Central de atendimento 0800 77 12345

Pedagogia

São Paulo / Santa Teresinha

  1. Duração do curso

    8 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h40

  4. Investimento

    Mensalidades 2017; Noturno: R$ 528,00

  5. Ato Regulatório

    Renov. de Reconhecimento;Port. Nº 286 de 21.12.12 publ. em 27.12.12

O Curso de Pedagogia do UNISAL Santa Teresinha traz para a sala de aula a visão educacional prática que um profissional deve ter para trabalhar nos diversos campos profissionais, apoiando-se, inclusive, nos principais fundamentos teóricos da educação. O curso forma um educador capaz de atuar dentro e fora de espaços escolares, com um trabalho que considera as tecnologias educacionais, as diferentes formas de inclusão, priorizando a ética e ao olhar do próximo.

Santa Teresinha - Pedagogia

Pedagogia em São Paulo

O curso de Pedagogia do Unisal oferece uma grande oportunidade para os futuros pedagogos atuarem tanto na Educação Formal, quanto na Educação Não-formal, com a prática pedagógica em diferentes contextos e a reflexão em relação as mudanças educacionais do dia a dia do país.


Objetivos

Oferecer formação inicial ampla para o ofício docente na Educação Infantil, nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, e em cursos de Educação Profissional; oferecer a formação inicial para a atuação no campo das atividades de gestão educacional e escolar; e oferecer elementos para a atuação como pedagogo em diferentes espaços de aprendizagem e educativos, articulando o ensino, a pesquisa e a extensão, buscando a produção do conhecimento e a solução de desafios e de problemas da prática pedagógica. Reconhecer a aprendizagem como um processo de construção contínua de conhecimento realizado pelo indivíduo, sendo que este está inserindo em um contexto social e cultural específico;


Área de Atuação

Educação formal (docência na educação infantil e no ensino fundamental, gestão escolar e educacional: coordenação, direção e supervisão, tutoria e produção de educação a distância); Educação não-formal (hospitais, ONGs, empresas, educação corporativa etc.).


Perfil do Egresso

O curso de Pedagogia, visa formar um profissional diferenciado e competente para planejar, implementar e avaliar e aproximar a escola das necessidades da comunidade, estando sempre à frente da Educação, ensinando a ensinar e aprendendo a aprender, desenvolvendo a sensibilidade e o respeito aos valores humanos e ao ambiente ao qual pertence. Complementarmente, o perfil também será construído com vistas ao exercício de diferentes competências exigidas nos diferentes espaços pedagógicos.


Estrutura Curricular

O curso de Pedagogia do UNISAL prioriza, durante toda a graduação, a formação de um profissional-pesquisador, possibilitando grande vivência da prática docente por meio do Estágio Supervisionado e do Núcleo de Práticas Pedagógicas, que envolvem atividades para além da sala de aula, tais como: Atividades Complementares, Seminários Integradores, Atividades Teórico-Práticas, e outras ações que fazem parte do projeto pedagógico de curso.


Corpo Docente

Prof. Dr. Alexandre de Paula Franco

http://lattes.cnpq.br/7261981913726851

Profa. Me. Delma Lúcia de Mesquita

http://lattes.cnpq.br/9397447985934689

Prof. Dr. Henrique Kopke Filho

http://lattes.cnpq.br/9165561853735604

Profa. Me. Karen Simões Monteiro

http://lattes.cnpq.br/6576102100819602

Profa. Me. Maria Aparecida Vedovelo Sarraf

http://lattes.cnpq.br/6375849720808885

Profa. Me. Maria Beatriz Ribolla

http://lattes.cnpq.br/4440909055869483

Prof. Me. Silvio Guarde

http://lattes.cnpq.br/3647063047103321

Profa. Me. Tathiane Cecília Enéas Arruda http://lattes.cnpq.br/7830611862714404


Emprego e Estágio

O Centro de Empregabilidade do UNISAL Santa Teresinha possui uma equipe que auxilia o aluno na procura da sua colocação no mercado, através de parcerias com empresas, centros de estágio como Nube e Ciee, escolas, projetos acadêmicos, entre outros, visando sempre vida profissional do nosso aluno, a partir das oportunidades de estágio remunerado.

Na Pedagogia, a proposta do Estágio Supervisionado está diretamente relacionada com a articulação entre a teoria e a prática, priorizando um processo contínuo de reflexão e ação em busca da construção do conhecimento e da práxis pedagógica, utilizando processos de pesquisa. O aluno deverá cumprir a atividade de 300 horas de Estágio Supervisionado que será efetivada a partir do segundo semestre letivo. O estágio, de caráter individual, deverá estar integrado com as disciplinas estudadas pelo aluno, com a finalidade básica de colocá-lo em diferentes níveis de contato com sua realidade de trabalho, integrando as atividades obrigatórias do curso.


Projetos/Serviços

O Direito de Aprender: Brincando com as palavras
Vivenciar com novo vigor o Sistema Preventivo de Dom Bosco
Projeto de Extensão do Curso de Pedagogia realizado em parceria com o Oratório, que visa a intervenção de alunos/educadores do curso no sentido de contribuir para a superação das principais dificuldades em relação à leitura e escrita de crianças de 03 a 07 anos de idade atendidas no Oratório, sobretudo pela realização de oficinas de trabalho. A atividade integra o Núcleo de Práticas do curso de Pedagogia

Sarau Junino
É uma atividade de iniciativa do curso de pedagogia, envolvendo os cursos de administração e direito.
O Sarau tem como um dos principais objetivos, socializar as produções artístico-culturais dos alunos, na perspectiva de descobrir e promover os talentos que temos.
Além dos alunos registramos, com alegria, a presença de gestores, professores, convidados e interessados em cultura.

Núcleo de Práticas Pedagógicas
O Núcleo de Práticas Pedagógicas envolve atividades para além da sala de aula e compõem os Seminários Integradores e as Atividades Teórico-Práticas, bem como eventos que integram o calendário institucional.

Aperfeiçoamento de práticas de leitura e escrita no ensino superior
Melhorar a competência leitora e escritora dos discentes nos gêneros discursivos que fazem parte do ambiente acadêmico, valorizando inclusive a iniciativa do próprio aluno na autonomia de participação, assim como no desenvolvimento do projeto.

Encontro de Educação
O encontro de Educação está organizado de modo a atender os interesses dos alunos e trazer contribuições significativas para a prática docente daqueles que já atuam no mercado de trabalho. Desde 2002, ficou decidido em Reunião de Colegiado do Curso de Pedagogia que os Encontros de Educação terão como eixo principal o tema Formação do Professor e a cada ano será abordado um aspecto dessa formação, focalizando, também, os diferentes níveis de ensino.

Seminário sobre o Cotidiano Pedagógico
Os encontros são realizados bimestralmente, aos sábados, com a participação de profissionais de diferentes setores profissionais, além dos alunos do curso, com a finalidade de socializar as diversas experiências de trabalho.

Cine Fórum
O cine fórum é atividade realizada pelo curso de Pedagogia, sistematicamente pelo Núcleo de Práticas Pedagógicas do curso, com a participação dos docentes, no qual são veiculados filmes comerciais ou não, com fundamentação didático-filosófica coerente com as diretrizes do curso, e o itinerário formativo proposto durante todo o trabalho. Ao final de cada filme, bimestralmente, são realizados debates orientados pelos docentes, com a intensa participação dos alunos.

Formação Continuada para Estágios Supervisionados
Durante todo o semestre são realizados encontros de orientação, formação, plantão e acompanhamento dos estágios supervisionados, tanto para o devido planejamento dos trabalhos, como para atividades de estudos vinculados, assim como a socialização de experiências exitosas que tem sido realizadas, assim como situações que implicam em maior desafio para a atuação em parceria com locais de trabalho externos ao Centro Universitário.

Clube da Leitura
No Clube da Leitura são selecionadas obras que, lidas, são socializadas entre os participantes da atividade, com foco na ampliação do repertório literário, inclusive com a utilização de diferentes gêneros para a leitura, sempre que possível. A proposta é que o Clube da Leitura também seja uma atividade com a participação comunitária e de estudantes do ensino médio, por exemplo, além de outros do ensino superior.


Diferenciais

O diferencial do curso de Pedagogia do UNISAL Santa Teresinha é a capacidade de interação entre a teoria e a prática, onde as aulas são expositivas, colaborativas, onde aluno e professor trabalham juntos para trazer para dentro da experiência acadêmica do aluno diversas possibilidades de interação entre o mundo real e as lições aprendidas na troca de informações, no networking da sala, na troca de contatos, na rede profissional que é criada a todo o momento.

Situações reais para estudo e aprendizado, projetos internos que contam com o apoio de empresas da região e de outros estados, tecnologia para o aprendizado (softwares para estudo) e a experiência de nossos professores, que estão no mercado e que convivem com as necessidades reais de um ambiente em constante mudança.



Vestibular 2018