Letras

São Paulo / Santa Teresinha

  1. Duração do curso

    8 semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    Das 19h às 22h40min

  4. Investimento

    Mensalidade 2018;
    N: R$ 554,00

O curso de Letras pode ser considerado como uma oportunidade altamente significativa, na Educação Superior, para que o estudante reconheça as transformações da sociedade, o ritmo de produção e a expressão do conhecimento por meio de diferentes linguagens, o que implica propor uma formação universitária voltada para o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo e da criatividade, construindo uma cultura educativa colaborativa.

Dessa forma, este curso perseguirá o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à compreensão, à crítica e à análise que promovam o domínio da língua materna e da língua inglesa, objeto da segunda habilitação deste curso, assim como suas variedades linguísticas e manifestações culturais, o que demanda a organização de um currículo plural, que contemple disciplinas teóricas, atividades formativas práticas, atividades coletivas de comunicação, atividades de extensão, participação em eventos de diferentes naturezas que estejam vinculados à ciência, à cultura e, principalmente, às questões de conhecimentos linguísticos e literários.

Objetivos

– Garantir que o estudante do curso de Letras tenha as competências e habilidades necessárias para a atuação social e para a conquista de êxito no mercado de trabalho, em seus diferentes campos.
– Valorizar, durante o curso, diferentes maneiras de expressão, comunicação e produção intelectual como forma de manifestação da cultura.
– Preparar o profissional para, como formador de alunos, comprometer-se com o trabalho realizado na docência para o ensino de língua portuguesa, língua inglesa e literaturas, democratizando, assim, a educação.
– Fomentar o desenvolvimento do espírito crítico acerca da construção e produção dos conhecimentos linguísticos e literários, inclusive reconhecendo a multiculturalidade.
– Possibilitar a construção de um ambiente acadêmico plural, flexível e dinâmico, sobretudo no que se refere à aprendizagem dos conteúdos linguísticos e literários, a fim de que o egresso responda de forma mais apropriada às demandas e aos desafios contemporâneos.
– Habilitar o aluno para a análise crítica, sincrônica e diacrônica acerca da estrutura e funcionamento da língua, em especial, portuguesa e inglesa.
– Trabalhar a compreensão da língua como instrumento para sua investigação e aplicação de diversas teorias que a sustentam.
– Identificar as diferentes variações dos gêneros textuais, tanto em sua dimensão estrutural, como na existência de diferentes aplicações comunicacionais no contexto social.
– Propor situações variadas de compreensão da gramática como recurso para regulação do registro das linguagens.
– Proporcionar a aquisição dos conhecimentos linguísticos e literários para a aplicação em diferentes contextos socioculturais, inclusive sensibilizando-se para suas diferenças.
– Capacitar o aluno para o entendimento das peculiaridades fonológicas, morfológicas, lexicais, semânticas, pragmáticas, sintáticas, textuais e discursivas da língua portuguesa no Brasil.
– Mostrar e discutir as relações entre os textos literários com outros tipos de discurso e contexto com os quais dialogam, numa perspectiva de intertextualidade.
– Preparar profissionais capazes de compreender, interpretar e aplicar a linguagem e os instrumentos produzidos tecnologicamente, inclusive como forma de inclusão social.
– Refletir sobre o desenvolvimento da competência léxico-gramatical, simultaneamente à construção da competência sociolinguística.
– Fortalecer, no campo dos estudos linguísticos, literários e da docência, práticas individuais e coletivas que se pautem no ensino, na extensão e na iniciação científica, com vistas à pesquisa.
– Apropriar-se de diferentes métodos e estratégias didático-pedagógicas para o ensino de língua portuguesa, literaturas e língua inglesa para o Ensino Fundamental e Médio, favorecendo a transposição de conhecimentos.
– Compreender a linguagem como fenômenos psicológico, sócio-histórico, cultural, político e ideológico, que demonstram, até mesmo, diferenças culturais entre os grupos existentes.


Pré-requisitos e público-alvo

Interessados em atuar como professores de língua e literaturas e/ou língua inglesa, que concluíram o Ensino Médio.


Método de Ensino

A avaliação da aprendizagem ocorrerá de maneira processual e contínua; devendo o docente realizar a avaliação do desempenho dos alunos por meio de diversos instrumentos, tais como: provas escritas, seminários, trabalhos em grupo ou individuais, atividades de aula, utilizando essa prática a cada aula ministrada e a cada conteúdo ou unidade desenvolvida, sempre com ênfase ao desenvolvimento e à garantia da proficiência na competência leitora e escritora, além das específicas de cada conteúdo curricular, de maneira que seja garantido o acompanhamento do progresso dos alunos. Ademais, o curso oferecerá aulas práticas em laboratório para aperfeiçoamento da proficiência em língua inglesa.


Programa / Disciplinas

Antropologia Teológica I
Língua Inglesa I
Fundamentos Teóricos da Língua Portuguesa
Teoria da Literatura I
Oficina de Leitura e Produção Textual I
Metodologia do Trabalho Científico
Fundamentos Teóricos da Educação
Antropologia Teológica II
Língua Inglesa II
Língua Portuguesa I
Teoria da Literatura II
Oficina de Leitura e Produção Textual II
Linguagens e Tecnologia
Aspectos Históricos e Filosóficos da Educação
Estudos Linguísticos I
Literatura Brasileira I
Literatura Portuguesa I
Fundamentos da Língua Latina
Língua Portuguesa II
Língua Inglesa III
Psicologia da Educação
Estudos Linguísticos II
Estudos Clássicos I
Literatura Brasileira II
Literatura Portuguesa II
Língua Inglesa IV
Língua Portuguesa III
Didática
Literatura Brasileira III
Literatura Portuguesa III
Língua Inglesa V
Língua Portuguesa IV
Literatura Inglesa I
Estudos Clássicos II
Cultura Anglo-Americana
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I
Literatura Brasileira IV
Literatura Portuguesa IV
Língua Inglesa VI
Língua Portuguesa V
Literatura Inglesa II
Literatura Infantojuvenil
Tópicos de Linguística Aplicada
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura II
Literatura Inglesa III
Literatura Brasileira V
Literatura Norte-Americana I
Metodologia do Ensino de Literatura Infantojuvenil
Comunicação e Produção em Língua Inglesa I
Literatura e cultura dos países de expressão em língua portuguesa I
Metodologia do Ensino de Língua Inglesa I
Análise do Discurso
Educação Inclusiva
TCC – Projeto Interdisciplinar I
Tópicos em Teorias do Texto
Literatura Inglesa IV
Literatura Norte-Americana II
Comunicação e Produção em Língua Inglesa II
Literatura e cultura dos países de expressão em língua portuguesa II
Metodologia do Ensino de Língua Inglesa II
Libras
Políticas Públicas em Educação
TCC – Projeto Interdisciplinar II


Corpo Docente

Prof. Dr. Alexandre de Paula Franco
Prof. Dr. Emerson Santana
Prof. Me. Flávio Augusto Camilo
Prof. Dr. Henrique Kopke Filho
Profª Me. Karen Simões Monteiro
Profª Me. Maria Beatriz Ribolla
Profª Me. Maria José Baraldi
Profª Me. Neyde Figueira Branco
Prof. Me. Valdemar Francisco de Oliveira Filho
Prof. Me. Silvio Guarde
Profª Me. Vivian Santana Paixão

Coordenador do curso:

Prof. Dr. Emerson Santana
emerson.santana@st.unisal.br