Central de atendimento 0800 77 12345

Psicologia

Campinas / Liceu Salesiano

  1. Duração do curso

    10 Semestres

  2. Turno das aulas

    Matutino e Noturno

  3. Horário das aulas

    seg a sex V: 17h10 às 20h45 | N: 19h às 22h35 e aos sábados 8h30 às 12h

  4. Investimento

    Mensalidades 2017; Matutino: R$ 1.134,00*; Noturno: R$ 1.134,00

  5. Ato Regulatório

    Autorização;Port. Nº 732 de 23.12.13 publ. em 24.12.13

Estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade; observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos; atua em consultórios, em hospitais, nas mais variadas instituições de saúde, em escolas, instituições de diversas naturezas, como grandes, médias e pequenas empresas, e muitos campos da promoção social, na elaboração de estratégias psicossociais para ONGs, abrigos comunitários e centros socioeducativos (GUIA DO ESTUDANTE, 2014).

Campinas - Psicologia

Psicologia em Campinas

O curso conta com espaço físico adequado, confortável e de alta qualidade de acomodações e instalações. Ele surge em resposta ao crescimento de uma região altamente industrializada: a Região Metropolitana de Campinas. A densa industrialização da região reflete em grande demanda social, educacional, de trabalho e de saúde. Além da formação em bases tradicionais, o curso oferece duas ênfases (Promoção Social e Gestão de Pessoas), uma ampla quantidade de eventos, aulas práticas e estágios supervisionados.

Objetivos

  • Promover o desenvolvimento e a construção do conhecimento científico em Psicologia de uma maneira atrativa, integrada e produtiva;
  • Reconhecer diferentes tendências e concepções teóricas em Psicologia, considerando as peculiaridades de contextos históricos, ontológicos e dos campos de aplicações;
  • Articular a Psicologia com seus fundamentos biológicos, socioculturais e Atividades Curriculares afins;
  • Ressaltar a especificidade da visão psicológica diante de fenômenos variados e colocados em diferentes contextos;
  • Fortalecer o conhecimento teórico e científico da Psicologia através da prática dos laboratórios, das atividades de pesquisa, das atividades complementares e da prática dos estágios (nível básico e profissionalizante);
  • Assegurar o domínio de práticas e políticas de penetração no contexto social, e de intervenção transformadora nesse contexto.

Área de Atuação

As grandes áreas onde Psicologia são: saúde (clínica), escolar (educacional), organizacional e social. Na prática, as áreas de atuação do psicólogo abrangem hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios, creches, escolas, associações comunitárias, empresas, consultorias, sindicatos, fundações, juizados de menores e da família, penitenciárias, associações profissionais e esportivas, clínicas especializadas, núcleos rurais e comunitários, pesquisa científica, etc.

Perfil do Egresso

O aluno formado no curso de Psicologia do UNISAL – Campinas deve saber:

  • Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
  • Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações;
  • Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população;
  • Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia;
  • Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
  • Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva;
  • Diagnosticar e avaliar processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
  • Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais;
  • Atuar inter e multiprofissionalmente;
  • Saber buscar e usar o conhecimento científico.

Estrutura Curricular

O núcleo comum está estruturado a partir dos seguintes eixos e seus respectivos conjuntos de disciplinas:

EIXO 1 – Fundamentos Epistemológicos e Históricos. Atividades Curriculares: História da Psicologia, Teoria e Sistemas Psicológicos Psicodinâmicos, TSP Behaviorista e TSP Humanista.

EIXO 2 – Interfaces com Campos Afins do Conhecimento. Atividades Curriculares: Sociologia Geral, Cultura Brasileira, Neuroanatomia Funcional, Neurofisiologia da Cognição e Emoção, Psicofarmacologia e Dependência Química, Genética Médica, Filosofia, ética, Antropologia Religiosa I e II.

EIXO 3 – Fenômenos e Processos Psicológicos Básicos. Atividades Curriculares: Desenvolvimento I – Infância, II – Adolescência, III – Vida Adulta, Teorias Psicodinâmicas, Behavioristas e Humanistas da Personalidade I e II, Psicopatologia I e II, Processos Psicológicos Básicos I – Sensação, Percepção e Memória – e II – Consciência e Emoção.

EIXO 4 – Fundamentos Metodológicos. Atividades Curriculares: Leitura e Produção de Textos, Metodologia da Pesquisa Científica, Estatística Aplicada à Psicologia I e II, Métodos Técnicas Pesquisa Psicologia.

EIXO 5 – Práticas Profissionais. Atividades Curriculares: Técn. de Avaliação Psicológica I, II e III, Psicodiagnóstico Psicodinâmico, Behaviorista e Humanista, Psicologia dos Grupos, Escolar e Organizacional, Prevenção na Escola, Ética Profissional, Psicoterapia Psicanalítica, Behaviorista e Humanista.

No núcleo comum também estão contemplados os seguintes estágios: Estágio Supervisionado Básico I e II; Estagio Profissionalizante Supervisionado – Saúde I, II e III; Escolar / Educacional I, II e III.

A ênfase em Promoção Social: EIXO 5 – Práticas Profissionais: Psicologia e Políticas Públicas, Psicologia Comunitária e Institucional, Intervenção Psicossocial, Optativa I e II. Também contempla os Estágios Supervisionados Profissionalizantes – Promoção Social I, II e III.

A ênfase em Gestão de Pessoas: EIXO 5 – Práticas Profissionais: Gestão de Pessoas, Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira, Cultura e Clima Organizacional, Optativa I e II. Também contempla os Estágios Supervisionados Profissionalizantes – Gestão de Pessoas I, II e III.

Corpo Docente

Ms. Ana Lúcia Magano Henriques
Dra. Ana Maria Melo Negrão
Ms. Ana Paula Bonilha Piccoli
Dra. Cintia Heloina Bueno
Dra. Elisabete Aparecida Monteiro
Ms. Evelin Martins
Ms. Fernando Pessoto
Ms. Hélio José de Abreu
Dr. João Carlos Caselli Messias
Dr. Jorge Luis Mialhe
Dr. José Meciano Filho
Ms. Maria Cristiane Nali
Dra. Norma Silvia Trindade
Ms. Rosemary Cardoso Cabral
Dra. Silvia Szterling Munimos
Dra. Sueli Maria Pessagno Caro

Projetos Especiais

SPA – Serviço de Psicologia Aplicada: atenção psicológica gratuita à comunidade através de psicoterapia, orientação de pais, orientação profissional / vocacional, atenção às dificuldades de aprendizagem;

LaPeNC – Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociencias Cognitivas: Laboratório registrado no CNPq, cujas linhas de pesquisa são: 1) Diagnóstico e Avaliação no contexto educacional, 2) Neurociências e Psicopatologia e 3) Psicodiagnóstico e Processos Psicossociais;

LaProPS (NOVO) – Laboratório de Processos Psicológicos e Subjetividade: Laboratório em processo de registro no CNPq, cujas linhas de pesquisa são: 1) Saúde Mental & Trabalho e 2) Processos Psicológicos e Subjetividade;

Revista Sulamericana de Psicologia (NOVO): Periódico eletrônico para divulgação de resultados de trabalhos científicos internacionais e relatos de experiência profissional em Psicologia, editorado a partir de uma pareceria entre o curso de Psicologia do UNISAL e da UCSH – Universidad Católica Silva Henriquez, de Santiago – Chile.

Emprego Estágio

Os estágios curriculares acontecem em dois ciclos: Estágio Básico e Estágio Profissionalizante. No final do ano, os concluintes dos ciclos básico e profissionalizante apresentam seus trabalhos para uma banca de arguição, em um evento conhecido como “Mostra de Estágios da Psicologia”. Além da oportunidade de estágio oferecido pelo Serviço-Escola (Serviço de Psicologia Aplicada), os campos de atuação são variados: hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, abrigos para crianças, abrigos para idosos, creches, escolas, associações comunitárias, empresas, consultorias, sindicatos, fundações, penitenciárias, associações profissionais e esportivas, clínicas especializadas, núcleos comunitários.

Vestibular 2018