Pedagogia

Americana / Maria Auxiliadora

  1. Duração do curso

    8 Semestres

  2. Turno das aulas

    Matutino e Noturno

  3. Horário das aulas

    M: 7h50 às 11h30
    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidades 2017; Matutino: R$ 610,00*; Noturno: R$ 610,00

  5. Ato Regulatório

    Renov. de Reconhecimento;Port. Nº 286 de 21.12.12 publ. em 27.12.12

Sobre

Reconhecido pelo MEC com nota 4 no ENADE, o curso de Pedagogia do UNISAL possui laboratórios de práticas pedagógicas e de informática, além de uma matriz curricular diferenciada.

Americana - Pedagogia

Pedagogia em Americana

O Reconhecimento do Curso de Pedagogia foi concedido pelo Ministério da Educação em Parecer n. º 2539/75 de 03/07/72, contando portanto, com 40 anos de existência, qualidade e tradição.

Objetivo

Formar profissionais competentes e dispostos a abraçarem o compromisso social de lutar pela cidadania e educação de qualidade e que responda as novas exigências educacionais impostas pela municipalização, pelo planejamento participativo, pelas políticas de inclusão, pela gestão da educação e do ensino de forma democrática e participativa.

Área de Atuação

O campo de atuação do pedagogo compreende as áreas de Educação Formal (docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de jovens e adultos, Educação Inclusiva, Gestão Escolar, Tutoria e Produção de Educação a Distância) e Educação Não Formal (organizações não escolares públicas ou privadas como hospitais, ONGs, empresas, educação corporativa e e-learning).

Perfil do Egresso

Compete ao curso de Pedagogia do UNISAL a busca da Excelência Universitária na formação de profissionais comprometidos com a vida e a transformação social.

Assim o Curso de Pedagogia projeta o perfil do educador alicerçado em sólida formação geral e humanística, capaz de analisar e articular conceitos, princípios e argumentos, mediante postura crítico- reflexiva que favoreça a interpretação e valoração dos fenômenos educacionais – sociais, bem como propicie espírito de trabalho em equipe, com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, acadêmicos  e sócio-políticos, capaz de ser solidário e apto para dialogar com profissionais de outras áreas do conhecimento.

Estrutura Curricular

O curso de Pedagogia possui uma concepção da estrutura curricular, fundamentada em metodologias de ensino que articulem o ensino, a pesquisa e a extensão. Assim, envolve a participação dos alunos nas atividades Aula, Prática Pedagógica através dos Projetos de Ação Educativa e Social, nos Eventos e Seminários Integradores, Atividades Complementares e Atividades de Extensão e Ação Comunitária.  O currículo mantém uma estrutura que permite uma formação adequada nas disciplinas, procurando propiciar desde o início do curso ampla formação humanística, crítica e reflexiva. No curso de Pedagogia do UNISAL a inter-relação entre unidades de estudo é feita a partir de eixos que apresentam as grandes categorias e conceitos pedagógicos e visam capacitar para compreensão e domínio das disciplinas de cunho profissional e eminentemente educativo:

  • Fundamentos da Educação
  • Gestão Educacional
  • Gestão Pedagógica
  • Gestão do Desenvolvimento Pessoal

Corpo Docente

O corpo docente do curso é altamente qualificado e atualizado. Com vasta experiência no campo acadêmico e na prática pedagógica, promove a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo habilidades e competências fundamentais para o exercício da profissão. Atento à formação continuada, estimula os alunos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e prepara-os para prosseguirem em seus estudos na pós-graduação

Projetos

O curso se utilizará de algumas práticas pedagógicas para promover o interesse pela construção do aprendizado em espaços pedagógicos e diversificados, tais como:

  • Projeto de Ação Educativa
  • Projeto de Ação Social
  • Seminários Integradores

Emprego e Estágio

O Estágio Supervisionado constitui requisito para obtenção do grau de licenciado nos cursos de licenciatura, conforme dispõe a LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96).

O estágio supervisionado tem como objetivo central possibilitar ao discente estabelecer relações entre a teoria estudada em sala de aula e a prática, aqui representada pela presença e atuação do aluno nos campos de estágio para observação, participação e regência, otimizando as oportunidades que o cotidiano educacional oferece para o desenvolvimento satisfatório de suas atividades acadêmicas e formativas. Dessa forma, ele se torna imprescindível, na medida em que irá contribuir para a formação global do profissional da educação, crítico e consciente, capaz de posicionar-se frente à realidade, como também atuar na busca de propostas para transformá-la.

Vestibular 2018