1. Duração do curso

    8 Semestres

  2. Turno das aulas

    Matutino e Noturno

  3. Horário das aulas

    M: 8h às 11h40
    N: 19h às 22h40

  4. Investimento

    Mensalidades 2017; Matutino: R$ 527,00*; Noturno: R$ 527,00;

  5. Ato Regulatório

    Autorização;Port. Nº 280 de 19.12.12 publ. em 28.12.12
    Reconhecimento; Port. Nº 576, de 09.06.17

Sobre

O Curso de Licenciatura em Pedagogia do UNISAL de Campinas tem por missão formar o futuro educador, qualificando-o para compreender, analisar, criticar, interferir e transformar a realidade educacional em que irá atuar. Também visa a fornecer a oportunidade da realização do fazer teórico conjuntamente ao fazer pedagógico.

Pedagogia em Campinas

A criação do Curso de Pedagogia na Unidade Liceu Salesiano de Campinas também cumpre uma necessidade social, pois no Estado de São Paulo, para os próximos  anos, projeta-se a carência de mais de 200 mil profissionais na área de Educação. Neste contexto sócio-econômico, o Curso de Pedagogia abrirá um novo espaço para o exercício da reflexão.

Objetivo

O Curso de Pedagogia do UNISAL, Unidade Liceu/Campinas, tem como objetivo geral a formação de educadores capacitados para atuar na docência e em áreas que necessitem de profissionais da educação, buscando conferir aos educadores formação profissional sólida para enfrentar os desafios colocados à educação em todos os níveis da sociedade brasileira, e capacitar o pedagogo/educador de modo a atuar de forma consciente e crítica na formação do cidadão.

Área de Atuação

O Curso de Pedagogia Unisal, Unidade Liceu Salesiano de Campinas, contemplará a formação de educadores para atuar: a) na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental; b) na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional; c) na organização e gestão de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais escolares e não-escolares; d) nas redes de comunicação digital, espaços estes em que a presença dos educadores é imprescindível; e) formar futuros educadores para atuarem em contextos informais, em espaços sociais que envolvam aprendizagem, posturas/práticas que valorizem o indivíduo e contribuam para sua inclusão, enquanto cidadão, à sociedade.

Perfil do Egresso

O egresso deverá estar apto a:

  • Identificar problemas sócio-culturais e educacionais;
  • Compreender e valorizar as diferentes linguagens, padrões e produções culturais;
  • Apreender a dinâmica cultural;
  • Cuidar de crianças de zero a cinco anos  e do ensino fundamental e educá-las;
  • Ensinar os conteúdos das diversas áreas do conhecimento;
  • Reconhecer e respeitar as dimensões humanas;
  • Desenvolver trabalhos coletivos, o diálogo e a solidariedade;
  • Atuar com portadores de necessidades especiais;
  • Atuar com jovens e adultos;
  • Estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Articular ensino e pesquisa;
  • Dominar processos e meios de comunicação em suas relações com os problemas educacionais;
  • Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados às tecnologias da informação e da comunicação;
  • Participar do projeto pedagógico;
  • Participar na gestão das instituições educativas.

PCC do Curso

Download do documento (PDF)

Coordenador do curso:

Profª. Me. Rosemary Cardoso Cabral
rosemary.cabral@ls.unisal.br