Moda

Americana / Dom Bosco

  1. Duração do curso

    7 semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    19h – 22h35

  4. Investimento

    Mensalidade 2018;
    R$ 740,00

Com foco acadêmico, reflexivo e crítico, o curso forma profissionais voltados à pesquisa e atuação de mercado, nos diferentes setores que geram produtos e serviços de Moda. O desenvolvimento da capacidade de inovar através da criatividade é elemento central neste curso no qual os alunos são estimulados a buscar soluções que aumentam a qualidade da vida humana de modo sustentável. O ambiente interdisciplinar e a tecnologia permeia o cotidiano de estudos

O Curso na Região

Americana é cidade polo têxtil e sua vizinha Limeira é polo joalheiro. A região possui inúmeros shoppings e seu varejo se mostra aquecido, justificando a busca pelo conhecimento desta área reconhecida mundialmente como segmento que impulsiona o desenvolvimento da pesquisa, indústria e comércio. Neste cenário o curso prepara o profissional através dos valores institucionais para o crescente mercado de Moda. A necessidade de profissionais especializados na industrialização e comercialização de produtos ligados à beleza, indumentária, joias e acessórios faz com que o curso tenha local de destaque.

Objetivos

– Criar e difundir o conhecimento na área de Moda em nível superior, com estímulo à pesquisa;
– Aproximar a Instituição de ensino e mercado, com proposta extensionista e interdisciplinar;
– Estimular a capacidade de tomada de decisão para atuação em um ambiente de pluralidade cultural;
– Consolidar práticas de pesquisa e pedagogia inovadora;
– Propiciar sólida formação geral e humanística com valores institucionais;
– Capacitar o aluno para a argumentação;
– Formar competência para reconhecer, analisar, articular, interpretar e avaliar os fenômenos sociais e empresariais com criticidade;
– Qualificar para a atuação profissional, permeada de responsabilidade ético-social;
– Estimular a prática da pesquisa acadêmica;
– Propor o estágio supervisionado como forma de atuar profissionalmente de modo crítico contemplando possibilidades empreendedoras;
– Empreender em grupo através de participação na organização da SMU – Semana de Moda do UNISAL, debatendo temas diversos;
– Estimular a participação em congressos, seminários, workshops e eventos acadêmicos.


Área de atuação

– Considerada uma das maiores áreas de atuação, o profissional pode atuar como:
– Pesquisador de Moda, Consumo, Produtos, Design;
– Docente em instituições de ensino e pesquisa;
– Estilista: atua na criação de uma coleção para a indústria considerando seu público alvo ou para uma pessoa específica.
– Modelista: trabalha elaboração de padronagens de peças do vestuário, para a produção seriada ou peças únicas.
– Vitrinista: profissional voltado à idealização e conceituação de vitrinas de Moda.
– Gerente de Produtos: atua na gestão do processo produtivo na indústria têxtil, supervisionando o desenvolvimento de produtos, incluindo a modelagem e prototipia.
– Ilustrador de Estamparia de Moda: produzindo ilustrações através da manipulação de imagens digitais, adequando as mesmas e construindo rapports às necessidades do produto.
– Empreendedor: desenvolvendo seu próprio negócio.
– Figurinista: criando a indumentária usada por um personagem de uma produção artística como o teatro, vídeo ou cinema.
– Diretor criativo: atua na gestão do processo criativo na indústria têxtil e de confecção, supervisionando o desenvolvimento conceitual até a elaboração das diretrizes de uma coleção e seu desenvolvimento
– Ilustrador: produzindo ilustrações através das técnicas de ilustração de Moda manual ou digital, adequando as imagens para o universo contemporâneo.
– Designer de joias, e acessórios: atua na criação de uma coleção de joias e/ou acessórios para a indústria considerando seu público alvo.
– Personal Stylist: atua assessorando pessoas nos processos ligados à composição da sua imagem pessoal e guarda-roupas.
– Produtor de Eventos de Moda: planejar coordenar e organizar eventos diversos na área de Moda.
– Consultor de Moda: atua na pesquisa de Moda voltada à criação de coleções de produtos do vestuário e acessórios.
– Comprador de produtos de Moda: atua em empresas do comércio atacadista e varejista, planejando as compras e coleções de produtos do vestuário.
– Designer Têxtil: pesquisa e elabora padrões têxteis voltados à um público de Moda.


Perfil do Egresso

O aluno será graduado dentro dos valores salesianos, nos quais o diálogo, a solidariedade, a ética e a cidadania são fundamentais. Estará apto para elaborar, e consolidar projetos, empreender, exercer liderança e tomada de decisões, tendo a possibilidade de atuar como consultor de empresas. O profissional terá conhecimentos consolidados com visão artística e sistêmica, tendo condições de se iniciar como pesquisador de Moda. O profissional de moda deve possuir o domínio da tecnologia das diversas áreas de especialidades para subsidiar suas decisões e fornecer-lhe o embasamento técnico necessário para uma futura especialização em qualquer uma delas, com postura analítico crítica e visão humanística. O egresso deverá possuir capacidade empreendedora estando capacitado a desenvolver e gerir o seu próprio empreendimento com espírito crítico e investigativo. O bacharel deve possuir atitude científica apoiada em hábitos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo como instrumento de atualização e desenvolvimento contínuo do saber. A postura ético-profissional deve contribuir com a formação de organizações éticas e socialmente responsáveis. No mundo de rápidas e profundas transformações não só conjunturais, mas principalmente estruturais, urge um perfil de profissional com plena consciência de sua função social, que não se reduz somente à capacitação técnico-científica. Esta última deverá estar toda ela imbuída de posturas éticas que, refluindo de princípios adquiridos durante o curso baseado na formação salesiana, se transformem em ações moralmente corretas. O critério para tal será o esforço individual e coletivo para que as transformações acima aludidas sejam direcionadas para a construção de um mundo cada vez mais humano.


Estrutura Curricular

A estrutura curricular proposta leva em conta os objetivos do Curso, questões regionais, ambientais, sociais e possui a perspectiva de realizar a formação técnica no campo da Moda e a formação cidadã, característica da filosofia educacional do UNISAL. A organização curricular possibilita, ainda, desenvolver o autoconhecimento, a autocrítica, o raciocínio lógico, entre outras habilidades, por meio das oportunidades oferecidas durante o Curso.


Corpo Docente

Me. Daniel Basso Polezihttp://lattes.cnpq.br/1881448776965071
Me. Fabio Camilo Biscalchinhttp://lattes.cnpq.br/9330322803478604
Me. Fabrizio Racanellihttp://lattes.cnpq.br/5291185186775845
Me. Flavio César Rossihttp://lattes.cnpq.br/1673968296471843
Me. Fabio João Paulo Di Maurohttp://lattes.cnpq.br/4865481175186923
Me. Jarbas Martinshttp://lattes.cnpq.br/4878191257501912
Me. Lisangela Betim Quinteirohttp://lattes.cnpq.br/0206527559226368
Me. Luciana Ramos de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4299395467158945
Me. Maria Adelina Pereira Galhanihttp://lattes.cnpq.br/2272041677598734
Dra. Maria Alice Ximenes Santos Cruzhttp://lattes.cnpq.br/8386101948171142
Dra. Maria Luisa Amorim Costa Bissotohttp://lattes.cnpq.br/5521397779453520
Dra. Nancy de Palma Morettihttp://lattes.cnpq.br/0287592907155213
Me. Rita de Cássia Fossaluza Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/6768073023714185


Emprego e Estágio

O Estágio Supervisionado constitui-se, dentro das exigências curriculares, um campo para o exercício da prática profissional e propicia a oportunidade colocar em ação o aprendizado do curso. Durante os semestres o aluno poderá estagiar em empresas de sua área, buscando aplicar a teoria desenvolvida em sala de aula.


Projetos / Serviços

– Semana de Moda do UNISAL (SMU) – Os alunos desenvolvem, com o apoio do corpo docente uma semana de palestras, workshops e cursos abertos para a comunidade, buscando novos relacionamentos e conhecimento interdisciplinar através da prática extensionista.

– Visitas Técnicas – Ao longo do curso são programadas inúmeras visitas à empresas, museus e locações culturais que que podem servir de objeto para análise e ampliação de repertório cultural.

– Projeto Interdisciplinar de Moda. (PIM) – Semestralmente os alunos desenvolvem em conjunto com os docentes projeto voltado a relacionar os conteúdos acadêmicos com as necessidades do mercado e valores ligados à preservação do meio ambiente e questões étnico raciais.

– Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) – o Unisal possui o serviço de atenção psicológica gratuita à comunidade através de psicoterapia, orientação de pais, orientação profissional / vocacional, atenção às dificuldades de aprendizagem. O serviço é oferecido pelo departamento de Psicologia.

Coordenador do curso:

Prof. Me. Daniel Basso Polezi
daniel.polezi@am.unisal.br