Prática Advocatícia – Organização e Funcionamento do Escritório Profissional

Campinas / Liceu Salesiano

  1. Duração do curso

    12h

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    das 19h às 22h40

  4. Investimento

    Alunos: Gratuito.
    Público externo:
    R$ 120.

Como o estudante de Direito e o recém formado têm dificuldades ao entrar na carreira como profissionais liberais, este curso pretende oferecer os conhecimentos básicos para este início. Assim, este Curso será ministrado de uma forma bem prática para que os alunos possam visualizar o dia-a-dia de um escritório.

Objetivos

1. Oferecer aos participantes conhecimentos básicos sobre a estruturação de uma parceria profissional e a contratação de uma sociedade de advogados.
2. Propiciar aos participantes o conhecimento acerca do funcionamento de um escritório profissional.
3. Explicar o dia-a-dia da jornada de trabalho no ambiente de um escritório profissional.
4. Transmitir as técnicas e experiências sobre as rotinas de trabalho em um escritório profissional para facilitar o gerenciamento do tempo.
5. Apresentar os documentos e instrumentos necessários para o funcionamento de um escritório.
6. Estabelecer parâmetros comparativos sobre os vários modelos de escritório, apontando qualidades e defeitos.


Pré-requisitos e público-alvo

O público-alvo é o jovem advogado e o estudante de direito pretende montar seu próprio escritório.


Método de Ensino

Aulas expositivas e apresentações no Power Point. Também serão apresentadas algumas ferramentas da internet.


Conteúdo

A) A estruturação técnica e jurídica da parceria entre advogados
I. justificativa da parceria
II. conveniência da parceria
III. contrato de sociedade de advogados
IV. registro da sociedade na OAB

B) Consultoria advocatícia em Home Office – Prós e Contras

C) Escritório de advocacia personalizado e com único advogado

D) Estruturação de um escritório
I. Planejamento estratégico
II. Metas, visão, valores, missão e objetivos

E) Montagem do Escritório
I. Instalações físicas
II. Equipagem
III. Fatores organizacionais: profissionais colaboradores, capital, insumos e know-how

F) Rotinas de funcionamento do escritório
I. Dia a dia operacional de um escritório
II. Agenda de prazos
III. Reunião com o cliente
IV. Contratos Profissionais

G) Escritórios Profissionais Modelo

H) Acertos e erros na modelagem do ambiente profissional advocatício


Informações

Aulas:
30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro

Período de Inscrição:
De 30 de Novembro de 2017
Até 30 de Janeiro de 2018