissionais: Psicologia e Políticas Públicas, Psicologia Comunitária e Institucional, Intervenção Psicossocial, Optativa I e II. Também contempla os Estágios Supervisionados Profissionalizantes – Promoção Social I, II e III.

A ênfase em Gestão de Pessoas: EIXO 5 – Práticas Profissionais: Gestão de Pessoas, Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira, Cultura e Clima Organizacional, Optativa I e II. Também contempla os Estágios Supervisionados Profissionalizantes – Gestão de Pessoas I, II e III.

Projetos Especiais

SPA – Serviço de Psicologia Aplicada: atenção psicológica gratuita à comunidade através de psicoterapia, orientação de pais, orientação profissional / vocacional, atenção às dificuldades de aprendizagem;

LaPeNC – Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociencias Cognitivas: Laboratório registrado no CNPq, cujas linhas de pesquisa são: 1) Diagnóstico e Avaliação no contexto educacional, 2) Neurociências e Psicopatologia e 3) Psicodiagnóstico e Processos Psicossociais;

LaProPS (NOVO) – Laboratório de Processos Psicológicos e Subjetividade: Laboratório em processo de registro no CNPq, cujas linhas de pesquisa são: 1) Saúde Mental & Trabalho e 2) Processos Psicológicos e Subjetividade;

Revista Sulamericana de Psicologia (NOVO): Periódico eletrônico para divulgação de resultados de trabalhos científicos internacionais e relatos de experiência profissional em Psicologia, editorado a partir de uma pareceria entre o curso de Psicologia do UNISAL e da UCSH – Universidad Católica Silva Henriquez, de Santiago – Chile.

Emprego Estágio

Os estágios curriculares acontecem em dois ciclos: Estágio Básico e Estágio Profissionalizante. No final do ano, os concluintes dos ciclos básico e profissionalizante apresentam seus trabalhos para uma banca de arguição, em um evento conhecido como “Mostra de Estágios da Psicologia”. Além da oportunidade de estágio oferecido pelo Serviço-Escola (Serviço de Psicologia Aplicada), os campos de atuação são variados: hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, abrigos para crianças, abrigos para idosos, creches, escolas, associações comunitárias, empresas, consultorias, sindicatos, fundações, penitenciárias, associações profissionais e esportivas, clínicas especializadas, núcleos comunitários.

Coordenador do curso:

Profª. Drª. Elisabete Aparecida Monteiro
elisabete.monteiro@am.unisal.br