Educação Física (Licenciatura)

Lorena / São Joaquim

  1. Duração do curso

    8 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    das 19:00h às 22:30h

  4. Investimento

    Mensalidade 2018;
    R$ 894,00

  5. Ato Regulatório

    Portaria nº 389, de 28 de abril de 2017

O curso de Licenciatura em Educação Física do UNISAL Lorena oferece uma estrutura moderna e um corpo docente atualizado e conectado com as mudanças educacionais necessárias às novas demandas da sociedade, entre elas a Base Comum Curricular Nacional. O curso proporciona uma formação sólida ao futuro professor pautada em princípios científicos, éticos e humanos.

Sobre a profissão

O professor de Educação Física atua em escolas públicas ou privadas com as mais diferentes condições socioeconômicas. Ele leva aos seus alunos ensinamentos sobre o funcionamento do corpo humano, de forma a conscientizá-los sobre a necessidade de manterem-se em movimento. Ainda ensina a importância de movimentar-se não só para o desenvolvimento físico, mas para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, jovens e adultos criando assim uma Cultura Corporal do Movimento que permitirá hábitos saudáveis para a vida toda.

Objetivos

Formar profissionais críticos, éticos, empreendedores, aptos e competentes a exercerem a docência em Educação Física, nos diferentes níveis de Ensino (ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino de jovens e adultos), em instituições públicas e privadas da Educação Básica, sintonizadas com as novas abordagens e tendências metodológicas de modo a promover o desenvolvimento humano por meio da cultura corporal do movimento nas suas diversas formas de expressão, o Esporte, os Jogos, as Lutas, as Danças e a Ginástica.


Área de atuação

O licenciado em Educação Física poderá atuar como professor de Educação Física escolar em escolas públicas e privadas no ensino infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino de jovens e adultos (EJA) e no ensino superior. Poderá também desenvolver pesquisas e projetos educacionais em Secretarias de Educação e Organizações Não Governamentais (ONGs).


Perfil do Egresso

O Licenciado em Educação Física graduado pelo Unisal possuirá um conjunto de características que permitirá exercer o magistério com grande competência. A partir de uma formação pautada em valores inspiradores da sociedade democrática, ele compreenderá o papel social da escola e a partir do domínio do conhecimento pedagógico e dos conteúdos específicos da cultura corporal do movimento ele poderá contribuir de forma interdisciplinar na educação e transformação da sociedade. O professor de Educação Física possuirá iniciativa, habilidades e conhecimentos para avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais adequada para a situação-problema em questão, utilizando de modo apropriado os procedimentos didático-metodológicos e materiais nas aulas de Educação Física no ensino Infantil, Fundamental, Médio, no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), e também no Ensino Superior (formação profissional).


Estrutura Curricular

A estrutura curricular adotado para o curso de Licenciatura em Educação Física do UNISAL, a ser integralizada em 8 semestres letivos no regime semestral seriado, se divide em três núcleos de conhecimento (formação geral, aprofundamento, estudos integradores) que são organizados em 6 eixos estruturadores da matriz curricular: Eixo I – Fundamentos das Ciências Biológicas, Eixo II – Fundamentos das Ciências Humanas, Sociais e da Educação, Eixo III – Fundamentos Científicos, Tecnológicos, e da Motricidade Humana, Eixo IV – Conhecimento e Metodologias educacionais da Cultura Corporal de Movimento, Eixo V – Gestão Escolar, Planejamento e Trabalho Pedagógico, Eixo VI – Educação, Ambiente e Diversidade. A estrutura curricular é completada com os Projetos Interdisciplinares que ocorrem ao longo dos 8 semestres. Totalizam-se, então, 3.800 horas, conforme Resolução CNE/CP nº 02 de 01 de julho de 2015.


Emprego e Estágio

A realização dos Estágios Supervisionados tem a finalidade de articulação entre teoria e prática, propiciando ao aluno o encontro das situações reais do cotidiano escolar enquanto componente do curso de licenciatura.

Os Estágios Supervisionados são curriculares, em caráter obrigatório, ocorrendo paralelamente ao desenvolvimento do Curso e realizar-se-ão no âmbito da escola formal nos quatro últimos semestres do curso. Os alunos realizarão estágio com Professores de Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. São essenciais as etapas de planejamento, detalhamento e execução de projeto de estágio, realizado em instituição que permita ao discente a observação e o emprego dos conceitos desenvolvidos no seu curso. As atividades do Estágio Supervisionado serão desenvolvidas através de trabalhos individuais executados em instituições escolares (públicas ou privadas), com dedicação extra-classe no ambiente da instituição de ensino.