História

Lorena / São Joaquim

  1. Duração do curso

    8 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h30

  4. Investimento

    Mensalidades 2018; Noturno: R$ 640,00

  5. Ato Regulatório

    Port. Nº 1092 de 24.12.15 republicada em 30.12.15

Sobre

O curso de História desenvolve no aluno as competências necessárias para um profissional comprometido com a realidade brasileira e seus processos de transformação. Estabelece a formação tanto para o exercício da docência, no Ensino Fundamental e Ensino Médio, quanto para a pesquisa histórica, enquanto trabalha o desenvolvimento teórico e prático nas áreas da educação, pesquisa e extensão.

História em Lorena

Em Lorena, além de atender aos interessados na formação específica para a docência, o curso procura aproximação constante com as entidades ligadas à preservação cultural e histórica da cidade e região, com participação nos eventos relacionados a essas áreas de interesse.

Objetivo

Formar e qualificar o professor de História para o ensino e para os estudos e atividades investigativas documentais, próprias do historiador, no sentido de instrumentalizar o profissional, capacitando-o para as relações regionais/globais da e na construção do conhecimento. Desenvolver a consciência pessoal para percepção crítica das relações sociais do presente, envolvendo o aluno em questões relativas à profissão de historiador-educador, e questões sociais, para sua atuação enquanto cidadão.

Área de Atuação

O futuro profissional poderá exercer suas funções em organizações privadas, empresas de economia mista e públicas, autarquias e fundações.Os setores de atuação compreendem diversas áreas: administração geral, pública, finanças, recursos humanos, vendas, marketing, logística, produção, comércio exterior, sistema de informação e suprimentos nas organizações de pequeno, médio e grande porte.

Perfil do Egresso

Os profissionais graduados no UNISAL apresentam conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos que os subsidiam a responder ao contexto em que estão inseridos e ao diálogo com as questões sociais e processo de ensino-aprendizagem.

O UNISAL mantém o Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno, uma forma de fortalecer os laços aqui formados, em vários aspectos. Clique aqui e conheça o Programa!

Estrutura Curricular

Para solucionar suas propostas e alcançar os objetivos indicados, o curso de Licenciatura em História desenvolve-se em Dimensões assocadas a Eixos Temáticos, a saber: Dimensão Profissional – Eixo Temático: Identidade e Trabalho; Dimensão Geral – Eixo Temártico: Unidade e Diversidade; Dimensão Específica – Eixo Temático: Mudanças e Permanências. Com esta Estrutura Curricular o curso procura realizar uma formação ao mesmo tempo profissional, pessoal e social.

Corpo Docente

Projetos

O curso conta com um conjunto de arquivos e salas de estudos que funciona como laboratório de pesquisa e produção de conhecimento histórico: CESAPER – Centro Salesiano de Pesquisas Regionais Prof. José Luiz Pasin, que abriga a Biblioteca e Arquivo do IEV – Instituto de Estudos Valeparaibanos; Sala Euclides da Cunha; CEDOC – Centro de Documentação; Auditório P. Carlos Leôncio; Sala P. Carlos Leôncio e Biblioteca de História da Educação Salesiana. Atualmente estão sendo realizadas parcerias com empresas privadas para construção de centros de memória e reconstrução de acervos museológicos.

Emprego e Estágio

O aluno formado no curso de Licenciatura em História, além do desenvolvimento em cursos de pós-graduação para formação de pesquisador, encontrará na educação (Ensino Fundamental e Médio) seu principal espaço de atuação. Por conta desta especificidade, a política de Estágios pretende aperfeiçoar o que tem sido o seu principal objetivo: o equilíbrio entre o enfoque teórico dos cursos e a conduta prática, a ser comprovada e exercida nos primeiros contatos com o mercado de trabalho. Entretanto, a possibilidade de atuação em trabalhos em museus e atividades afins vem crescendo, junto com o aumento da demanda nestas áreas.

Coordenador do curso:

Prof. Me. Antonio Tadeu De Miranda Alves
curso.historia@lo.unisal.br