Engenharia Ambiental

Americana / Dom Bosco

  1. Duração do curso

    10 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidades 2016; Noturno: R$ 940,00

  5. Ato Regulatório

    Port. Nº 1092 de 24.12.15 republicada em 30.12.15

Sobre

No contexto desenvolvimentista do pais é crescente a consciência do cuidado para com o meio ambiente. O atendimento dessas novas exigências passa pela formação de um profissional generalista e sistêmico, que atue nas partes, mas que compreenda o todo, e que seja capaz de antecipar a ocorrência de dificuldades e propor soluções apropriadas para a empresa, o meio ambiente e a comunidade que proporcionem uma melhor qualidade de vida aos cidadãos. Com o foco principal no desenvolvimento sustentável, o curso pretende suprir a demanda de profissionais para atuar no exigente mercado de trabalho da região Metropolitana de Campinas, formando pessoas capazes de contribuir para a redução dos impactos ambientais, propor tecnologias limpas e atender a atual legislação brasileira, de modo a conciliar os interesses econômicos com a preservação do meio ambiente e os interesses da sociedade.

Americana - Engenharia ambiental

Objetivo

A formação de profissionais na área tem por objetivo capacitá-los a atuar em gestão e tecnologia ambiental em todas as suas etapas e níveis de execução, a partir do conhecimento do meio ambiente em seu caráter físico, biológico e antrópico e dos instrumentos, métodos e técnicas capazes de compatibilizar as intervenções, as quais o meio ambiente está inserido com sua conservação.

Objetiva- se também que o Engenheiro Ambiental adquira a capacidade de diagnosticar e planejar ações com viabilidade técnica para prevenção e recuperação do meio ambiente em conformidade com as peculiaridades econômica e social de cada região.

Área de Atuação

O futuro profissional poderá exercer suas funções em Indústrias, empresas de consultoria, empresas de projetos, órgãos públicos e privados, institutos de pesquisa, universidades, dentre outros.

Perfil do Egresso

O Engenheiro Ambiental do UNISAL deverá ter uma formação em conhecimentos do meio ambiente físico, social, antrópico e biológico, de maneira integrada e multidisciplinar. Deverá estar apto para a elaboração de estudos de impacto ambiental, que antecedem às tomadas de decisão da instalação de indústrias, principalmente as potencialmente poluidoras, barragens de hidrelétricas, termoelétricas, estradas e de projetos que envolvam modificações do ecossistema natural, inclusive de ecoturismo.

Deverá ter uma formação acadêmica que permita sua participação nos estudos de caracterização ambiental, na análise de susceptibilidade e vocação do ambiente, na elaboração de estudos de impactos ambientais, na proposição, implementação e monitoramento de medidas mitigadoras ou de ações ambientais, tanto na área urbana quanto na rural.

O profissional deverá estar apto para avaliar as dimensões das alterações ambientais decorrentes das atividades do homem, em sua magnitude, duração, reversibilidade e natureza e ser capaz de adaptar-se às mudanças do mundo contemporâneo, assim como ser agente de mudanças.

A formação de profissionais com estas habilidades é muito importante para a implementação de qualquer modelo de desenvolvimento sustentável, tanto na prevenção quanto na minimização dos impactos que as atividades humanas provocam no meio ambiente e na sociedade. Assim, esta formação tem como função inerente a Gestão Tecnológica e Ambiental e o aprimoramento de processos limpos.

Corpo Docente

Carlos Alberto Ferraz (Mestre)

Denise Santos Silva (Doutora)

Werner Martins Vieira (Doutor)

Projetos

O curso também incentiva as pesquisas científicas com o intuito de formar banco de dados sobre os impactos ambientais da região, e assim, os disponibiliza aos órgãos competentes para tomadas de decisões visando melhorar a qualidade do ambiente onde vivemos. Ao mesmo tempo colabora com a comunidade através de projetos de responsabilidade sócio ambiental.

Emprego e Estágio

O Estágio Supervisionado Obrigatório ou Curricular é um processo de síntese e integração importante na aprendizagem profissional que permite o aluno colocar em prática no seu ambiente de trabalho, as habilidades adquiridas nas atividades acadêmicas.

É um projeto pessoal que deverá ser transformado em um trabalho final importante para ele, para a organização na qual se encontra inserido e para a comunidade. Portanto, é uma atividade supervisionada que deve ser planejada de forma clara, detalhada e precisa, cujo relatório final deve ser elaborado dentro de certos procedimentos metodológicos.

O aluno deve perceber que o seu projeto de estágio além de fundamental para obter o seu diploma, é uma grande oportunidade de demonstrar ao mercado de trabalho e a comunidade em geral que dispõe de uma base teórica e prática que o habilitem a exercer as suas atividades de engenheiro ambiental com competência, qualidade e ética.

As atividades do estágio deverão ser supervisionadas, na empresa, por um supervisor formalmente constituído e orientadas, no curso, pelos professores orientadores designados pelo coordenador de estágio supervisionado obrigatório, de acordo com as orientações do coordenador de curso.

O aspecto importante na supervisão externa é o objetivo de incrementar a relação de parceria do UNISAL com as empresas da nossa região, pois permite que as organizações ofereçam trabalhos relacionados com a formação do nosso aluno e que o curso de engenharia oriente os alunos nas questões pertinentes a essas organizações.

[/pesquisa_box]

Coordenador do curso:

Ana Claudia Tresmondi
ana.tresmondi@am.unisal.br