Moda

Americana / Dom Bosco

  1. Duração do curso

    7 semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    19h – 22h35

  4. Investimento

    Mensalidade 2018;
    R$ 740,00

Com foco acadêmico, reflexivo e crítico, o curso forma profissionais voltados à pesquisa e atuação de mercado, nos diferentes setores que geram produtos e serviços de Moda. O desenvolvimento da capacidade de inovar através da criatividade é elemento central neste curso no qual os alunos são estimulados a buscar soluções que aumentam a qualidade da vida humana de modo sustentável. O ambiente interdisciplinar e a tecnologia permeia o cotidiano de estudos

O Curso na Região

Americana é cidade polo têxtil e sua vizinha Limeira é polo joalheiro. A região possui inúmeros shoppings e seu varejo se mostra aquecido, justificando a busca pelo conhecimento desta área reconhecida mundialmente como segmento que impulsiona o desenvolvimento da pesquisa, indústria e comércio. Neste cenário o curso prepara o profissional através dos valores institucionais para o crescente mercado de Moda. A necessidade de profissionais especializados na industrialização e comercialização de produtos ligados à beleza, indumentária, joias e acessórios faz com que o curso tenha local de destaque.

Objetivos

– Criar e difundir o conhecimento na área de Moda em nível superior, com estímulo à pesquisa;
– Aproximar a Instituição de ensino e mercado, com proposta extensionista e interdisciplinar;
– Estimular a capacidade de tomada de decisão para atuação em um ambiente de pluralidade cultural;
– Consolidar práticas de pesquisa e pedagogia inovadora;
– Propiciar sólida formação geral e humanística com valores institucionais;
– Capacitar o aluno para a argumentação;
– Formar competência para reconhecer, analisar, articular, interpretar e avaliar os fenômenos sociais e empresariais com criticidade;
– Qualificar para a atuação profissional, permeada de responsabilidade ético-social;
– Estimular a prática da pesquisa acadêmica;
– Propor o estágio supervisionado como forma de atuar profissionalmente de modo crítico contemplando possibilidades empreendedoras;
– Empreender em grupo através de participação na organização da SMU – Semana de Moda do UNISAL, debatendo temas diversos;
– Estimular a participação em congressos, seminários, workshops e eventos acadêmicos.


Área de atuação

– Considerada uma das maiores áreas de atuação, o profissional pode atuar como:
– Pesquisador de Moda, Consumo, Produtos, Design;
– Docente em instituições de ensino e pesquisa;
– Estilista: atua na criação de uma coleção para a indústria considerando seu público alvo ou para uma pessoa específica.
– Modelista: trabalha elaboração de padronagens de peças do vestuário, para a produção seriada ou peças únicas.
– Vitrinista: profissional voltado à idealização e conceituação de vitrinas de Moda.
– Gerente de Produtos: atua na gestão do processo produtivo na indústria têxtil, supervisionando o desenvolvimento de produtos, incluindo a modelagem e prototipia.
– Ilustrador de Estamparia de Moda: produzindo ilustrações através da manipulação de imagens digitais, adequando as mesmas e construindo rapports às necessidades do produto.
– Empreendedor: desenvolvendo seu próprio negócio.
– Figurinista: criando a indumentária usada por um personagem de uma produção artística como o teatro, vídeo ou cinema.
– Diretor criativo: atua na gestão do processo criativo na indústria têxtil e de confecção, supervisionando o desenvolvimento conceitual até a elaboração das diretrizes de uma coleção e seu desenvolvimento
– Ilustrador: produzindo ilustrações através das técnicas de ilustração de Moda manual ou digital, adequando as imagens para o universo contemporâneo.
– Designer de joias, e acessórios: atua na criação de uma coleção de joias e/ou acessórios para a indústria considerando seu público alvo.
– Personal Stylist: atua assessorando pessoas nos processos ligados à composição da sua imagem pessoal e guarda-roupas.
– Produtor de Eventos de Moda: planejar coordenar e organizar eventos diversos na área de Moda.
– Consultor de Moda: atua na pesquisa de Moda voltada à criação de coleções de produtos do vestuário e acessórios.
– Comprador de produtos de Moda: atua em empresas do comércio atacadista e varejista, planejando as compras e coleções de produtos do vestuário.
– Designer Têxtil: pesquisa e elabora padrões têxteis voltados à um público de Moda.


Perfil do Egresso

O aluno será graduado dentro dos valores salesianos, nos quais o diálogo, a solidariedade, a ética e a cidadania são fundamentais. Estará apto para elaborar, e consolidar projetos, empreender, exercer liderança e tomada de decisões, tendo a possibilidade de atuar como consultor de empresas. O profissional terá conhecimentos consolidados com visão artística e sistêmica, tendo condições de se iniciar como pesquisador de Moda. O profissional de moda deve possuir o domínio da tecnologia das diversas áreas de especialidades para subsidiar suas decisões e fornecer-lhe o embasamento técnico necessário para uma futura especialização em qualquer uma delas, com postura analítico crítica e visão humanística. O egresso deverá possuir capacidade empreendedora estando capacitado a desenvolver e gerir o seu próprio empreendimento com espírito crítico e investigativo. O bacharel deve possuir atitude científica apoiada em hábitos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo como instrumento de atualização e desenvolvimento contínuo do saber. A postura ético-profissional deve contribuir com a formação de organizações éticas e socialmente responsáveis. No mundo de rápidas e profundas transformações não só conjunturais, mas principalmente estruturais, urge um perfil de profissional com plena consciência de sua função social, que não se reduz somente à capacitação técnico-científica. Esta última deverá estar toda ela imbuída de posturas éticas que, refluindo de princípios adquiridos durante o curso baseado na formação salesiana, se transformem em ações moralmente corretas. O critério para tal será o esforço individual e coletivo para que as transformações acima aludidas sejam direcionadas para a construção de um mundo cada vez mais humano.


Estrutura Curricular

A estrutura curricular proposta leva em conta os objetivos do Curso, questões regionais, ambientais, sociais e possui a perspectiva de realizar a formação técnica no campo da Moda e a formação cidadã, característica da filosofia educacional do UNISAL. A organização curricular possibilita, ainda, desenvolver o autoconhecimento, a autocrítica, o raciocínio lógico, entre outras habilidades, por meio das oportunidades oferecidas durante o Curso.


Corpo Docente

Daniel Basso Polezi (Mestre)

Lisangela Betim Quinteiro (Mestre)

Luciana Ramos de Souza Cordenonsi (Mestre)

Maria Adelina Pereira (Mestre)

Maria Alice Ximenes (Doutora)

Maria Luisa Amorim Costa Bissoto (Doutora)

Nancy de Palma Moretti (Doutora)

Rita de Cássia Fossaluza Ferreira (Mestre)

Wilson Eneas Maximiano (Mestre)

O Estágio Supervisionado constitui-se, dentro das exigências curriculares, um campo para o exercício da prática profissional e propicia a oportunidade colocar em ação o aprendizado do curso. Durante os semestres o aluno poderá estagiar em empresas de sua área, buscando aplicar a teoria desenvolvida em sala de aula.


Emprego e Estágio


Projetos / Serviços

– Semana de Moda do UNISAL (SMU) – Os alunos desenvolvem, com o apoio do corpo docente uma semana de palestras, workshops e cursos abertos para a comunidade, buscando novos relacionamentos e conhecimento interdisciplinar através da prática extensionista.

– Visitas Técnicas – Ao longo do curso são programadas inúmeras visitas à empresas, museus e locações culturais que que podem servir de objeto para análise e ampliação de repertório cultural.

– Projeto Interdisciplinar de Moda. (PIM) – Semestralmente os alunos desenvolvem em conjunto com os docentes projeto voltado a relacionar os conteúdos acadêmicos com as necessidades do mercado e valores ligados à preservação do meio ambiente e questões étnico raciais.

– Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) – o Unisal possui o serviço de atenção psicológica gratuita à comunidade através de psicoterapia, orientação de pais, orientação profissional / vocacional, atenção às dificuldades de aprendizagem. O serviço é oferecido pelo departamento de Psicologia.

Coordenador do curso:

Prof. Me. Daniel Basso Polezi
daniel.polezi@am.unisal.br