Neurociências, Educação e Práticas Pedagógicas

Campinas / Liceu Salesiano

  1. Duração do curso

    400 horas

  2. Turno das aulas

    Noturno e Integral

  3. Horário das aulas

    Terça/Quinta das 19h às 22h40 e Sábado das 8h30 às 16h30

  4. Investimento

    24x de R$390

A Especialização em NEUROCIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS preocupa-se em discutir conceitos da Neurociências em diversas áreas do conhecimento.

Objetivo Geral

Pretende-se contribuir com a formação de profissionais das áreas da educação, saúde e afins, fornecendo subsídios para a compreensão e análise dos processos educacionais e dificuldades de aprendizagem, sob a ótica das neurociências. Conhecer as funções cerebrais e compreender COMO acontece processo de aprendizagem é algo imprescindível não apenas para atuar diante dos problemas, mas também para potencializar o aproveitamento acadêmico. Construir por meio de fundamentos teóricos, subsídios práticos e sugestões de atividades, promover um espaço de reflexão e conscientização acerca da necessidade do diálogo entre a Neurociência e a Educação no cotidiano escolar, promovendo conhecimento no que tange a compreensão do processo de estruturação da aprendizagem do ser humano e seus possíveis entraves – como o cérebro aprende e como guarda o conhecimento


Objetivos Específicos

Capacitar profissionais ou pesquisadores pela ótica dos principais conceitos das neurociências; Conhecer práticas das neurociências aplicadas à educação e baseadas em evidências científicas; Fornecer subsídios teórico-empíricos para o planejamento e execução de práticas das neurociências aplicadas à educação.


Público alvo

O Curso se destina a profissionais ou pesquisadores portadores de diploma de nível superior, devidamente reconhecido e registrado nos órgãos competentes, com formação em áreas correlatas à Educação, interessados em aprimorar seus conhecimentos em Neurociência direcionada para a área da Educação.


Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Especialização Lato Sensu em NEUROCIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS deverá estar apto para deverá estar apto para observar e atuar com o educando a partir de uma abordagem interdisciplinar das Neurociências básicas aplicadas ao cotidiano escolar.


Corpo Docente

O Corpo Docente é formado por professores de renome acadêmico, com formação técnica para exercer o magistério com excelência. Em sua grande maioria, os professores têm titulação mínima de mestre (mais de 50%), tudo conforme manda o artigo 15 do Regulamento da Pós-Graduação do UNISAL.

São atribuições do professor (artigo 17): I – elaborar o plano de ensino de sua disciplina; II – orientar, dirigir e ministrar o ensino de sua disciplina, cumprindo o plano de ensino apresentado; III – organizar e aplicar os instrumentos de avaliação do aproveitamento escolar; IV – entregar os resultados da avaliação do aproveitamento à Secretaria Acadêmica local até 15 dias após o término de sua disciplina; V – observar o regime disciplinar do corpo docente constante do Regimento Geral do UNISAL; VI – exercer as demais atribuições que lhe forem previstas em Lei e neste Regulamento.

São professores do Curso NEUROCIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS:

Disciplina

Professor

Titulação

Introdução à neurociência

Mariana Coelho Carvalho

Mestre

Neurodesenvolvimento

Alex Toledo de Ceará

Doutor

Neuroanatomia e neurofisiologia

Ricardo Franco de Lima

Doutor

Neurociências e funções cognitivas

Ricardo Franco de Lima

Doutor

Neurociências e habilidades e escolares

Cristina Felipe Corsini Pasinato

Mestre

Transtornos do neurodesenvolvimento

Ricardo Franco de Lima

Doutor

A prática da neurociência no contexto escolar

Ricardo Franco de Lima

Doutor

Metodologia da Pesquisa Científica

Lucineia Chrispim Pinho Micaela

Mestre

Estágio supervisionado em instituição escolar

Cristina Felipe Corsini Pasinato

Mestre

Seminários avançados em neurociência e educação

Ricardo Franco de Lima

Doutor


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