Matemática

Lorena / São Joaquim

  1. Duração do curso

    8 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h30

  4. Investimento

    Mensalidades 2017; Noturno: R$ 610,00

  5. Ato Regulatório

    Port. Nº 1092 de 24.12.15 republicada em 30.12.15

Sobre

Com uma tradição de mais de 30 anos, o curso de licenciatura em Matemática, reconhecido pelo MEC, tem como missão formar profissionais competentes, críticos e comprometidos com o ensino dessa disciplina, tendo em vista que somente a formação de mão de obra especializada para a Educação poderá responder aos desafios que este setor enfrenta..

Lorena - Matemática

Matemática em Lorena

O UNISAL, em sua Unidade de Lorena, possui uma série de vínculos com o município e com a região do Vale do Paraíba. É vocação da Instituição a responsabilidade social. A Unidade mantém uma série de atividades sociais com o objetivo de contribuir com a qualidade de vida e com a inserção social.


Objetivo

Formar um profissional competente, crítico e comprometido com a educação. Competente por ter adquirido uma sólida formação de conteúdos de matemática com os quais irá trabalhar. Crítico porque deve saber apreciar o quadro atual do ensino e aprendizagem de matemática nas escolas de Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental da rede pública e particular em que irá atuar. Comprometido porque deve ajudar a transformar aspectos desta realidade e construir, com a sua prática pedagógica, uma sociedade em que as pessoas possam exercer a sua dignidade plena de ser humano.


Área de Atuação

O futuro profissional poderá exercer suas funções como professor de Matemática no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior da rede particular e pública de ensino.


Perfil do Egresso

A organização curricular do curso de Licenciatura em Matemática pretende formar um profissional com um perfil nítido para atuar como professor de Matemática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, proporcionando, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacinais, características (competências e habilidades) tais como: discernimento necessário para valorizar devidamente os aspectos humanos, podendo entender assim o verdadeiro sentido da educação, que é a formação essencial do cidadão; um bom preparo pedagógico para entender os desafios atuais das salas de aula; um lastro matemático bastante sólido, não só para o exercício de sua profissão, mas capaz de permitir-lhe também prosseguir estudos nas diversas áreas da pesquisa e da pós-graduação, bem como atuar em outras áreas profissionais que exijam conhecimentos específicos de Matemática.

O UNISAL mantém o Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno, uma forma de fortalecer os laços aqui formados, em vários aspectos. Clique aqui e conheça o Programa!


Estrutura Curricular

O currículo possibilita uma sólida formação nas disciplinas pedagógicas e de matemática. A matriz curricular tem como diferencial, no 1º e no 2º semestres, uma detalhada revisão dos conteúdos matemáticos referentes ao ensino fundamental e médio.

Durante o todo o curso, os alunos são capacitados para trabalhar em equipes multidisciplinares; conhecem o seu papel social; passam a ter uma visão histórica e crítica da Matemática tornando-se aptos a avaliar livros-textos, estruturar cursos e tópicos de ensino, criar e adaptar métodos pedagógicos ao seu ambiente de trabalho; estabelecem relações entre a Matemática e as outras áreas do conhecimento; aprendem a motivar os alunos para a criatividade e o hábito do estudo.


Corpo Docente


Projetos

PIBID – Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência


Emprego e Estágio

O Estágio Supervisionado constitui-se, dentro das exigências curriculares, um campo privilegiado para o exercício da prática profissional supervisionada e propicia oportunidade para análise desta prática à luz dos conteúdos teóricos inseridos nos cursos.

De acordo com a nova Lei de Estágios, Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de ensino superior. O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

De acordo com a nova Lei de Estágios: ” O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.

§ 1o  Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

§ 2o  Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória” (LEI Nº 11.788, DE  25 DE SETEMBRO DE 2008 )



Vestibular 2018