Escolha uma das unidades, direcione seu interesse e venha para o UNISAL.

Lorena / São Joaquim

Engenharia Civil

TJ-0130-1460 123

Renata Lúcia Cavalca Perrenoud | e-mail: curso.engcivil@lo.unisal.br

O que você quer fazer?

Sua participação pode mudar tudo.

Sobre

A formação do engenheiro no UNISAL constitui um processo a que submeterá o aluno a partir de um nível de conhecimentos gerais, correspondente ao fim dos estudos de ensino médio, até o ensino superior de disciplinas principalmente científicas e técnicas, com extensão e profundidade apropriadas aos objetivos específicos de sua formação.

Objetivo

O objetivo específico é formar engenheiros com uma visão generalista da área e com condições de atuar nas diversas áreas que constituem o mercado da Engenharia Civil.A formação básica seguida pelas disciplinas profissionalizantes oferecidas pelo curso de Engenharia Civil capacitará os alunos desta Instituição no sentido de prosseguir seus estudos nas áreas de especialização, pesquisa e pós-graduação dentro da habilitação de Engenharia Civil e áreas correlatas.

Área de Atuação

Áreas de petróleo e gás, que deverão receber investimentos em obras de grande porte, como gasodutos, refinarias, plataformas e estaleiros; energia e saneamento básico, construções  em geral, dentre outras. A escassez na oferta de engenheiros civis no Brasil é mostrada por levantamento realizado pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), cujos resultados apontam para a necessidade de importação de profissionais estrangeiros no setor da Construção Civil desde 2006.

Perfil do Egresso

O Engenheiro Civil atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas. Pode desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar do controle de qualidade; coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção; executar desenho técnico e se responsabilizar por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada; coordenar e supervisionar equipes de trabalho, dentre outros.

Estrutura Curricular

O curso é estruturado de acordo com as tendências internacionais, aplicadas em grandes centros como o MIT e Harvard.

Os estudantes têm contato com a prática desde o 1º semestre do curso por meio de atividades complementares, visitas técnicas, palestras e seminários com profissionais estabelecidos na profissão.

Corpo Docente

Emprego e Estágio

De acordo com a Lei nº 11.788, de  25 de setembro de 2008, o estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. Por definição:

Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. O estágio supervisionado tem o objetivo de proporcionar ao estudante a vivência de situações similares as que ele encontrará como Engenheiro Civil no mercado de trabalho depois de formado. Observa-se que a prática de estágio deve contribuir para a formação do perfil profissional que se pretende, incluindo o desenvolvimento das competências desejáveis e o aprimoramento de conhecimentos específicos relacionados à Engenharia Civil. Por isso, o curso de Engenharia Civil possui uma comissão formada que se responsabiliza pelo contato e definição de um número de organizações em que o estudante poderá realizar o estágio curricular, procurando atender aos objetivos pretendidos por meio do continuo acompanhamento e avaliação da organização em que o estágio esta sendo realizado e do desempenho do estudante. O Estágio Supervisionado constitui-se, dentro das exigências curriculares, um campo privilegiado para o exercício da prática profissional supervisionada e propicia oportunidade para análise desta prática à luz dos conteúdos teóricos inseridos nos cursos. De acordo com a atual Lei de Estágios, estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de ensino superior. O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

Resumo do curso

  • Duração do curso

    10 Semestres

  • Turno das aulas

    Matutino* e Noturno

  • Horário das aulas

    Matutino: 8h às 11h35 | Noturno: 18h45 às 22h15

  • Valor da Mensalidade

    R$ 883,00

    Ano letivo de 2014

  • Autorização/Reconhecimento

    Portaria 322/11 publ. em 18.08.11

  • Matriz Curricular

    Clique aqui

*Matutino: Os quatro primeiros semestres são ofertados no período matutino. A partir do 5º semestre, o aluno será, automaticamente e obrigatoriamente, transferido para o período noturno.

Bolsas e Financiamentos

Bolsas e Financiamentos

Consulte os tipos e bolsas de estudo e financiamentos oferecidos pelo UNISAL

Saiba mais

Extensão e Ação Comunitária

Extensão e Ação Comunitária

Conheça os cursos e projetos de extensão oferecidos pelo UNISAL a toda comunidade

Saiba mais

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informações sobre o UNISAL

Agenda e Eventos

aerounisal

UNISAL presente na Competição SAE BRASIL Aerodesign

O que está acontecendo?

Trabalhos Acadêmicos

Mais publicações

Infra estrutura por Unidade

Lorena / São Joaquim

São Paulo | Lorena

Rua Dom Bosco, 284 - Centro - Lorena/SP - 12600-100
(12) 3159-2033

  • Biblioteca
    Segunda a sexta-feira das 8h às 21h50 Sábado das 8h às 15h50
  • Serviço Social
    Segunda a sexta-feira das  8h às 12h, 13h às 17h e 18h às 21h
  • Central de Atendimento
    Segunda a sexta-feira das  9h às 21h Sábado das  8h às 14h
  • NPJ (Núcleo de Prática Jurídica)
    Segunda e terça-feira das 13h às 21h - Quarta-feira das 9h às 19h - Quinta-feira das 10h às 19h - Sexta-feira das 8h às 18h e Sábado das 8h às 12h
  • SPA (Psicologia Aplicada)
    Segunda a sexta-feira das  8h às 12h e 13h às 18h
  • Secretaria de Pós-graduação
    Segunda a sexta-feira das  8h às 22h Sábado das  8h às 14h

1/5

UNISAL - Lorena/São Joaquim

2/5

Jardim

3/5

Cantina

4/5

Palacete São Joaquim

5/5

UNISAL - Lorena/São Joaquim

+ UNISAL