Filosofia (Licenciatura)

Lorena / São Joaquim

  1. Duração do curso

    8 Semestres

  2. Turno das aulas

    Matutino

  3. Horário das aulas

    M: 8h às 11h35

  4. Investimento

    Mensalidade 2018;
    Matutino R$ 761,00

  5. Ato Regulatório

    Port. Nº 1092 de 24.12.15 republicada em 30.12.15

Sobre

O Curso está em funcionamento desde do ano de 1952, com o objetivo de formar a pessoa integral, aprimorando e estreitando laços de diálogo entre a Fé e a Razão. Ele contribui na formação de religiosos, presbíteros e de leigos dispostos a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Na última avaliação externa, promovida pelo MEC alcançamos o índice 4 (escala de 1-5), o que revela a qualidade do curso no cenário nacional.

Filosofia em Lorena

O Curso é uma referencia na região metropolitana do Vale do Paraíba. Abriga diversas congregações e dioceses e atende leigos que queiram ser professores de Filosofia.


Objetivo

Formar a pessoa humana, cidadã, profissional, docente de Filosofia, que desenvolva uma atitude reflexiva sobre o sentido da própria existência, sua identidade e sua relação com Deus, com a sociedade e com o mundo são a essência do curso de Filosofia do UNISAL.


Área de Atuação

Escolas do Ensino Fundamental e Médio, assessoria na área educativa e na área da Filosofia Clínica por meio de especialização específica.


Perfil do Egresso

A partir dos objetivos desenvolvidos ao longo do curso e norteadores desta sociedade contemporânea, espera-se do egresso uma sólida e profunda formação filosófica e pedagógica a qual fundamenta o respeito à pessoa. Pautado em princípios éticos que o tornem capaz de dialogar com as diferenças e de agir como cidadão autônomo-crítico de forma consistente na transformação do ambiente em que vive e atua o egresso, portanto, precisa ser um profissional da educação, atento à pesquisa, à reflexão e à ação didática renovadora.

O UNISAL mantém o Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno, uma forma de fortalecer os laços aqui formados, em vários aspectos. Clique aqui e conheça o Programa!

Estrutura Curricular

O curso capacita os graduandos para: pensar e desenvolver sistematicamente o raciocínio, formulando e propondo, de modo filosófico, soluções de problemas; ler, compreender, interpretar, analisar e sintetizar os clássicos da Filosofia segundo os rigorosos procedimentos científicos e da Hermenêutica; desenvolver uma consciência crítica acerca da realidade humana e das questões sociais, políticas e econômicas; estabelecer um diálogo constante entre Fé e Razão, como condição de aprofundamento do significado de sua inserção crítica no mundo e na vida; ser agentes de reflexão da educação integral nas áreas do Ensino Fundamental e Médio, favorecendo o desenvolvimento da criatividade educativa, didática, pedagógica e crítica.

Corpo Docente

Prof. Esp. P. Alexandre Luiz Oliveira

Prof. Me. Ana Valéria de Almeida Reis

Prof. Me. Cristiano Roberto Campelo

Prof. Dr. P. Dilson Passos Júnior

Prof. Esp. Douglas Rodrigues da Silva

Prof. Me. Elisa Maria Antunes Soares Lopes

Prof. Me. Eduardo Augusto Capucho

Prof. Me. Euni Vieira e Silva

Prof. Me. P. Ilmário Pinheiro

Prof. Me. P. Jefferson da Silva

Prof. Dr. José Marcos Miné Vanzella

Prof. Dr. Lino Rampazzo

Prof. Dr. Mário José Dias

Prof. Me. Sérgio Augusto Baldin Junior

Prof. Me. Suillan Miguez Gonzalez

 

Projetos

Projeto Itinerários Filosóficos

Publicação dos artigos dos alunos e professores do curso na Revista “Itinerários Filosóficos”

Emprego e Estágio

O Estágio, não se configura somente como uma obrigatoriedade curricular, mas também como um momento de sistematização do conhecimento e o exercício da prática escolar.

Como descritos nos regulamentos, o aluno é convidado a desenvolver um projeto em uma das escolas conveniadas ao curso. Além disto ele deve apresentar, sob a orientação de seu supervisor, um relatório de leituras necessárias a execução do projeto.

Dada a importância na formação do aluno, o UNISAL possui uma coordenação própria para acompanhamento, orientação normativa e responsável por estabelecer convênios com as escolas.

O estágio supervisionado no âmbito dos cursos de licenciatura, possuem dois processos que sinalizam para o devido registro das atividades empíricas e da sistematização de conhecimento e de conteúdos inerentes ao tema e/ou abordagem referente ao projeto executado e/ou proposto no ambiente escolar: Realização do Relatório Parcial e realização do Relatório Final.

O aluno deverá ser capaz de refletir e discutir a prática do estágio, além de propor alternativas para a qualificação do estágio.

É de atribuição do Centro UNISAL deliberar sobre o funcionamento do estágio, estabelecendo convênios, indicando o professor responsável pelo estágio supervisionado e propor, conjuntamente com o colegiado do curso de Filosofia, projetos a serem desenvolvidos pelos alunos. Cabe à instituição que recebe o aluno, decidir sobre as possibilidades do estágio, verificar a adequação dos projetos, podendo inclusive propor novos projetos, auxiliar e acompanhar a execução do estágio, participando da avaliação, elaborar o registro da frequência dos alunos, expedir os atestados e apreciação final, remunerar ou não os alunos.

Espera-se que o aluno seja capaz de exercer suas atividades de uma forma competente e que tenha como orientação cotidiana à conjunção das dimensões humana, social, transcendental e profissional.

O estágio supervisionado realiza-se a partir do 3º semestre letivo, tendo horária total de 400 horas. O estágio, de caráter individual, deve estar integrado com as disciplinas específicas estudadas pelo aluno. O Estágio obedece às normas do Regulamento de Estágio do Centro Unisal e com regulamento específico para as licenciaturas.

Coordenador do curso:

Prof. Me. Ilmario de Souza Pinheiro
curso.filosofia@lo.unisal.br