Educação de 0 a 3 anos – Gestão e Coordenação de Intituições

Campinas / Liceu Salesiano

  1. Duração do curso

    40h
    De 05 de setembro a 07 de novembro

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    Terças-feiras
    19h às 22h40

  4. Investimento

    2X R$ 200,00 = R$400,00

Justificativa

Ainda são escassos os estudos sobre a faixa etária de 0 a 3 anos. Por um lado, por questões históricas e sociais; por outro, devido a questões políticas, pouca atenção se deu às práticas de educação coletiva para essa faixa etária. Mesmo hoje, em que vários documentos já sugerem possibilidades para uma pedagogia respeitosa para bebês institucionalizados, total ou parcialmente, ainda nos perguntamos como colocá-las em prática.

OBJETIVOS

O principal objetivo do Curso é preparar o Aluno para propor, criar, acompanhar, supervisionar e documentar propostas de trabalho em instituições que atendam a faixa etária de 0 a 3 anos, sejam essas públicas ou privadas, ONGs, projetos sociais, casas de acolhimento e outras iniciativas.


PRÉ-REQUISITOS E PÚBLICO-ALVO

Diretores, Professores, estudantes, doulas, fisioterapeutas infantis, psicólogos infantis, psicólogos e todos os que se interessam pelo desenvolvimento da faixa etária de 0 a 3 anos.


MÉTODO DE ENSINO

Além das aulas teóricas, os Alunos terão a oportunidade de refletir sobre os problemas reais em que estão inseridos em suas instituições a partir de propostas de metodologia ativa: observação e análise de vídeos, resolução de situações-problema de instituições que atendam essa faixa etária e organização de protocolos relacionados às práticas cotidianas em instituições para crianças de 0 a 3 anos.


CONTEÚDO

0 a 3 anos – Histórico. Teorias sobre o desenvolvimento da faixa etária de 0 a 3 anos. Propostas de trabalho para essa faixa etária: rotina da instituição e ritmo dos bebês. Cuidados: alimentação, banho, troca, sono e higiene. Educador referência. Escalas de trabalho das equipes. Experiências diferenciadas e projetos com bebês. Leitura, arte e música. Inclusão. Desenvolvimento Motor. Brincar . Acompanhamento do Desenvolvimento e Avaliação.