A PESQUISA E A (RE)INVENÇÃO DE SI: MEMÓRIAS, NARRATIVAS E POÉTICAS

Americana / Maria Auxiliadora

  1. Duração do curso

    20h
    De 16 de março a 18 de maio de 2018

  2. Turno das aulas

    Vespertino

  3. Horário das aulas

    Sextas-feiras
    14h às 17h30

  4. Investimento

    04 parcelas de R$ 58,00

Justificativa

Possibilitar que os participantes criem um olhar para si e para o coletivo, de forma que consigam ampliar as visões cotidianas e reflexivas a respeito das relações sujeito-sujeito, sujeito-grupo e sujeito-self, amadurecendo e fortalecendo os vínculos já existentes e os que ainda se estabelecerão.

Objetivos

Criar condições e campos de experiência e experimentação a partir de exercícios teóricos e práticos de modo a colaborar na (re)construção de identidade e construção de processos subjetivos. Entrar em contato com repertórios simbólicos presentes na memória coletiva e em diferentes culturas. Ressignificar memórias individuais e buscar repercussões coletivas. Construir poéticas pessoais e coletivas como exercício de linguagem expressiva e comunicativa.

Pré-requisitos e público-alvo

Alunos e funcionários da instituição, bem como ao público externo.

Método de Ensino

Conversas temáticas mediadas pelos responsáveis; uso de objetos e imagens disparadoras; exercícios com memórias e histórias pessoais, escritas narrativas; compartilhamento oral; oficina de construção artística (linguagem visual: colagem, fotografia, bordado etc); elaboração de produto coletivo final.

Conteúdo

Construção de identidade; Subjetividades; Memórias pessoais e coletivas; Narrativas; Linguagem poética; Simbologia; Aspectos culturais.