Engenharia da Computação

Lorena / São Joaquim

Em outras unidades
  1. Duração do curso

    10 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    M: 8h às 11h35
    N: 19h às 22h30

  4. Investimento

    Mensalidades 2017; Noturno: R$ 1.112,00

  5. Ato Regulatório

    Reconhecimento;Port. Nº 64 publ. em 28.03.16

Sobre

O curso de Engenharia de Computação prepara o futuro profissional para atuar no desenvolvimento de sistemas digitais e projetos/integração de hardware de software. O aluno adquire conhecimentos avançados nas áreas de infraestrutura de TI para planejar, especificar e implementar  solução na indústria, sistemas bancários e  institutos de pesquisas etc.

*Os Cursos de Engenharia do UNISAL Lorena são os únicos no Brasil a possuírem o Selo CDIO.

A Iniciativa CDIO™ é uma estrutura educacional internacional e inovadora baseada em uma premissa comumente compartilhada em que Graduados em Engenharia devem ser capazes de Conceber, Projetar, Implementar e Operar sistemas de Engenharia de alto valor agregado em um ambiente, por meio do trabalho em equipe para criar sistemas e produtos. Saiba mais no site oficial.

.

Engenharia de Computação em Lorena

O curso possui o diferencial na RMVale, pois possui bons laboratórios e um ótimo corpo docente com titulação avançada, que tem proporcionado a formação de profissionais éticos que atuam diretamente na área da TI.

Objetivo

A missão do curso é a formação integral do aluno na área da engenharia da computação, cujo egresso estará capacitado para atuar, com profissionalismo, em qualquer setor da empresa, orgãos públicos e/ou privados no setor técnico ou como gestor de TI. O curso tem por visão se tornar uma referência de qualidade na formação técnica profissionalizante de seus alunos. Para isso, o curso está investindo contantemente na titulação  e na formação pedagógica de seus docentes. O egresso do curso possui boa formação nas áreas de arquitetura de computadores, redes de compudadores, banco de dados, programação  nas linguagens C e Java e automação e controle industrial.

Área de Atuação

O engenheiro da computação é responsável pelo projeto, desenvolvimento, implantação e integração entre hardware e software nas empresas de média e alta tecnologia. Nesse sentido, o profissional é capacitado para planejar e administrar com propriedade a infraestrutura de rede, a organização física de computadores e potencial diferenciado para soluções em automação industrial e robótica. Devido ao fato de possuir conhecimentos profundos da área de computação, possui o diferencial para desenvolver sistemas operacionais e projetos de banco de dados  e pesquisas tecnológicas nas áreas de TV digital, telefonia móvel e servidores Web.

Perfil do Egresso

O egresso do curso é um profissional com forte base dos aspectos teóricos da computação com ótima capacidade para a resolução de problemas complexos na área de TI. O profissional está habilitado para realizar a integração entre sistemas de diferentes arquiteturas, com o diferencial para analisar e desenvolver software e hardware dedicados para automação. Seu perfil envolve uma boa  formação em algoritmos e estruturas de dados, arquitetura de computadores, sistemas distribuídos,  processamento de imagens, aquisição de dados,  sistemas de tempo real e sistemas embarcados. O egresso possui plenas condições para estudos de pós-graduação (strictu e latu sensu) em institutos de pesquisa.

O UNISAL mantém o Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno, uma forma de fortalecer os laços aqui formados, em vários aspectos. Clique aqui e conheça o Programa!

Estrutura Curricular

A matriz curricular está alinhada com as exigências do mercado de trabalho, por meio de disciplinas práticas que incorporam as áreas de redes de computadores, banco de dados, sistemas inteligentes, servidores Web de aplicação e computação móvel, com forte ênfase na área de robótica para automação como o Arduino, Lego MindsStorms nas linguagem C, Java e Labview e SO Android. O curso conta com 5 (cinco) laboratórios de informática com 25 máquinas cada um, 4 servidores dedicados e redes cabeada e sem-fio.

Corpo Docente

Prof. Me. Ana Valéria de Almeida Reis

Prof. Me. Anibal Evaristo Fernandes

Prof. Me. Antonio de Pádua Villela Cavalca

Prof. Me. Benedito Manoel de Almeida

Prof. Dr. Bruno Vidal de Almeida

Prof. Esp. Carlos Dolber Jaeger

Prof. Me. Carlos Henrique Loureiro Feichas

Prof. Dra. Emiliana Bastos de Amorim

Prof. Dr. Marcos Antonio da Silva Correa

Prof. Dr. Marcus Vinicius Dias Garcia

Prof. Esp. Igor de Oliveira Gomes

Prof. Dr. Iuri Caetano Frederico

Prof. Dr. Júlio César Moreno

Prof. Me. Lígia Maria Faria de Teixeira Brezolin

Prof. Me. Luiz Carlos Rosa Júnior

Prof. Dra. Regina Elaine dos Santos Cabette

Prof. Esp. Ricardo Mantovani

Prof. Me. Wilson de Freitas Muniz

Projetos

No curso há a prática de desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares – PI que ocorre semestralmente. Nesse primeiro ano de curso formam desenvolvidos a) Projetos de Lançamento de Foguetes e b) Projetos de Automação e Robótica com o microprocessador Arduino.

Emprego e Estágio

No estágio supervisionado, o aluno enfrenta e desenvolve soluções para problemas reais da indústria, sendo que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) direciona e orienta sua formação para a área acadêmico-científica.

Laboratórios

  • Laboratório de Informática;
  • Laboratório de Física;
  • Laboratório de Metodologias Inovadoras.

Projetos

– AeroUnisal:
Atualmente composta por 20 alunos de diversos cursos de engenharia, a equipe participa desde 2013 da competição SAE BRASIL AeroDesign e busca constante o aperfeiçoamento.
O objetivo da competição é projetar e construir um avião rádio controlado original, que seja o mais otimizado possível em todos os aspectos da missão, por meio de soluções de projeto criativas, inovadoras e multidisciplinares, que satisfaçam os requisitos e restrições impostas no Regulamento.

Saiba mais sobre o AeroUnisal: www.unisal.br/aerounisal

– Xbots:
A  Xbots UNISAL é uma equipe estudantil que procura desenvolver projetos na área da robótica utilizando o conhecimento obtido na sala de aula, visando sempre a utilização do que há de mais moderno e acessível.
Formada em 2013, a equipe conta hoje com 11 membros de diversos cursos de Engenharia e de Tecnologia da Informação, que desempenham funções específicas em cada projeto. A equipe compete em três categorias: Seguidor de Linha, Sumô Lego (1Kg) e Combate Featherweight (13 Kg). Além da competição e de apresentações na própria faculdade, a Xbots UNISAL também faz visitas a escolas e outras universidades para divulgar inovações na área da tecnologia e didática, bem como para mostrar alguns aspectos dos diversos cursos de Engenharia e de TI para estudantes do ensino médio.

Saiba mais sobre a Xbots: www.facebook.com/roboticaunisal – E-mail: xbots.robotica@gmail.com

– UNIAÇÃO:
O Projeto, denominado UNIAÇÃO, é um projeto social sem fins lucrativos, de caráter voluntário e de cunho social, com o intuito de juntar o conhecimento adquiro em sala de aula com a vontade de ajudar o próximo, este é composto por um grupo de discentes dos Cursos de Engenharia Civil e Elétrica do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – Unidade Lorena, sob a coordenação de 4 professores desta instituição. O objetivo principal do projeto é a realização de reformas e/ou melhorias em instituições filantrópicas que circundam o UNISAL Lorena.
Realizada após 10 meses de existência, durante 1 semana, a primeira reforma em uma instituição selecionada pelo grupo, uma creche, sediada em Guaratinguetá/SP, que atende crianças de 3 a 6 anos, totalizando 69 crianças. De acordo com a visita realizada nesta creche, foi constatado problemas de umidade nas paredes das salas onde as crianças ficam a maior parte do tempo. A reforma foi realizada para garantir a melhoria nestas áreas afetadas.
O projeto efetua toda a reforma sem trazer custo para instituição selecionada, com isso os Alunos têm o trabalho de levantar fundos através de rifas e doações de parceiros que se sensibilize com objetivo do mesmo.
“Oportunidades não surgem, nós é que devemos criá-las” é a frase de Chris Grosser utilizada como lema da equipe, diante de todas as dificuldades encontradas.

Saiba mais sobre o UNIAÇÃO: www.facebook.com/projetounicaowww.instagram.com/uniacao.engwww.projetouniacao.com

Coordenador do curso:

Prof. Me. Anibal Evaristo Fernandes
curso.engcomputacao@lo.unisal.br